Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Medo de perder o personagem

Bom dia galera, segue mais um assunto que me veio a cabeça para falar hoje. Trata-se de jogadores que prezam a vida de seus personagens como se fossem sua própria vida!  rsrs.

Todo mundo sabe que dentro de uma sessão de RPG, todos os personagens estão sujeitos a morte. Não importa se ele está no nível 1 ou 20, um dia a morte baterá a sua porta em alguma sessão.

Eu sei que na medida em que nossos personagens evoluem, nós desenvolvemos um certo apego à aquele Personagem. E com isso, imaginar perde-lo é algo tão doloroso quanto um término de namoro hahaha.

É sadio se apegar ao personagem?

Depende do ponto de vista pois na minha opinião até certo ponto sim. Todos nós devemos ter aquele apego e admiração pelo personagem que criamos. Mas devemos saber até que ponto isso é algo “sadio”, não podemos nos deixar levar e permitir que a ambição pela sobrevivência sobressia a interpretação do personagem.

Quando isso começa a ser prejudicial?

Creio que este medo pela perda do personagem começa a ser prejudicial para a aventura a partir do momento em que você deixa de fazer certas atitudes que o Seu Personagem faria simplesmente pelo medo de perder o personagem. Se você é um samurai é óbvio que dentro do contexto desta classe, caso seu personagem perca a honra, ele venha a cometer seppuku. Sei que é algo super complicado de se interpretar pois a mente de um jogador e a mente de um personagem são coisas completamente diferentes.

Acredito também que o mestre deva saber se impor e conduzir um belo enredo para que se desenrole uma bela história. Pense comigo, imagina que seu personagem samurai épico, cheio de histórias incríveis venha infelizmente perder a sua honra. Bem, no decorrer de uma interpretação normal para um “samurai” ele deveria cometer seppuku. Mas creio que nenhum jogador teria o bom senso de seguir a interpretação e fazer o que tem que ser feito. Afinal isso é algo super chato e desanimador!

Percebendo isso, o mestre deveria criar contextos que permitisse a este personagem uma forma de contornar esta situação sem que seja tirada a vida do personagem. Alguns exemplos seriam ele se tornar um samurai renegado, um objetivo a ser feito antes de morrer, uma promessa e etc. Cabe ao mestre tentar contornar este tipo de situação com uma bela história que torne a aventura algo inesquecível.

Jogadores que não sabem lidar com isso

Sabemos que em uma dada situação, iremos bater de frente com jogadores que não aceitam de forma alguma perderem o seu personagem. Eles normalmente inventam de tentar voltar a cena e diversas outras doideiras que acabam até irritando os outros jogadores.

Minha dica com este tipo de jogador é que você seja pulso firme. Se por algum motivo o personagem dele perdeu a vida de forma inevitável, nada de anormal acontecerá para que este personagem volte. Ele deve entender que o seu personagem está suscetível a morte desde que entrou na aventura, deve entender também que caso ele perca o seu personagem por descuido dele mesmo, o mestre não tem culpa nisso.

Salve exceções como descrito no exemplo do samurai, eu acredito que o mestre deva dar um chance para personagens que tenham uma morte supostamente “injusta”. Do contrário, tudo deve seguir o seu curso normal.

A situação do samurai foi apenas um exemplo que achei que caiu bem para a explicação, mas existem diversas outras situações que possam se encaixar neste assunto, vai depender do perfil do personagem.

Bem galera espero que tenham gostado deste tema, até o próximo post, vlw

FUI!




This post first appeared on Help RPG, please read the originial post: here

Share the post

Medo de perder o personagem

×

Subscribe to Help Rpg

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×