Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Por que os gatos lambem?

O gato está demonstrando afeto ou só quer te provar?

Com informações de Live Science.

Às vezes pode lamber seus companheiros humanos, mas o que isso significa? (Crédito da imagem: Imagem tirada por Mayte Torres via Getty Images)

Os Gatos são notórios por sua natureza supostamente distante, mas mesmo um felino habitualmente gelado pode ocasionalmente passar um braço, perna ou rosto humano com sua língua texturizada. Então, por que um gato pode lamber você? Está demonstrando afeição, ou quer apenas um gosto?

Qualquer um que já tenha observado as atividades diárias de um gato provavelmente sabe que os gatos se lambem o tempo todo. Gatos domésticos ( Felis catus ), que dormem em média 14 horas por dia, passam até um quarto de suas horas de vigília cuidando de seus pelos, de acordo com um estudo de 2018 publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Os gatos se lambem para ajudar a manter seus pelos limpos e saudáveis”, disse Kristyn Vitale, professora assistente de saúde e comportamento animal no Unity College, no Maine, à Live Science. “É importante que os gatos se cuidem porque isso ajuda a manter a saúde de seus pelos”.

Os gatos limpam seus pelos com a ajuda de centenas de espinhos afiados, ocos e virados para trás, cobrindo suas línguas. Esses espinhos, chamados papilas, são feitos de queratina, a mesma substância de que são feitos os cabelos e as garras, de acordo com o estudo de 2018. Por causa da forma de gancho dos espinhos, eles se comportam como velcro: quando a língua de um gato desliza sobre a pele, os espinhos de queratina prendem em emaranhados de cabelo, de acordo com pesquisa apresentada na reunião anual de 2016 da Divisão de Dinâmica de Fluidos da Sociedade Americana de Física em Portland. , Oregon.

A manutenção regular da pelagem é importante para os gatos, pois remove quaisquer detritos ou matéria que tenha ficado grudada no pelo e ajuda a evitar que o pelo fique emaranhado, explicou Vitale. O pelo emaranhado pode não apenas causar desconforto para os gatos, mas também fazer com que a pele por baixo fique irritada e inflamada, representando um risco de infecção, de acordo com a 4 Paws Veterinary Care em Wynantskill, Nova York.

Os gatos também podem se cuidar “como um comportamento para aliviar o estresse”, disse Vitale. “Às vezes, isso pode se transformar em excesso de higiene, em que o gato se lambe tanto que faltam pedaços de pelo. Isso pode ser um sinal de um problema médico ou comportamental.”

As gatas costumam lamber os gatinhos para acalmá-los e mantê-los limpos.(Crédito da imagem: Bogdan Kurylo via Getty Images)

Os gatos também costumam lamber outros gatos. Por exemplo, as gatas lambem regularmente seus filhotes.

“Lamber os gatinhos realmente desempenha um papel vital na sobrevivência do gatinho”, disse Vitale. “Gatinhos muito jovens não conseguem urinar ou defecar sozinhos. A mãe lambe a região genital de seus gatinhos para estimulá-los a ir ao banheiro.”

Além disso, “a mãe lambe seus gatinhos para acalmá-los e mantê-los limpos”, disse Vitale. Qualquer um que criou gatinhos órfãos sabe que é um trabalho de tempo integral tentar manter o pelo de um gatinho recém-nascido limpo.”

Finalmente, os gatos também podem lamber conhecidos – um comportamento conhecido como allogrooming, disse Vitale.

“Os gatos podem se envolver em allogrooming com outros gatos, bem como com outros parceiros sociais, como cães e humanos”, disse Vitale. “Comportamentos amigáveis, como allogrooming, são pensados ​​para fortalecer o relacionamento entre os indivíduos envolvidos.”

Os gatos podem se envolver em lambidas mais amigáveis ​​”antes ou depois de um jogo”, acrescentou Vitale. “Muitas vezes, com meus gatos, eles começam a se lamber e, em seguida, a interação muda lentamente para brincar de luta livre e perseguição, antes que os dois se acalmem e adormeçam um ao lado do outro”. 

Ao contrário da marcação olfativa, o allogrooming não é uma maneira de os gatos designarem o que consideram sua propriedade.

“Comportamentos territoriais são aqueles que promovem a defesa ativa de um local”, disse Vitale. “Em vez disso, allogrooming é um comportamento de afiliação, ou um comportamento de construção de vínculos. Allogrooming ocorre quando um gato está relaxado e na presença de um parceiro social preferido. O gato também pode iniciar contato social lambendo porque está buscando atenção da pessoa .”





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Por que os gatos lambem?

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×