Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Visão cataclísmica do Livro do Apocalipse foi inspirada por maldições pagãs, afirma pesquisador

O enigmático Livro do Apocalipse na Bíblia cristã usa deliberadamente a linguagem e os elementos verbais vistos nas tábuas de maldições romanas.

Com informações de Live Science.

A maldição nesta placa de chumbo está escrita em grego contra alguém chamado Kardelos. Ele data do século IV dC e foi encontrado em uma sala na Roma antiga que continha urnas funerárias. (Crédito da imagem: Domínio Público)

A linguagem enigmática do Livro do Apocalipse – famosa por suas imagens exóticas, incluindo uma besta vermelha com sete cabeças e uma figura feminina simbólica comparada aos males da Babilônia – é deliberadamente semelhante à linguagem usada nas antigas “tábuas de maldição” romanas, de acordo com nova pesquisa. 

O trabalho em andamento sugere que o Livro do Apocalipse – uma seção da Bíblia cristã que os estudiosos acreditam ter sido escrita no final do primeiro século d.C. – tentou distinguir a religião nascente do paganismo do Império Romano da época, expressando sua mensagem em um forma familiar que teria reforçado sua mensagem sinistra. 

“Minha pesquisa compila a evidência de onde as placas de maldição explicam características marcantes no texto do Apocalipse melhor do que outros pré-textos”, Michael Hölscher, pesquisador do departamento de estudos bíblicos da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, Alemanha, disse à Live Science por e-mail.

Hölscher está conduzindo um projeto de pesquisa sobre as semelhanças entre o Livro do Apocalipse e as tábuas de maldição romanas para a agência nacional de pesquisa da Alemanha (DFG). 

Ele disse que um exemplo chave do livro do Apocalipse é que Deus é falado sobre “amarrar” e “soltar” Satanás. A mesma terminologia é usada nas tábuas de maldições romanas, também conhecidas como “defixiones” – latim para “ligações” – porque muitas vezes “amarram” ou obrigam a vítima a realizar uma determinada ação.

Outro exemplo é que o Apocalipse descreve os inimigos com fórmulas abrangentes, como fazem as tabuletas de maldição: “seja a pessoa homem ou mulher, livre ou escrava… tais formulações também ocorrem no Livro do Apocalipse”, disse Hölscher. Por exemplo, o capítulo 13 do Apocalipse profetiza que uma “marca da besta” será imposta a “todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos…” 

Outros estudiosos, no entanto, discordam, chamando a ligação entre os dois de “tênue”.

As imagens exóticas do Livro do Apocalipse incluem o falso profeta (à esquerda) e uma besta ou dragão vermelho de sete cabeças que pode representar Satanás. Esta imagem é do Apocalypse flamande, um manuscrito iluminado do Livro do Apocalipse criado no século XV.(Crédito da imagem: Domínio Público)

Livro da revelação

O Livro do Apocalipse (The book of Revelation) – também conhecido como Apocalipse, ou o Apocalipse de João – é interpretado pela maioria dos estudiosos modernos como uma tentativa de profetizar o fim do mundo e a segunda vinda de Cristo. De acordo com o Apocalipse, os descrentes seriam lançados no inferno, enquanto os cristãos ascenderiam ao céu durante a segunda vinda.

Como alguém chamado João escreveu um dos quatro Evangelhos, presumiu-se que ele também escreveu o Apocalipse a João. Mas de acordo com o estudioso Bart Ehrman, escrevendo em O Novo Testamento: Uma Introdução Histórica aos Escritos Cristãos Primitivos (Oxford University Press, 2011) acredita-se agora que o autor do Apocalipse seja um homem chamado João de Patmos, que o escreveu por volta de 96 d.C. depois de ver ou ouvir sobre a destruição romana de Jerusalém em 70 d.C.. 

O Livro do Apocalipse descreve o fim do mundo – o Apocalipse – com imagens que teriam sido familiares aos primeiros cristãos. Também introduz o “número da besta”, provavelmente uma referência ao imperador romano Nero, cujo nome pode ser traduzido na numerologia hebraica como “666” e que era famoso por perseguir brutalmente os cristãos. 

Hölscher disse que não é apenas a frase do Apocalipse que é inspirada nas tábuas de maldição romanas, mas também as ações que descreve – por exemplo, um anjo lança uma grande pedra para destruir a Babilônia, que é um tipo de ritual de maldição.

A influência das tabuletas de palavrões também é evidente em elementos verbais derivados da prática da escrita de palavrões, disse Hölscher. Por exemplo, figuras associadas a divindades no Apocalipse geralmente têm os nomes dessas divindades escritos em seus corpos – os seguidores da besta, por exemplo, usam o nome ou número da besta em suas mãos ou testa.

Uma placa de maldição em chumbo de cerca de 100 DC, da província romana da Germânia, agora o distrito de Groß-Gerau da Alemanha perto de Frankfurt. A oração latina escrita nele jura vingança contra uma pessoa chamada Priscila.(Crédito da imagem: René Müller/LEIZA)

Tábuas de maldição foram difundidas em todo o mundo romano, embora fossem consideradas uma forma de magia negra e proibidas por lei. Eles consistiam em uma maldição para ferir um inimigo – geralmente o mais assustador possível – geralmente inscrita em uma fina folha de chumbo, que era então depositada em um local onde apenas os deuses pudessem vê-la, como uma rachadura em uma parede ou em um templo pagão. Mais de 100 tábuas de maldição foram encontradas em um templo na cidade inglesa de Bath, que era um centro de cura durante o período romano.

Mas as semelhanças entre as tábuas de maldição e o Apocalipse não convencem todos os especialistas. “As ligações propostas entre as tábuas de maldição romanas e a fraseologia do Livro do Apocalipse são, na melhor das hipóteses, tênues”, Ken Dark, um arqueólogo do King’s College London que não esteve envolvido no estudo, disse ao Live Science por e-mail. 

Ele observou que mesmo Hölscher admite que nenhuma citação direta de tábuas de maldição foi identificada no Livro do Apocalipse, e “os exemplos de paralelos dados até agora são, para dizer o mínimo, discutíveis”.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Visão cataclísmica do Livro do Apocalipse foi inspirada por maldições pagãs, afirma pesquisador

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×