Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Alternativas à Esterilização de Animais: Prós e Contras

Melanie Andersen


A esterilização de animais (ou castração, no caso dos machos) é uma prática comum para prevenir ninhadas indesejadas ou controlar colónias urbanas. A operação é 100% eficaz, raramente tem complicações, e resolve o problema de forma permanente. No entanto, seja por motivos económicos ou por terem medo de fazer uma operação, há muitos tutores que continuam a procurar alternativas à esterilização de animais. 


Então, hoje vamos explorar algumas alternativas à esterilização de animais, assim como os prós e os contras de cada uma. No entanto, lembre-se que deve sempre debater todas as opções com o seu médico veterinário, de modo a encontrar uma solução que seja segura para o seu animal de estimação e que também se adeque ao seu modo de vida. Informe-se também sobre o que esperar após a esterilização do seu gato


Esterilização Cirúrgica: prós e contras


A esterilização cirúrgica implica a remoção dos órgãos reprodutivos do animal (ovários e útero, no caso das fêmeas, e os testículos no caso dos machos). O procedimento é feito sob anestesia geral e não costuma ter complicações. Geralmente, deixa o seu gato ou o seu cão no veterinário pela manhã e pode ir buscá-lo ao fim do dia. A vantagem é que é permanente e 100% eficaz.


A desvantagem é o preço, já que a operação não costuma sair barata. Pode ver aqui o preço da esterilização de gatos. Em casos raros, se os gatos tiverem outros problemas de saúde, a operação pode exigir mais cuidados. Contudo, estes casos são raros e deve confiar sempre na opinião do veterinário. É muito pior ter de assumir a responsabilidade por ninhadas atrás de ninhadas! 


Alternativas à Esterilização Cirúrgica: Prós e Contras

Anticoncepcionais Hormonais

Tal como nós, as gatas e as cadelas também podem tomar uma pílula para evitar as gravidezes. A vantagem é óbvia, porque não requer cirurgia, é reversível e mais barata a curto-prazo. No entanto, tal como a pílula tradicional, tem de ser tomada todos os dias sem falhas para surtir efeito. Além disso, se a gata vomitar ou tiver uma diarreia, pode perder o efeito. Portanto, não é muito eficaz.  


Se optar por dar a pílula à sua gata ou à sua cadela, também tem de ter em consideração outros riscos. Caso a gata já esteja grávida, a pílula pode provocar um aborto e uma hemorragia interna. Outros estudos indicam que a pílula anticoncepcional à base de progesterona também provoca tumores mamários. Por isso, muitos veterinários recomendam fazer a esterilização antes do primeiro cio. 


Injecção Contraceptiva


Ao contrário da pílula anticoncepcional, a injecção contraceptiva é administrada no veterinário. Por isso, em relação à pílula, tem uma grande vantagem. Com a injecção, tem a certeza que a dose é administrada. No entanto, essa também é a desvantagem da injecção contraceptiva: como tem de ir ao veterinário mais vezes, a sua gatinha ou a cadela podem ficar nervosas. 


Geralmente, só os criadores de animais de raça é que usam a injecção contraceptiva. Como é reversível, a injecção permite impede temporariamente a gravidez de forma segura. Depois, o criador interrompe o tratamento e a fêmea volta a procriar. No entanto, também a injecção contraceptiva pode ter efeitos secundários. Por isso, fale com o seu veterinário sobre a duração do tratamento. 


Restrição da Reprodução 


Outra alternativa à esterilização dos animais é impedi-los de se reproduzir. Em primeiro lugar, não deve ter machos e fêmeas em casa ao mesmo tempo (sim, mesmo que sejam bebés! Os gatos podem começar a reproduzir-se aos 4 meses). Em segundo lugar, não pode deixar que os seus gatos saiam de casa, mesmo que seja só para um “passeio”. Assim, não cria nenhuma oportunidade para que se reproduzam. 


No entanto, tenha em consideração que (1) não previne tumores, nomeadamente tumores mamários, (2) infecções uterinas e outros problemas de saúde, (3) não impede que as gatas tenham cios dolorosos, que miem e que tentem fugir de casa. Além disso, tem de ter sempre cuidado para que não se encontrem com outros gatos e não tentem fugir.



É importante reconhecer que a esterilização desempenha um papel importante na saúde das gatas e das cadelas. Esterilizar as fêmeas antes do primeiro cio evita vários problemas de saúde, nomeadamente cancros, e evita que sintam as complicações do cio. Já no caso dos machos, evita que se tentem meter em lutas com outros animais e que façam as necessidades fora do sítio para marcar território.


Além disso, em comparação com todas as alternativas à esterilização de gatos, é a única que funciona de forma permanente e, ao fim de vários anos, até pode compensar a nível monetário. Procure aqui um veterinário para marcar a esterilização dos gatos e pedir todas as informações necessários. 


This post first appeared on Coisas De Cães, please read the originial post: here

Share the post

Alternativas à Esterilização de Animais: Prós e Contras

×

Subscribe to Coisas De Cães

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×