Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O processo de zumbificação

Como uma vítima se transforma em um zumbi? Feitiçaria ou drogas de Bokor?

Com informações de Duke University.

Esquerda – Bokor ralando ossos humanos/materiais de cemitério. Direita – Bokor preparando o veneno: o almofariz e o pilão. Imagem de Duke University.

Quem realiza o ritual e como o vodu está envolvido na zumbificação? O que acontece depois que alguém se torna um Zumbi fisicamente e psicologicamente?

Um dos processos mais fascinantes e intrincados do vodu haitiano é a zumbificação, que revive os recém-mortos em zumbis irracionais e sem alma. Como parte da religião vodu, os  bokors  (feiticeiros vodu haitianos) têm o poder de criar e controlar zumbis. Os métodos exatos e as misturas usadas variam entre os bokors , mas o processo acreditado pelo povo Haitain descreve o seguinte padrão geral. Alguns processos de zumbificação usam sangue e cabelo de suas vítimas, além de usar bonecos de vodu, enquanto outros envolvem uma mistura cuidadosamente preparada chamada “coup de poudre” (“ataque em pó”) feita de ervas místicas, restos humanos e partes de animais. A administração dessa mistura também pode variar de ingestão, injeção ou até mesmo um dardo (“O Bokor e o Pó Mágico”).

Uma vez que a mistura foi feita pelo bokor  e administrada à vítima, ela começa a fazer efeito no corpo. A vítima fica imóvel, tem um batimento cardíaco incrivelmente fraco e sua respiração é drasticamente reduzida em alguns minutos, de modo que a vítima parece morta. Enquanto estiver nesse estado semelhante à morte, a vítima ainda está totalmente ciente dos arredores, mas não consegue se expressar. Uma vez levado ao hospital e declarado morto pelo médico, o corpo aparentemente sem vida é enterrado em uma cova logo após a morte (já que o calor e a falta de refrigeração geralmente no Haiti fazem com que os corpos se deteriorem rapidamente).

Um bokor com espécimes secos de Diodon hystrix (baiacu). Imagem de Duke University.

Depois que o corpo é enterrado, o bokor entra na sepultura e desenterra o corpo. Isso acontece dentro de oito horas após o enterro porque, caso contrário, a vítima morrerá por asfixia. Em seguida, o bokor realiza um antigo rito vodu onde ele ou ela captura o  ti bon ange da vítima , que é a parte da alma diretamente conectada a um indivíduo. Ele ou ela pode fazer isso capturando-o dentro de sete dias imediatamente após a morte do cadáver do corpo,  enquanto ele ainda está pairando sobre o cadáver, ou espalhando venenos em forma de cruz na soleira da porta da vítima. De qualquer forma, isso causa uma divisão nas partes espirituais da vítima e produz dois tipos complementares de zumbis: o espírito zombi (o zumbi doti bon ange sozinho) e o zombi cadavre (o zombi da carne, que é composto pelo n’ame , o gros bon ange e o z’etoile ) (“The Ethnobiology of the Haitian Zombi” 99). Em seguida, ele prende a parte espiritual zombi da alma (ou zombi astral) em uma pequena jarra de barro ou algum outro recipiente comum e a substitui pelo loa que o bokor controla . Este recipiente é escondido em um lugar secreto conhecido apenas pelo bokor e é finalmente envolto em uma peça de roupa da vítima ou algum outro bem pessoal.

Depois de um ou dois dias, o bokor administra uma mistura alucinógena chamada “pepino zumbi” que revive a vítima e é usada para manter o zumbi em um estado de confusão submissa (“O Bokor e o Pó Mágico”). Nesse estado, o zumbi não pode falar, não tem memória e não se parece mais com sua personalidade humana do passado. Como resultado, o zombi é fácil de controlar e o bokor pode usar o zombi como escravo para trabalho agrícola e construção. Os zumbis estão completamente sob o domínio do bokor que os criou e, consequentemente, trabalham como escravos até que o bokor morra. Uma vez libertados de seu trabalho escravo, os zumbis podem finalmente retornar à sua aldeia natal ou local de sepultamento e morrer.

Foto 1: O houngan supervisionando a preparação do contra poudre no santuário interno do hounfour. Foto 2:A preparação final pronta para ser engarrafada. Foto 3: O veneno preparado é enterrado, junto com o cadáver, no pátio do bokor por dois dias. Crédito: Duke University.

Uma grande preocupação no folclore haitiano em relação aos zumbis é o ato de alimentar um zumbi com sal. Embora os zumbis geralmente não sejam particularmente perigosos, dar-lhes sal retornará seus sentidos e restaurará sua personalidade. Isso levará os zumbis a atacar o bokor que os criou ou a retornar ao local de sepultamento para sua morte final. 

Enquanto a zumbificação parece inicialmente ser uma experiência estritamente física, há também um aspecto psicológico no ritual e é um processo espiritual. Uma predisposição psicológica ou cultural é imperativa para que as vítimas se tornem zumbis. Depois de ser enterrado vivo, o despertar da vítima como um zumbi segue um estado psicótico. A vítima é capaz de reconstruir sua identidade como zumbi devido a uma combinação da psicose induzida pelas drogas, o trauma psicológico de ser enterrado vivo e as fortes crenças dos zumbis em sua cultura. Tudo isso contribui para o aspecto psicológico que controla a percepção e as ações da vítima. Viver no Haiti e o reforço social de suas crenças em zumbis contribuem ainda mais para sua identidade e experiência zumbi. psiquiatra escocês RD Laing enfatizou a conexão entre expectativas sociais e culturais e compulsão, no contexto da esquizofrenia e outras doenças mentais (“Haitian Vodun or Voodoo Zombie”). Ele observou que a esquizogênese pode contribuir para os aspectos psicológicos da zumbificação.

Criador de veneno. Observe o traje de proteção e os tampões nasais de algodão. Crédito: Duke University.

O seguinte vídeo de seis partes intitulado “Investigating the Haitian Zombie” é a busca de Hamilton Morris no Haiti para descobrir os segredos da zumbificação e a fórmula do veneno para fazer uma análise química formal. Hamilton Morris é jornalista e editor de ciência da revista Vice, onde viaja pelo mundo para investigar drogas psicoativas incomuns. Confira esses vídeos interessantes para ter uma ideia de suas aventuras enquanto tentava entender o processo de zumbificação no Haiti:

Investigando o zumbi haitiano (parte 1/6)

Investigando o zumbi haitiano (parte 2/6)

Investigando o zumbi haitiano (parte 3/6)

Investigando o zumbi haitiano (parte 4/6)

Investigando o zumbi haitiano (parte 5/6)

Investigando o zumbi haitiano (parte 6/6)





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

O processo de zumbificação

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×