Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Patógenos transmitidos por carrapatos estão cada vez mais difundidos no centro do Canadá

Patógenos transmitidos por carrapatos, conhecidos por causar doenças como a doença de Lyme, estão aumentando no centro do Canadá.

Por Universidade de Ottawa com informações de Science Daily.

Crédito: Universidade de Ottawa

Patógenos Transmitidos por Carrapatos, conhecidos por causar doenças como a doença de Lyme, estão aumentando no centro do Canadá – apresentando novos riscos em áreas onde nunca foram detectados anteriormente.

As descobertas dos pesquisadores da McGill University e da University of Ottawa demonstram a necessidade de testes e rastreamento mais abrangentes para detectar a disseminação e o risco potencial de patógenos transmitidos por carrapatos para populações humanas e de vida selvagem em todo o Canadá.

“A maioria das pessoas sabe que as doenças podem ser transmitidas aos seres humanos através da picada de carrapatos infectados. Os carrapatos podem transportar e espalhar vários agentes de doenças, chamados patógenos, que podem deixar pessoas e animais doentes”, explica Kirsten Crandall, doutoranda sob a supervisão conjunta da professora da Universidade McGill, Virginie Millien, e do professor Jeremy Kerr, da Universidade de Ottawa.

“Embora a bactéria (Borrelia) que causa a doença de Lyme seja o patógeno mais comum transmitido por carrapatos no Canadá, outros patógenos transmitidos por carrapatos estão se movendo”, acrescenta ela.

Para investigar a presença e prevalência de vários patógenos emergentes transmitidos por carrapatos, Crandall e sua equipe analisaram pequenos mamíferos e carrapatos coletados em Ontário e Quebec. Os pesquisadores descobriram que cinco patógenos emergentes estavam presentes em seus locais de estudo no Canadá Central, incluindo os patógenos que causam a doença de Lyme e a babesiose, uma doença parasitária semelhante à malária.

Eles descobriram que dois patógenos, Babesia odocoilei e Rickettsia rickettsii, foram detectados fora de sua faixa geográfica histórica em Quebec. Esses patógenos disseminam tanto a babesiose quanto a febre maculosa das Montanhas Rochosas. “A presença desses patógenos altera o risco de doenças para canadenses e animais em algumas áreas densamente povoadas do Canadá”, diz Crandall.

A transmissão se espalhou de maneiras diferentes

Normalmente, os patógenos são transmitidos a um carrapato após a alimentação do sangue de um hospedeiro infectado, como um pequeno mamífero. No entanto, os pesquisadores encontraram evidências de patógenos que poderiam se espalhar de outras maneiras. Babesia odocoilei e Rickettsia rickettsii também podem ser transmitidas diretamente de carrapatos fêmeas adultas para carrapatos larvais. Além disso, pequenos mamíferos como camundongos podem transmitir o parasita Hepatozoon após a ingestão de um inseto, aranha ou carrapato infectado.

“É um desafio avaliar a disseminação de certos patógenos emergentes ou reemergentes transmitidos por carrapatos, pois muitos deles não são relatados às agências de saúde pública no Canadá”, diz Crandall. “Apenas dois patógenos transmitidos por carrapatos estão listados como doenças notificáveis ​​nacionalmente no Canadá: doença de Lyme (Borrelia burgdorferi) e tularemia (Francisella tularensis). No entanto, estamos vendo um aumento de casos de doenças como anaplasmose e babesiose em humanos no Canadá.”

Detectando a propagação e o risco potencial

De acordo com os pesquisadores, a disseminação de patógenos emergentes transmitidos por carrapatos aumentou constantemente no Canadá por causa das mudanças climáticas, fragmentação do habitat e mudanças na abundância de populações de carrapatos e seus hospedeiros.

“Se não sabemos que os patógenos estão presentes, não podemos fornecer aos canadenses as informações de que precisam para se proteger. A COVID desviou recursos de saúde pública para desafios como este, e precisamos lembrar que essas doenças transmitidas por carrapatos as doenças também estão em movimento”, acrescenta Jeremy Kerr, professor e chefe de pesquisa do Departamento de Biologia da Universidade de Ottawa.

“É um esforço imenso rastrear em tempo real o surgimento desses patógenos em todo o Canadá, e é aí que pesquisas de campo como a nossa podem contribuir significativamente. O trabalho de nosso aluno é um belo lembrete de que a pesquisa fundamental é importante e, neste caso, pode desempenham um papel importante na saúde pública“, diz Virginie Millien, professora associada do Museu Redpath da Universidade McGill.


Fonte da história:
Materiais fornecidos pela Universidade de Ottawa.

Referência do periódico :
Kirsten E. Crandall, Jeremy T. Kerr, Virginie Millien. Emerging Tick-Borne Pathogens in Central Canada: Recent Detections of Babesia odocoilei and Rickettsia rickettsiiVector-Borne and Zoonotic Diseases, 2022; 22 (11): 535 DOI: 10.1089/vbz.2022.0036





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Patógenos transmitidos por carrapatos estão cada vez mais difundidos no centro do Canadá

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×