Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Presidente cubano visita Portugal e confirma presença na cimeira da UE

Por Nelson Acosta

HAVANA/LISBOA (Reuters) – O presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, chegou a Portugal para uma visita de Estado, informou seu gabinete nesta quinta-feira, confirmando sua presença em uma próxima cúpula com a União Europeia, um dia depois de o Parlamento da UE suspender as sanções contra o país o exigia.

Diaz-Canel visitará o Parlamento de Lisboa na sexta-feira e depois viajará para Bruxelas, onde os líderes da UE e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) participarão da primeira cúpula UE-CELAC em oito anos, a partir de segunda-feira.

Cuba “participará da cúpula com espírito construtivo e ajudará a fortalecer as relações birregionais baseadas na igualdade”, disse a Presidência cubana em um tuíte.

Cuba disse na segunda-feira que deseja laços mais fortes com a Europa, mas criticou a abordagem da UE à cúpula como manipuladora e opaca. Dois dias depois, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução criticando duramente o histórico de direitos humanos de Cuba.

A resolução pedia sanções contra Díaz-Canel e outros altos funcionários e sugeria que “regimes autocráticos não deveriam comparecer a tais cúpulas”.

Cuba condenou isso, dizendo que o parlamento não tinha poder para governar a ilha caribenha e questionou os objetivos do bloco de revitalizar os laços regionais.

Em julho de 2021, milhares de cubanos foram às ruas em protestos antigovernamentais, os maiores desde a revolução de Fidel Castro em 1959. O governo comunista posteriormente prendeu centenas de ativistas, atraindo duras críticas da UE e dos Estados Unidos evocados.

O governo cubano diz que os Estados Unidos instigaram os tumultos e acusaram os presos de crimes que vão desde vandalismo a agressão e sedição.

Espera-se que os líderes da cúpula de Bruxelas discutam questões como mudança climática, financiamento para o desenvolvimento e a crise de segurança do Haiti.

(Reportagem de Nelson Acosta em Havana e Andrey Khalip em Lisboa; Texto de Sarah Morland; Edição de Frances Kerry)



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Presidente cubano visita Portugal e confirma presença na cimeira da UE

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×