Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça os caracóis mais bonitos do mundo - Polymita picta

Polymita picta, também conhecida como caracol pintado cubano, é uma espécie de caracol terrestre grande, que respira ar. Um molusco gastrópode pulmonado terrestre na família Helminthoglyptidae.

Classificação científica:

Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Mollusca
Classe:Gastropoda
Subclasse:Heterobranchia
Ordem:Stylommatophora
Família:Helminthoglyptidae
Gênero:Polímita
Espécie:

Distribuição e habitat:

Este caracol é endêmico de Cuba. Os caracóis pintados habitam um fino cinturão de vegetação ao longo do litoral leste de Cuba. Embora os cientistas não saibam quantos caracóis pintados existem, eles aprenderam que ocupam pequenas áreas porque dependem de micro-habitats com a composição certa das plantas. Polymita sulphurosa, por exemplo, uma das mais vividamente coloridas das seis, é vista apenas em alguns quilômetros quadrados perto do Parque Nacional Alejandro de Humboldt, rico em vida selvagem.

Descrição:

As conchas de Polymita picta podem atingir um comprimento de cerca de 20 milímetros (0,79 pol). Estas conchas grandes são brilhantes e muito coloridas. Normalmente eles mostram uma cor amarela brilhante com uma listra branca, mas a espécie é bem conhecida por seu polimorfismo de concha colorida, com inúmeras variedades de cores. 

Essas conchas são procuradas por caçadores furtivos e usadas para fazer joias e bugigangas. Como resultado, a espécie ficou em extinção. É uma espécie protegida desde 1943 pela legislação cubana que proíbe a exportação, exceto por razões científicas.

Biologia:

Polymita picta se alimenta principalmente de líquens, musgos e em biofilmes fúngicos presentes em cascas e folhas. O ciclo de vida dura cerca de 15 meses, com tempo de reprodução durante a estação chuvosa (setembro-outubro). Os caracóis ficam dormentes na estação seca (dezembro- início de maio). 

Como a maioria dos caracóis terrestres respiradores de ar, Polymita picta tem órgãos reprodutivos femininos e masculinos (hermafrodita), é incapaz de se auto-fertilizar. Além disso, da mesma forma que outros gastropodes na superfamília Helicoidea, esta espécie usa dardos de amor como parte de seu comportamento de acasalamento. O acasalamento pode ser dividido em três etapas: namoro, copulação e pós-cópula. Isso pode aparecer como limpeza, corrida e esfaqueamento conhecido como aparelho de dardo. Durante o namoro esses caracóis lançam o parceiro com um dardo calcúsmo.

Risco de Extinção:

Cuba é o lar da maior diversidade de caracóis do mundo, mas nenhum outro tem conchas com uma gama de cores e padrões complexos. Caracóis pintados, no gênero Polymita, têm sido procurados há muito tempo por colecionadores, que vendem as conchas para turistas ou as comercializam no exterior para os Estados Unidos e europa. Esta demanda é uma das razões pelas quais Cuba lista todas as seis espécies como criticamente ameaçadas, e por isso é ilegal por mais de uma década tirar esses caracóis da natureza. A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES), que regula o comércio global de animais silvestres, proibiu seu comércio desde 2017.

Fontes:

https://en.wikipedia.org/

https://www.nationalgeographic.com/














This post first appeared on Natureza Bela, please read the originial post: here

Share the post

Conheça os caracóis mais bonitos do mundo - Polymita picta

×

Subscribe to Natureza Bela

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×