Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Você pode beber uma garrafa de água vencida?

Você leu certo: a água engarrafada pode ter uma data de validade.

Por Emily Swaim, Business Insider, com informações de Science Alert.

Foto de JodyHongFilms na Unsplash

Durante uma viagem, você toma um grande gole de uma garrafa de água que comprou no último posto de gasolina. Apesar da promessa do rótulo de um sabor natural, um sabor químico banha sua língua. Você examina a garrafa e descobre que a data de validade foi há um mês.

Esta data avisa quando os produtos químicos lixiviados começarão a afetar o sabor da água. Não diz nada sobre o nível de microplásticos tóxicos em sua bebida.

O prazo de validade exato depende da marca. Uma garrafa Fiji pode durar dois anos, enquanto as embalagens a granel de garrafas Nestlé Pure Life têm uma vida útil de apenas três meses.

Antes de virar o carro e confrontar o balconista do posto de gasolina, você deve saber que é perfeitamente legal nos Estados Unidos vender garrafas de água após o prazo de validade. Nos últimos 21 anos, a posição do FDA tem sido que a água engarrafada pode durar indefinidamente se você armazená-la adequadamente.

No entanto, a água armazenada incorretamente pode não apenas ter um sabor estranho, mas também pode se tornar tóxica ou contaminada com o tempo. É importante saber a diferença entre a água com gosto “estranho” e a água que pode deixá-lo doente.

Os produtos químicos se infiltram na água engarrafada ao longo do tempo

Quando a água engarrafada envelhece, geralmente é porque a garrafa começou a se deteriorar, derramando produtos químicos microscópicos nela.

Esses compostos podem fazer com que sua água tenha gosto de remédio, cloro ou ozônio , diz Bryan Quoc Le, químico de alimentos e autor de 150 Food Science Questions Answered .

Cada garrafa libera um pouco de produtos químicos, apenas pelo fato de estar em contato com a água. Alguns desses produtos químicos são mais tóxicos do que outros, como o antimônio, um produto químico que pode danificar o estômago e os intestinos, e os ésteres de ftalato, que podem prejudicar o sistema endócrino.

Garrafas de vidro liberam menos ésteres de antimônio e ftalato do que as de plástico.

Mas a maioria das garrafas de água é feita de plástico tereftalato de polietileno (PET), que tende a liberar mais antimônio de todos os materiais de garrafa comuns.

Mas mesmo as garrafas PET não devem liberar produtos químicos suficientes para tornar a água dentro tóxica. Com o tempo, a água e a garrafa atingem um equilíbrio químico, de modo que apenas vestígios dos compostos estão presentes em sua bebida a qualquer momento.

O local onde você armazena a água também pode afetar o sabor da água. De acordo com a Associação Internacional de Água Engarrafada, os recipientes de plástico são ligeiramente permeáveis, o que significa que as moléculas de ar podem entrar e sair da garrafa.

Se você armazenar água engarrafada próxima a, digamos, um balde de tinta ou limpador de esgoto, os vapores desses solventes domésticos podem entrar na garrafa e alterar o sabor interno.

Os estudos até agora dizem que a quantidade de produtos químicos na água vencida está normalmente abaixo dos limites estabelecidos pelo FDA. Pelo menos, desde que você armazene a garrafa em um local fresco e escuro.

A água quente, você deve se lembrar da aula de química do ensino médio, pode dissolver quantidades maiores de produtos químicos do que a água em temperatura ambiente.

A pesquisa mostra que as garrafas PET aquecidas acima de 86 graus Fahrenheit podem liberar uma quantidade excessiva de ésteres de ftalato. Garrafas aquecidas acima de 140 graus Fahrenheit podem liberar níveis perigosos de antimônio.

Portanto, embora uma garrafa de água vencida da geladeira possa ser segura para beber, a garrafa que você esqueceu no porta-malas quente do carro ou em uma prateleira ensolarada provavelmente não é.

(Runstudio/The Image Bank/Getty Images)

Micróbios nocivos podem contaminar a água engarrafada em casos raros

Em raras ocasiões, o sabor rançoso da água vencida pode vir de microorganismos. Embora as empresas de água engarrafada passem por processos rigorosos para manter seus produtos higiênicos, acidentes podem acontecer.

Por exemplo, em abril de 2016, alguns escritórios comerciais na Espanha receberam água mineral engarrafada contaminada com norovírus. Eles colocaram a água de nascente contaminada em seus refrigeradores de escritório e mais de 4.000 pessoas desenvolveram sintomas de gastroenterite, como vômitos e febre .

Além dos vírus , leveduras, bolores e bactérias também podem entrar na garrafa, geralmente durante o processo de embalagem ou transporte.

Se você beber a garrafa imediatamente, os micróbios provavelmente não terão tempo de se reproduzir em grande escala.

Mas se você deixar uma garrafa na luz do sol por um período prolongado, criará um ambiente quente e estável para que elas se multipliquem.

Quoc Le diz que a água contaminada pode ter sabores de mofo, bolor, pantanoso, azedo ou rançoso. Você também pode ver uma película leve e viscosa perto da borda da garrafa, já que esse é o principal ponto de entrada dos micróbios.

Se a sua água tiver gosto de pântano, pode deixá-lo doente. Quão doente depende do seu sistema imunológico e de quais micróbios estão na água.

Enquanto alguns micróbios podem causar febre ou dor de estômago, outros podem causar diarreia grave, suficiente para mandá-lo para o hospital.

O que fazer com uma garrafa de água vencida

Se você é uma pessoa econômica ou preocupada com o meio ambiente, pode se perguntar como recuperar sua garrafa de água vencida.

Embora você possa ficar tentado a dar água vencida para suas plantas ou animais de estimação, sua ideia pode sair pela culatra, pois os mesmos contaminantes que colocam sua saúde em risco também podem deixá-los doentes. Eles também precisam de água limpa.

Quoc Le diz que você pode filtrar sua água através de um filtro de carvão ativado, que deve remover muitos dos contaminantes.

Se você acha que micróbios infestaram sua água, fervê-la por um minuto deve matar quase todos os patógenos.

Mesmo que sua garrafa tenha acabado de sair da fábrica, os especialistas não recomendam reutilizá-la, a menos que a embalagem dê permissão explícita.

Os germes dos dedos e da boca podem colonizar o recipiente, tornando-se um perigo para a saúde no momento em que você decidir reabastecer a garrafa.

Em vez disso, você pode simplesmente jogar a garrafa na lixeira quando terminar – não é necessário enxaguá-la ou raspar o rótulo.

A IWBA diz que garrafas de vidro e plástico são 100% recicláveis.

Este artigo foi originalmente publicado pela Business Insider.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Você pode beber uma garrafa de água vencida?

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×