Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

8 Lagartas Bem Diferentes

As lagartas são os estágios larvares de insetos que passam por metamorfose. Existem muitas espécies diferentes de lagartas, cada uma com sua aparência única e características distintas, dependendo da espécie de inseto a qual pertencem. Algumas lagartas são longas e cilíndricas, enquanto outras são curtas e achatadas. Algumas são coloridas e brilhantes, enquanto outras são discretas e se camuflam com o ambiente. Algumas se alimentam de folhas, outras de flores, e ainda outras se alimentam de madeira ou tecidos animais. Em suma, as lagartas são animais fascinantes e variados, e cada espécie tem sua própria história de vida e adaptações únicas.

Hoje conheceremos 8 espécies bem diferentes de lagartas:

1. Lagarta Azul

A Lagarta Azul é uma espécie de lagarta encontrada no Meio-Oeste dos Estados Unidos, entre o Texas e o Colorado. Elas são conhecidas por sua coloração azul brilhante, que é tão chamativa que elas são frequentemente descritas como tendo "asas de prata". Estas lagartas também possuem espinhos grossos e duros na parte de trás de seu corpo que são usados para se defender de predadores.

A Lagarta Azul não é apenas bonita, ela também é muito útil para o meio ambiente. Elas são responsáveis por manter os habitats de plantas selvagens saudáveis, ajudando a garantir que muitas espécies de plantas vivam e prosperem. Elas também são conhecidas por serem insetívoras, o que significa que elas se alimentam de insetos que são potenciais pragas em jardins domésticos e grandes culturas.

2. Lagarta Cobra

As mariposas da espécie ‘Hemeroplanes triptolemus’, durante a sua fase larval, tem uma característica peculiar: o animal tem a aparência que lembra uma cobra, até com olhos semelhantes.

A característica da lagarta-cobra serve para que elas espantem possíveis predadores. A habilidade é resultado da capacidade da lagarta de expandir seus segmentos corporais anteriores quando se sente ameaçada, o que lhe da aparência do réptil.

Quando viram mariposas, vivem entre 10 e 30 dias. As lagartas desta espécie são encontradas, principalmente, em regiões da Costa Rica, Belize, México e Guatemala

3. Lagarta de Fogo

A Lagarta de Fogo (Megalopyge lanata) é um inseto que sofre metamorfose completa. Na fase juvenil adquire o formato de larva (lagarta), sendo caracterizada pela coloração branca e corpo repleto de pelos avermelhados. Concluída esta etapa, o inseto encasula e se transforma em mariposa quando "adulto", atingindo 70 milímetros de envergadura. Sua coloração se torna preta ou rosa com asas brancas.

Esta lagarta apresenta riscos de acidentes durante o seu estágio larval quando, por meio das suas pilosidades, pode perfurar e inocular veneno, capaz de queimar a pele humana. É importante lembrar que várias espécies de mariposas durante a fase larval, apresentam-se como 'Lagartas de Fogo'.

O nome popular do inseto se originou da sensação de queimação que é transmitida quando tem contato com a pele humana. Os primeiros a desenvolverem a percepção sobre essas características delas foram os indígenas Tupi, que chamavam estes insetos pelo nome Tatarana (Taturana), que significa 'semelhante ao fogo'.

4. Lagarta Imperador

Este animal foi clicado no início deste ano e divulgado em uma comunidade de observadores como “lagarta misteriosa”. Nos comentários, os usuários indicaram que o animal é conhecido como Lagarta Imperador Marmorizada do Sul (Heniocha apollona), da família Saturniidae, e pode ser encontrada em todo o continente africano. As cores fortes são indicadores que o animal pode ser venenoso. Elas podem ser encontrados em uma variedade de habitats, desde florestas e bosques até pastagens, savanas e jardins. Eles preferem se alimentar de néctar e seiva das árvores, embora alguns indivíduos tenham sido observados consumindo frutas e outros tipos de vegetação. 

