Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Foguete SpaceX lança 54 satélites Starlink e pousa no 16º voo recorde no mar (vídeo)

Um Spacex Falcon 9 lançou uma nova frota de satélites Starlink e pousou em uma plataforma no Oceano Atlântico no final do sábado. Este foi um 16º voo recorde para o veículo de lançamento.

O foguete Falcon 9 Embalado com 54 satélites de internet SpaceX Starlink, ele iluminou o céu noturno ao entrar em órbita da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, no sábado (15 de julho). O lançamento ocorreu às 23h50 EDT (03h50 GMT de 16 de julho).

O lançamento tranquilo da SpaceX ocorreu um dia depois que a SpaceX fez uma tentativa de lançamento na sexta-feira que a SpaceX teve que abortar no último minuto devido aos altos níveis de oxigênio líquido em um dos nove motores de primeiro estágio do foguete, disse o engenheiro de componentes da SpaceX, Zachary Luppen, durante o Live comentário da transmissão.

Relacionado: 8 maneiras pelas quais a SpaceX mudou as viagens espaciais

Um foguete SpaceX Falcon 9 lança um lote final de satélites de internet de banda larga Starlink V1.5 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, em 16 de julho de 2023. (Crédito da imagem: SpaceX)

O primeiro estágio do Falcon 9 retornou à Terra para um pouso vertical cerca de 8,5 minutos após a decolagem no navio drone da SpaceX, A Shortfall of Gravitas.

Segundo a, foi o 16º lançamento e 16º pouso deste veículo lançador Descrição da missão SpaceX. Isso equivale a um recorde estabelecido no último domingo (9 de julho) por outro primeiro estágio do Falcon 9 voando em outra missão Starlink. O pouso também foi o 207º pouso de foguete orbital da SpaceX e a 247ª missão geral, disse Luppen.

O estágio superior do Falcon 9, que não é reutilizável, continuou a transportar os 54 satélites Starlink para a órbita baixa da Terra. Esperava-se que os satélites fossem implantados cerca de 66 minutos após o lançamento.

Este lote de satélites Starlink se destaca entre os milhares que a SpaceX lançou até o momento, pois será o último lote de satélites Starlink versão 1.5 que a empresa lançará, disse Luppen. A empresa está em transição para uma nova versão 2 dos satélites de internet Starlink e já colocou versões mini V2 em órbita.

O foguete Falcon 9 da SpaceX está no topo do navio drone A Shortfall Of Gravitas após seu 16º pouso recorde em 16 de julho de 2023. (Crédito da imagem: SpaceX)

O lançamento do Starlink faz parte de alguns dias agitados em viagens espaciais. Por exemplo, na manhã de sexta-feira (14 de julho), a Índia lançou sua missão robótica Chandrayaan 3, que deve fazer o primeiro pouso suave do país na lua no próximo mês.

E na noite de domingo (16 de julho), um veículo de lançamento do Rocket Lab Electron lançará sete pequenos satélites no céu a partir da base da empresa na Nova Zelândia. O Rocket Lab está trabalhando para tornar o primeiro estágio do Electron reutilizável, e a missão de domingo, apelidada de Baby Come Back, envolve uma recuperação planejada do propulsor do Oceano Pacífico.

Nota do editor: Esta história foi atualizada às 12h15 ET de 16 de julho com os resultados do lançamento bem-sucedido do satélite SpaceX Starlink.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Foguete SpaceX lança 54 satélites Starlink e pousa no 16º voo recorde no mar (vídeo)

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×