Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Carnaval 2023: Conheça as Escolas de Samba que desfilaram em SP

Os desfiles das escolas de samba 2023 são a atração principal do Carnaval no Brasil. Cada escola de samba é uma organização que representa uma comunidade específica, geralmente baseada em um bairro da cidade.

O desfile é dividido em várias partes, chamadas de “módulos”. Cada escola tem cerca de uma hora para percorrer a avenida, apresentando seu enredo, ritmo, fantasias e alegorias.

As escolas de samba são julgadas e avaliadas por um grupo de jurados, que avaliam cada critério, como enredo, samba-enredo, bateria, harmonia, fantasias, alegorias e evolução, e atribuem uma nota de zero a dez para cada item.

Os principais desfiles do Brasil são em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, 14 escolas de samba competirão.

Já os desfiles do Rio contam com 12 escolas de samba: Império Serrano, Grande Rio, Mocidade, Unidos da Tijuca, Salgueiro, Mangueira, Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro.

Os desfiles começaram na sexta-feira (17/02) e o desfile das escolas de samba campeãs está previsto para o dia 25. Conheça agora cada uma das escolas que desfilarão em São Paulo no carnaval de 2023!

Escolas de Samba 2023 em São Paulo

1. Independente Tricolor

Foto: Independente Tricolor

A Independente Tricolor é uma escola de samba da Vila Guilherme, zona norte de São Paulo. Assim como a Gaviões da Fiel, a Independente é oriunda da torcida organizada do São Paulo Futebol Clube, time de futebol.

A escola existe desde 1987, e tem como escola madrinha a tradicional Império de Casa Verde, também na zona norte de São Paulo. No entanto, a Independente ficou afastada do carnaval durante muitos anos devido a uma confusão com outra escola.

2. Acadêmicos do Tatuapé

Foto; Acadêmicos do Tatuapé

A Acadêmicos do Tatuapé é uma escola da zona leste de São Paulo, que existe desde 1952, antes com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel.

É uma escola muito tradicional e consagrada, já tendo sido premiada em diversas categorias, incluindo prêmios de Melhor Bateria, Melhor Samba-enredo e Melhor Harmonia.

3. Barroca Zona Sul

Foto: Barroca Zona Sul

Escola da Vila Mariana, zona sul de São Paulo, a Barroca existe desde 1974. A escola já foi campeã em 6 carnavais, e tem um histórico da sambas-enredo incríveis sobre a cultura negra e escravidão no Brasil.

Em 2019 foi vice-campeã com destaque para o maravilhoso enredo “Okê Arô” em homenagem ao orixá Oxóssi.

4. Unidos de Vila Maria

Foto: Unidos de Vila Maria

A Unidos de Vila Maria é uma escola antiga, que existe desde 1954, e tem como escola madrinha a Unidos do Peruche. Tanto a madrinha quanto a afilhada, estão na zona norte de São Paulo.

O último desfile que foi campeã foi em 2014 com um enredo comemorativo aos seus 60 anos:Nos Meus 60 Anos de Alegria – Sou Vila Maria, e Faço a Festa Resgatando do Passado Brinquedos e Brincadeiras de Criança“.

Uma vitória pra lá de especial, com certeza!

5. Rosas de Ouro

Foto: Rosas de Ouro

Escola fundada na Brasilândia, periferia da zona norte de São Paulo, em 1971. A Rosas de Ouro já foi campeã 7 vezes, e em todos os anos é uma escola que tem muito destaque em São Paulo.

Esse ano a escola apresenta o enredo “Kindala – Que o Amanhã Não Seja só um Ontem Com um Novo Nome” em que exalta o povo preto, a África e a Brasilândia, origem da escola.

6. Tom Maior

Foto: Tom Maior

A Tom Maior é uma escola fundada em 1973, no bairro Sumaré. O nome dela tem uma história muito particular, pois foi escolhida em homenagem a música de Martinho da Vila: ““Vai ter de amar a liberdade, só vai cantar em Tom Maior, vai ter a felicidade de ver um Brasil melhor…

No último carnaval, a escola ficou em 4º lugar no grupo especial com o enredo “O Pequeno Príncipe no sertão”, já este ano, o enredo promete algo realmente espetacular com o título “Um culto às mães pretas ancestrais”.

