Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Antigo tesouro de moedas romanas de ouro descoberto em campo arado do Reino Unido

Especialistas acreditam que o tesouro “excepcional” pode levar a mais descobertas na área.

Por Jennifer Nalewicki publicado por Live Science.

Uma das moedas de ouro do império romano encontrada no campo inglês. Augusto César é apresentado na frente, e seu neto Caio a cavalo é retratado na parte de trás. (Foto de Adrian Marsden)

Um esconderijo de Moedas de ouro encontrado enterrado em terras agrícolas no Reino Unido chamou a atenção de especialistas em moedas, que ligaram o tesouro ao Império Romano. 

Até agora, detectores de metal descobriram 11 moedas em um trecho remoto de campo cultivado localizado em Norfolk, um condado rural perto da costa leste da Inglaterra, e os especialistas continuam esperançosos de que mais possam ser desenterradas no futuro.

Damon e Denise Pye, um par de detectores de metais locais, encontraram a primeira de várias moedas de ouro em 2017, depois que os agricultores locais terminaram de arar o solo no final da temporada de colheita, o que tornou a terra excelente para exploração. O transporte foi apelidado de “The Broads Hoard” por numismatas locais (especialistas e colecionadores de moedas), por sua localização geográfica perto de The Broads, uma rede de rios e lagos que atravessa o interior da Inglaterra. 

“As moedas foram encontradas espalhadas no solo do arado, que foi revolvido ano após ano, fazendo com que o solo fosse constantemente revirado e acabasse por vir à superfície”, disse Adrian Marsden, numismata do Conselho do Condado de Norfolk. especializado em moedas romanas antigas. “No primeiro ano, [os Pyes] encontraram quatro moedas, e no ano seguinte mais uma, e então encontraram mais algumas no ano seguinte. Eles me disseram que acham que encontraram a última, e eu sempre diga: ‘Aposto que não’. Eles estão lentamente vindo à superfície; acho que há mais.”

Marsden datou a recompensa “excepcional” de moedas de ouro em algum momento entre o primeiro século a.C. e o primeiro século d.C. Curiosamente, todas as moedas foram cunhadas antes da conquista romana, quando a Grã-Bretanha foi ocupada por forças romanas a partir de 43 d.C. após uma invasão lançada pelo quarto imperador de Roma, Cláudio. 

O que levanta a questão: como as moedas foram parar em um campo anos antes da chegada das forças romanas? Enquanto Marsden disse que não há como saber com certeza, ele acha que pode haver algumas explicações lógicas para o estoque de riquezas. 

“É aparente que [as moedas] caíram no chão antes da invasão”, disse Marsden à Live Science. “É possível que eles possam ter feito parte de algum tipo de oferenda aos deuses, mas é mais provável que alguém os enterrou com a intenção de recuperá-los mais tarde. O ouro era frequentemente usado como comércio, então é possível que uma tribo local pudesse ter conseguiu as moedas e talvez planejasse usá-las para outras coisas, como derretê-las para fazer joias”.

A frente e o verso de seis das 11 moedas de ouro do Império Romano encontradas no interior da Inglaterra.  (Crédito da imagem: Adrian Marsden)

A terra onde as moedas foram encontradas fica em terras outrora ocupadas pelos Icenos, uma tribo de celtas britânicos. Durante a invasão romana, a líder da tribo, a rainha Boudica (Boadiceia), liderou uma revolta contra as forças romanas, tentando expulsá-las de suas terras em 60 d.C. No entanto, apesar do sucesso inicial, o exército da rainha não foi páreo para os romanos, que acabaram vencendo. a luta no que é conhecido como a Batalha de Watling Street. A derrota levou a rainha a se matar, segundo o antigo historiador romano Publius Cornelius Tacitus. No entanto, outro antigo historiador romano, Cássio Dio, relatou que Boudica morreu de doença.

Em um artigo escrito por Marsden e publicado em uma edição recente do The Searcher, uma publicação de detectores de metais, ele descreveu que havia dois tipos de moedas de ouro no estoque: um tipo estava marcado com o retrato de Augusto César, o primeiro imperador de Roma, com Caio e Lúcio, seus netos e herdeiros do trono, na o verso da moeda. (No entanto, ambos os netos morreram antes que pudessem vestir a púrpura e se tornar imperador.) O outro também apresentava Augusto de perfil de um lado, mas com Caio a cavalo no verso.

“Na segunda metade do reinado de Augusto, quando sua posição foi consolidada, os tipos [de moedas] com referência dinástica aumentaram como indicativo de sua sucessão, como é o caso aqui da extensa cunhagem de seus netos, Caio e Lúcio César “, disse Marjanko Pilekić, numismata e assistente de pesquisa do Coin Cabinet da Fundação Schloss Friedenstein Gotha, na Alemanha, que não estava envolvido com as novas descobertas, à Live Science. “Eles são descritos como os sucessores escolhidos de Augusto nas moedas, o que é indicado pela inscrição PRINC(ipes) IVVENT(utes): ‘o primeiro entre os jovens’.”

Cada uma Das Moedas também apresenta um pequeno recuo no topo, provavelmente indicando que alguém testou as moedas quanto à sua pureza, talvez depois de terem sido cunhadas. Caso contrário, “são ouro de 20 quilates de alta qualidade”, disse Marsden. “Se eles tivessem sido muito agitados no solo, eu esperaria que fossem mais arranhados, mas não são.” Pilekić acrescentou que cortar “brincadeiras” nas faces das moedas de ouro era uma prática comum no Império Romano, onde as falsificações eram abundantes. 

“[Alguns podem ser vistos] até mesmo no retrato de Augusto”, disse Pilekić. “Isso possibilitou verificar se a moeda era realmente uma moeda de ouro e não uma moeda de bronze dourado, por exemplo. A desconfiança deve ter sido grande, o que pode indicar muitas falsificações em circulação.”

Além das moedas de ouro recém-descobertas, ao longo dos anos os detectores de metais descobriram um tesouro de posses romanas na região, incluindo 100 moedas de liga de cobre, dois denários (moedas de prata romanas), broches e muito mais. De acordo com a estimativa de Marsden, as moedas de ouro juntas estão avaliadas em aproximadamente US$ 20.000 libras (US$ 25.000). O Museu Britânico adquiriu recentemente as moedas como parte de sua coleção permanente. 

As descobertas foram publicadas na edição de maio da revista The Searcher.





This post first appeared on O Verdoso, please read the originial post: here

Share the post

Antigo tesouro de moedas romanas de ouro descoberto em campo arado do Reino Unido

×

Subscribe to O Verdoso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×