Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

8 ativistas indígenas lutando contra injustiças que você deveria conhecer

Eles estão usando o ativismo para lutar pelo clima, sua cultura e comunidades.

Com infomrações de Global Citizen.

Taily Terena, Ativista dos Direitos Indígenas, Coordenadora da WECAN no Brasil, fala durante painel sobre Mulheres Indígenas da Amazônia, na COP27 UN Climate Summit, em Sharm el-Sheikh, Egito, segunda-feira, 14 de novembro de 2022. | Foto AP/Nariman El-Mofty

Os povos indígenas representam apenas 5% da população mundial, mas são responsáveis ​​pela proteção de 80% da biodiversidade global.

Com séculos de conhecimento, os povos indígenas contribuem muito para a gestão da terra e para os sistemas alimentares do mundo e são essenciais para enfrentar as mudanças climáticas. No entanto, apesar de desempenharem um papel central na luta climática, esses guardiões da Terra também são um dos grupos mais impactados quando se trata da crise climática. Os nativos americanos, por exemplo, que foram forçados a entrar nas áreas mais indesejáveis ​​dos Estados Unidos por colonos brancos e governos, agora estão vendo partes de suas terras marginais se tornarem inabitáveis.

Além do mais, as comunidades indígenas raramente recebem o reconhecimento que merecem, muito menos um lugar à mesa quando se trata de criar políticas que levem a mudanças sociais e ambientais. 

No entanto, uma nova geração de jovens indígenas está liderando o caminho online e offline, exigindo que seus próprios direitos e os de suas comunidades sejam respeitados e suas vozes incluídas em todas as mesas de tomada de decisão – e eles também estão tendo sucesso. Desde proteger os túmulos dos nativos americanos de serem desenterrados na Flórida, EUA, até derrotar o Big Oil na África do Sul, as vitórias estão ocorrendo em todo o mundo. 

Além de lutar para salvar o mundo, os ativistas indígenas estão mostrando ao mundo como é ter orgulho de sua herança cultural, retomando a narrativa do que significa ser indígena e desafiando estereótipos e equívocos.

Aqui estão sete ativistas indígenas que você deveria conhecer. 

1. Taily Terena, a Guerreira dos Direitos das Mulheres Indígenas no Brasil.

Taily Terena é uma ativista indígena da nação Terena do Brasil e uma defensora apaixonada do meio ambiente.

As preocupações com a deterioração do meio ambiente no Brasil geralmente giram em torno da floresta amazônica. À medida que o aquecimento global se intensifica, seguem-se secas e incêndios florestais. Na verdade, partes da floresta tropical correm o risco de se tornar savana. Além do mais, inundações, estações imprevisíveis e aumento das temperaturas estão afetando diretamente a segurança alimentar dos povos indígenas.

Desde muito jovem, Terena é uma defensora dos direitos das mulheres indígenas no Brasil. Ela pertence ao Enlace Continental de Mujeres Indígenas (Rede Continental de Mulheres Indígenas das Américas) e já foi palestrante várias vezes na Convenção-Quadro das Nações Unidas. Acompanhe o trabalho dela no Instagram .

2. Michelle Chubb: A vilã indígena ensinando canadenses sobre a cultura Cree no TikTok.

Michelle Chubb (conhecida por seus 613.000 seguidores no TikTok como a vilã indígena) é uma ativista e influenciadora indígena que usa o TikTok e o Instagram para educar as pessoas sobre a vida e os problemas indígenas, compartilhando suas tradições culturais e as injustiças que os povos indígenas enfrentam. Chubb é da Nação Bunibonibee Cree, ao norte de Manitoba, no Canadá.  

@indigenous_baddie Its been awhile since I stepped back into the powwow circle #powwow #culture ♬ original sound – emy

O relatório mundial anual da Human Rights Watch em 2023  revelou décadas de “ abusos generalizados que persistem em todo o Canadá ” contra os povos indígenas. 

O relatório também observou o acesso inadequado dos povos indígenas à água potável e como isso continua a ser um importante problema de saúde pública em muitas comunidades indígenas. 

Além das violações dos direitos humanos, os defensores da terra e da água das Primeiras Nações, Inuit e Métis são rotineiramente assediados, intimidados e criminalizados, muitas vezes por protestar contra a expansão de gasodutos ou oleodutos em suas terras natais, de acordo com a Anistia Internacional.