7. Gaviões da Fiel

Foto: Gaviões da Fiel

A escola de samba Gaviões da Fiel é oriunda da torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista. É uma escola que já tem 53 anos e coleciona vitórias, ao todo são 19 vitórias, então sempre podemos esperar desfiles grandiosos e surpreendentes vindos da Gaviões.

Este ano, a escola desfila com o enredo “Em nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!” que exalta a fé e os orixás.

8. Estrela do Terceiro Milênio

Foto: Estrela do Terceiro Milênio

Escola localizada no Grajaú, extremo sul de São Paulo, a Estrela do Terceiro Milênio é uma jovem adulta de apenas 24 anos. Mas apesar disso, a escola também coleciona um bom percentual de vitórias dentre os desfiles que participou.

Esse ano, a escola desfilará com o enredo “Me dê sua tristeza que eu transformo em alegria! Um tributo à arte de fazer rir!” que reverencia o humor. O desfile conta com homenagens a Paulo Gustavo e a outros humoristas.

9. Acadêmicos do Tucuruvi

Foto: Acadêmicos do Tucuruvi

Mais uma entre as escolas de samba da zona norte de São Paulo, a Acadêmicos do Tucuruvi existe desde 1976. Embora seja uma escola antiga, a Acadêmicos não conquistou muitas vitórias. Ao todo foram apenas 3, sendo que a última vez que foi campeã foi em 1986.

Esse ano a escola desfilará com um enredo em homenagem a Bezerra da Silva.

10. Mancha Verde

Foto: Mancha Verde

A Mancha Verde é mais uma das escolas de samba oriundas de torcidas organizadas, no caso da mancha, tem como origem a torcida do Palmeiras. Também é uma escola nova, fundada em 1995 e tem como escola madrinha a Rosas de Ouro.

Esse ano, a escola que coleciona vitórias em seu pouco tempo de vida, se apresenta com o samba-enredo “Oxente! Sou xaxado, sou Nordeste, sou Brasil“.

11. Império de Casa Verde

Foto: Império de Casa Verde

Com a zona norte marcando presença mais uma vez entre as escolas de samba, a Império de Casa verde é uma escola fundada em 1994, sendo afilhada da escola Camisa Verde e Branco.

Não é uma escola que teve muitas vitórias, mas também dificilmente fica entre as últimas posições. Esse ano a escola desfila com o samba-enredo “Império dos Tambores – Um Brasil Afromusical“.

12. Mocidade Alegre

Foto: Mocidade Alegre

Também da zona norte de São Paulo, mais especificamente do Bairro do Limão, a Mocidade Alegre é uma escola tradicional que coleciona vitórias em seus 55 anos.

Esse ano, o samba-enredo da escola homenageia Yasuke, um imigrante africano que se tornou um dos guerreiros samurais mais respeitados no Japão.

13. Águia de Ouro

Foto: Águia de Ouro

Afilhada da escola Nenê da Vila Matilde, a Águia de Ouro é uma escola que já tem 46 anos, e está localizada na zona oeste de São Paulo, no bairro Pompéia.

Esse ano o enredo da escola cita, justamente, o bairro. Com o nome de “Um Pedaço do Céu”, a escola canta com orgulho: “é na Pompeia que o céu é mais bonito”!

14. Dragões da Real

Foto: Dragões da Real

Por fim, a Dragões da Real é a escola mais nova entre as 14 escolas de samba apresentadas! Fundada em 2000, com apenas 22 anos, a escola também foi fundada pela Torcida Organizada do São Paulo.

Esse ano a escola desfila com o samba-enredo “Paraíso Paraibano – João Pessoa, A Porta do Sol das Américas” em homenagem a cidade paraibana.

E aí, você já conhecia todas essas escolas de samba? Está curtindo nosso conteúdo? Conta pra gente nos comentários! E veja mais matérias como essa clicando aqui!



This post first appeared on Canal Aberto Brasil - Licitações, Convênios, RH, please read the originial post: here

Share the post

Carnaval 2023: Conheça as Escolas de Samba que desfilaram em SP

×

Subscribe to Canal Aberto Brasil - Licitações, Convênios, Rh

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×