5. Lagarta transparente

Esta lagarta (Acraga coa) é conhecida como “Jewel caterpillar” ou “lagarta preciosa” em português. O seu corpo tem uma espécie de textura gelatinosa e ajuda a defender a lagarta contra o ataque de outros animais, como formigas. As mandíbulas das formigas ficam presas nos cones gelatinosos da lagarta, forçando que o animal se esforce para soltá-la. Contudo, o método é pouco eficaz contra predadores de maiores dimensões. Geralmente, as cores fortes são indicadores que o animal é venenoso no reino animal. Porém, ainda não existem fatos comprovados que a Lagarta Preciosa é, de fato, venenosa.

Esta lagarta é uma espécie bastante fascinante que muitas pessoas acham intrigante de observar. Além de sua transparência, elas também possuem a capacidade de produzir uma secreção defensiva que cheira desagradável. Essa secreção é uma maneira de eles afastarem potenciais predadores. 

6. Lagarta Puss 

Popularmente conhecida como lagarta-cachorrinho ou taturana-ursinho, a Lagarta Puss não deve ser tocada, devido à presença de toxinas nas cerdas do seu corpo que causam forte sensação de queimação, dor e inchaço na pele. Essa lagarta pertence à espécie Podalia orsilochus e à família Megalopygidae, esta a qual engloba várias lagartas urticantes e de importância médica. A Lagarta Puss é uma espécie de lagarta comum na América do Norte. Ela é conhecida por sua aparência única, com uma pelagem macia e sedosa que a faz parecer um gato ou um pelo de animal. A Lagarta Puss é geralmente verde ou marrom com manchas claras e escuras, e tem duas longas "orelhas" ou protuberâncias na cabeça. Esta espécie é conhecida por seu hábito de se enrolar em uma bola quando ameaçada, protegendo sua cabeça e as patas traseiras. A Lagarta Puss se alimenta principalmente de folhas e cresce rapidamente, mudando de forma várias vezes antes de se transformar em uma mariposa. Em geral, a Lagarta Puss é uma espécie interessante e única da natureza.

7. Phyllodes imperialis

Phyllodes imperialis é uma lagarta colorida que se alimenta de videiras da família MENISPERMACEAE. É de cor marrom ou cinza, com sombreamento diagonal e finas linhas brancas onduladas, bem como uma marca variável preta, amarela e vermelha de cada lado. A lagarta tem dois pares de manchas oculares em sua extremidade anterior, que ela usa para afastar predadores. Possui também uma pupa dotada de painéis circunferenciais transparentes em todos os segmentos abdominais.

Quando ameaçados, estes animais curvam suas cabeças para baixo e impulsionam seu corpo para cima, esticando a pele em seu dorso e revelando o que parece ser um par de grandes ‘olhos’ em azul-preto, além de uma dupla fileira de “dentes” brancos. O efeito é para assustar qualquer possível predador como aves ou répteis.

A invasão de ervas daninhas de remanescentes de floresta tropical, particularmente por espécies exóticas de videira, é uma grande ameaça à sobrevivência desta espécie, portanto, apoiar o controle de ervas daninhas em áreas de habitat, incentivar a regeneração do habitat e proteger com cercas são todas as estratégias que podem ser usadas para ajudar a proteger essa espécie 

8. Lagarta Papilio troilus

Em sua fase média, a lagarta Spicebush Swallowtail (Papilio troilus) tem uma coloração verde brilhante. Depois disso, antes da pupação, passam a ter um vermelho alaranjado. Durante a fase larval, os animais tem a característica do mimetismo. Enquanto as larvas estão em estágios iniciais, são de cor marrom escuro e, portanto, assemelham-se a fezes de pássaros, o que, na maioria dos casos, mantém o predador longe. Já no seu último estágio, estes animais ganham a cor amarelo-esverdeada e são marcados por dois grandes pontos pretos com destaque branco. A colocação destes pontos no tórax inchado cria a ilusão de que as lagartas são cobras verdes comuns, o que também ajuda na proteção contra um predador. Esta espécie é endêmica no leste dos Estados Unidos.


Fontes:

https://portalamazonia.com/

https://topbiologia.com/

https://pt.wikipedia.org/
















This post first appeared on Natureza Bela, please read the originial post: here

Share the post

8 Lagartas Bem Diferentes

×

Subscribe to Natureza Bela

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×