3. Shina Novalinga: o ativista revivendo o canto da garganta Inuk.

Shina Novalinga  é uma criadora de conteúdo, cantora e ativista Inuk (membro do povo Inuit) de 24 anos que mora em Montreal, Canadá, com a mãe. 

De dia, Novalinga é uma estudante universitária, mas no TikTok e no Instagram ela usa sua presença online para compartilhar sua cultura Inuk, tornando o mundo consciente de sua identidade indígena. Uma parte importante disso é cantar na garganta com a mãe, uma tradição passada de mãe para filha. 

@shinanova Traditional silapaaq made by my mama @kayuulanova #inuit #silapaaq #sealskin ♬ Electric Pow Wow Drum – The Halluci Nation

O canto inuit foi banido por missionários cristãos no início do século 20, que o consideravam satânico. A proibição só foi levantada na década de 1980, e agora Novalinga e sua mãe estão usando as redes sociais para preservar e celebrar  a música tradicional e sacra. Eles até criaram um álbum.

Novalinga também usa sua presença online para educar e dissipar estereótipos nocivos do povo indígena Inuk, além de conscientizar sobre questões dentro de sua comunidade, como insegurança alimentar, questões ambientais e violência contra mulheres indígenas. 

Tanto no Canadá quanto em outras partes do mundo, as comunidades Inuit viveram da terra por milênios e a vida selvagem e o meio ambiente ao seu redor são essenciais para sua cultura, bem-estar e economia. Mas a crise climática está causando o degelo do permafrost e o desaparecimento do gelo do mar, interrompendo seu modo de vida e ameaçando os animais dos quais os Inuit dependem

4. Sumak Helena Gualinga: a ativista ambiental e de direitos humanos equatoriana que luta pela floresta amazônica.

Para a família de Sumak Helena Gualinga, de 21 anos, a luta para proteger a floresta amazônica já dura gerações.

Gualinga cresceu na linha de frente da mudança climática como filha de Noemí Gualinga, líder do ativista e povo indígena Kichwa Sarayaku da Amazônia equatoriana. Desde o início, Gualinga viu sua comunidade lutando por seus direitos; no ano em que ela nasceu, uma companhia petrolífera  entrou na comunidade Sarayaku sem o seu consentimento.

A principal ameaça à floresta tropical do Equador é o desmatamento e a resultante perda de habitat. O oeste do Equador, por exemplo, perdeu 95% de suas florestas abaixo de 900m nos últimos 50 anos. O principal fator de desmatamento nas terras baixas do Equador é a agricultura em larga escala para o cultivo  de banana, camarão, cana-de-açúcar e dendezeiros.  

Gualinga continuou o legado de luta pela natureza de sua família ao cofundar a organização Polluters Out, uma coalizão global de jovens que exige a remoção de combustíveis fósseis de terras indígenas, governos mundiais, bancos, universidades e políticas internacionais. 

“Valorizamos a floresta tanto quanto valorizamos as pessoas”, diz ela, “porque acreditamos que ela tem um espírito”.



5. Yurshell Rodríguez: a nativa afro-caribenha lutando por sua nação insular.

Yurshell Rodríguez é uma indígena de 28 anos da  etnia afro-caribenha Raizal do arquipélago de San Andrés, uma ilha colombiana no Caribe. Ela também é engenheira ambiental, ativista climática, pesquisadora e autora no primeiro processo de tutela de mudanças climáticas e gerações futuras  na América Latina. 

Rodríguez está envolvida com o ambientalismo desde a infância e quer fazer de tudo para proteger o recife de coral da ilha, que é o terceiro maior do mundo. Em 2018, ela fez parte de um grupo de jovens ativistas que ganhou um processo histórico contra o governo colombiano por não interromper o desmatamento na floresta amazônica.

Em 2020, a casa de Rodríguez, como muitos de seus vizinhos, foi destruída quando o furacão Iota atingiu a ilha, causando danos generalizados a residências, escolas e instalações sanitárias. 

“Fazer parte de uma comunidade indígena e viver em uma nação insular nos torna ainda mais vulneráveis ​​aos efeitos devastadores das mudanças climáticas”, diz Rodríguez. “Nossos políticos e tomadores de decisão devem responsabilizar os poluidores climáticos por destruir a dinâmica natural e ecológica de nosso planeta.” 

