Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quais são os números primos? O que são? Descubra!

Os números primos são números inteiros maiores que 1 que só são divisíveis por 1 e por eles mesmos. Em outras palavras, eles são números que não podem ser formados pela multiplicação de outros números inteiros, exceto pelo próprio número e pelo número 1.

Por exemplo, 2, 3, 5, 7, 11 e 13 são exemplos de números que são primos, pois eles não podem ser formados pela multiplicação de outros números inteiros. Já o número 4 não é primo, pois ele pode ser formado pela multiplicação de 2 por 2.

Eles têm várias propriedades matemáticas interessantes e são usados em diversas aplicações, como criptografia e na teoria dos números.

Como saber se um número é primo?

mundoeducacao.uol.com.br

Caso você ainda esteja com dificuldades, existem alguns métodos para verificar se um número é primo. Por exemplo:

Fatoração Numérica

www.institutoclaro.org.br

Esse método consiste em encontrar todos os fatores do número em questão e verificar se há somente dois fatores (1 e o próprio número), caso contrário, o número não é primo.

Por exemplo, para saber se o número 17 é primo, podemos fatorá-lo. Começamos testando a divisibilidade do número por 2, 3, 4 e assim por diante.

Sabemos que não é divisível por 2, 3, 4, 5 e 6. Podemos então tentar a divisão por 7, que é o próximo número primo. Se não houver nenhum divisor entre 2 e 16, podemos concluir que 17 é primo.

Este método pode ser bastante demorado para números grandes, mas é eficaz para números menores.

Crivo de Eratóstenes

www.geogebra.org

Este método é mais rápido para encontrar todos os primos em um intervalo, em vez de verificar se um número específico é primo.

O Crivo de Eratóstenes funciona da seguinte maneira:

  1. Comece listando todos os números de 2 até o limite superior do intervalo em questão.
  2. Em seguida, marque o número 2 como primo e risque todos os múltiplos de 2 da lista, pois eles não podem ser primos.
  3. Em seguida, selecione o próximo número não riscado como primo (no caso, 3), e risque todos os seus múltiplos.
  4. Repita esse processo até que todos os números sejam riscados ou marcados como primos. Por exemplo, para encontrar todos os números primos entre 1 e 30, podemos iniciar a lista com os números de 2 a 30.
  5. Começamos marcando 2 como primo e riscando todos os seus múltiplos: 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26 e 28.
  6. Em seguida, selecionamos o próximo número não riscado como primo, que é o 3, e riscamos todos os seus múltiplos: 9, 15 e 27.
  7. Repetimos o processo com o número 5, riscando 25, e finalmente com o número 7, que não tem múltiplos na lista.
  8. Todos os números não riscados na lista são primos: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23 e 29.

Qual a relação entre a criptografia e os números primos?

www.unifesp.br

A criptografia é a ciência de proteger informações por meio de códigos e chaves, para que apenas pessoas autorizadas possam ter acesso a essas informações. A criptografia é usada em diversos campos, como nas comunicações militares, em transações bancárias e na segurança da informação.

Os números primos são importantes na criptografia, pois eles são usados em algoritmos de criptografia de chave pública, como o RSA.

O RSA é um algoritmo de criptografia assimétrico que usa a multiplicação de dois números primos grandes para gerar uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é usada para criptografar a mensagem e a chave privada é usada para descriptografar a mensagem.

O RSA é considerado seguro porque é muito difícil fatorar o produto de dois números primos grandes. Por exemplo, se escolhermos dois números primos com mais de 200 dígitos cada, seria quase impossível para um computador atual fatorar o produto desses números em um tempo razoável.

Além do RSA, há outros algoritmos de criptografia que também usam números primos, como o ElGamal e o Diffie-Hellman. Em todos esses algoritmos, a segurança da criptografia depende da dificuldade de fatorar o produto de dois números primos grandes.

Propriedades interessantes dos números primos

parajovens.unesp.br

Os números primos têm muitas propriedades interessantes estudadas na teoria dos números. Algumas dessas propriedades são:

  1. Teorema Fundamental da Aritmética: Todo número inteiro maior que 1 pode ser expresso como um produto de números primos únicos (exceto pela ordem dos fatores). Por exemplo, o número 12 pode ser escrito como 2x2x3.
  2. Números primos gêmeos: Os números primos gêmeos são pares de números primos consecutivos, como 3 e 5, 5 e 7, 11 e 13, entre outros. Ainda não se sabe se existem infinitos pares de números primos gêmeos, mas essa é uma das questões em aberto na teoria dos números.
  3. Distribuição dos números primos: A distribuição dos números primos é um problema complexo na teoria dos números. Sabe-se que a densidade dos números primos diminui à medida que os números ficam maiores, mas ainda não há uma fórmula simples que descreva a distribuição exata dos números primos.
  4. Primos de Mersenne: Os números primos de Mersenne são números primos que têm a forma de 2^p – 1, onde p é também um número primo. Eles são importantes na teoria dos números e também têm aplicações em outras áreas, como em criptografia.

Além disso, esses números são usados em muitas outras áreas da matemática e da ciência da computação, como na teoria dos grafos, na análise de algoritmos e na teoria dos grupos.



This post first appeared on Canal Aberto Brasil - Licitações, Convênios, RH, please read the originial post: here

Share the post

Quais são os números primos? O que são? Descubra!

×

Subscribe to Canal Aberto Brasil - Licitações, Convênios, Rh

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×