Em todo o mundo, os recifes de corais do Caribe ao Oceano Pacífico  estão sob ameaça crescente como resultado do aumento da temperatura do oceano causado pela mudança climática e outras pressões induzidas pelo homem, incluindo pesca predatória, poluição e turismo. Os corais também estão em risco à medida que os oceanos se tornam mais ácidos à medida que absorvem quantidades crescentes de dióxido de carbono na atmosfera. 

6. Archana Soreng: a ativista do clima Kharian que luta pelos direitos ambientais e tribais na Índia.

Archana Soreng é uma ativista climática de 27 anos que pertence à tribo Kharia em Odisha, na Índia. Ela é ex-membro do Grupo Consultivo para Jovens sobre Mudanças Climáticas do Secretário-Geral da ONU. Soreng também tem experiência em defesa e pesquisa sobre os direitos das comunidades indígenas e ação climática. Seu trabalho de ativismo se concentra em documentar, preservar e promover o conhecimento tradicional e as práticas culturais das comunidades indígenas na luta contra as mudanças climáticas.

Na família de Soreng, o ativismo e os laços tribais são profundos. Sua mãe, Usha Kerketta, é professora e ativista dos direitos das mulheres e seu tio, Nabor Soreng, é líder tribal e especialista em estudos indígenas.

“Nossos ancestrais têm protegido a natureza à custa de suas vidas. Nós, jovens indígenas, temos orgulho de nossa história, cultura e sistema de conhecimento e estamos dispostos a trabalhar juntos em prol da ação climática. Assegure-nos um lugar na mesa de tomada de decisões. Inclua-nos, apoie-nos e proteja-nos.” diz Soreng.

Vivendo em uma das regiões mais importantes da Índia para mineração de carvão, aço e outras, Soreng rapidamente percebeu como os ecossistemas estão sendo danificados em um ritmo acelerado por causa dessa atividade. A Índia tem a quinta maior reserva de carvão do mundo, com a cidade natal de Soreng, Odisha, detendo mais de um quarto  desses depósitos. 

Além disso, a mudança climática, como em qualquer outro lugar, é real e está presente na Índia e está aparecendo de várias formas, desde inundações e deslizamentos de terra até secas e terremotos

7. Eric Marky: o DJ Ativista Usando a Música para Conscientizar as Lutas do Povo Terena do Brasil.

Eric Marky pertence ao povo Terena — uma tribo indígena no Brasil. Ele é músico, DJ, artista, ativista climático e cofundador da Mídia Índia, um canal de comunicação descentralizado administrado por indígenas com mais de 200 colaboradores e mais de 185.000 seguidores. A rede visa centralizar as vozes indígenas na primeira pessoa, permitindo que falem por si mesmas. 

Como DJ, Marky é reconhecido por misturar música tradicional com batidas eletrônicas. Suas músicas reúnem talentosos cantores indígenas que contam as lutas dos povos indígenas no Brasil.

8. Gift Parseen: o ativista indígena Maasai pelo clima e pelos direitos humanos.

Gift Parseen é um jovem indígena da tribo Maasai. Os Maasai são um povo indígena de seminômades estabelecidos na reserva nacional Maasai Mara, no Quênia. 

Mas, à medida que o planeta esquenta, essa maravilha natural – que também atrai multidões de safáris com binóculos em jipes abertos todos os anos – está ameaçada.

O clima irregular ligado à mudança climática trouxe secas mais frequentes e severas e inundações esporádicas ao frágil ecossistema de Mara, e forçou muitas famílias a situações desesperadoras de fome. Meninas de 12 anos  estão sendo dadas como noivas em troca de gado.

Parseen é membro do Global Indigenous Youth Caucus, que reúne jovens indígenas de todo o mundo para advogar e se representar perante a comunidade internacional, participar de processos internacionais de tomada de decisão que afetam suas vidas e conscientizar sobre os problemas afetando-os nos níveis local, regional, nacional e internacional.

Ele também é voluntário de uma organização não governamental chamada Maasai Women for Education and Economic Development (MAWEED) como representante da juventude e é membro da Coalition of Human Rights Defenders of Kenya (HRDK), uma organização guarda-chuva que protege os direitos humanos defensores.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

8 ativistas indígenas lutando contra injustiças que você deveria conhecer

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×