Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

França homenageia Modi da Índia nas comemorações do Dia da Bastilha

PARIS, 14 Jul (Reuters) – O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi homenageado com um dos prêmios mais espetaculares da França como convidado de honra na parada militar do Dia da Bastilha na sexta-feira, parte de uma visita que selou acordos de defesa de alto nível.

Modi e o presidente Emmanuel Macron assistiram soldados franceses e indianos marcharem pela arborizada Avenida Champs-Élysées em Paris, enquanto caças Rafale de fabricação francesa, comprados pela Índia em 2015, participavam de um sobrevoo sobre o Arco do Triunfo.

As comemorações nacionais acontecem em um momento delicado para Macron, que também foi vaiado por alguns membros do público enquanto dirigia pela Champs-Élysées em uma van militar.

Sua decisão de aumentar a idade de aposentadoria provocou meses de protestos nesta primavera e prejudicou seus índices de popularidade.

Modi iniciou uma visita de dois dias a Paris na quinta-feira, durante a qual recebeu a Legião de Honra, a mais alta condecoração da França.

“(A Índia) é um gigante na história mundial que desempenhará um papel crucial em nosso futuro”, disse Macron em um discurso na noite de quinta-feira. “Também é um parceiro estratégico e amigo.”

O desfile ocorre depois que Nova Délhi inicialmente aprovou a compra de 26 jatos Rafale adicionais para sua marinha e três submarinos da classe Scorpene. Isso aprofunda os laços defensivos com Paris enquanto as duas nações buscam aliados no Indo-Pacífico.

O valor total das compras deve ficar em torno de 800 bilhões de rúpias (US$ 9,75 bilhões), segundo uma fonte familiarizada com os detalhes, embora isso ainda tenha sido objeto de negociações.

A França é um dos parceiros mais próximos da Índia na Europa há décadas. Foi o único país ocidental a não impor sanções a Nova Deli depois que a Índia realizou testes nucleares em 1998.

A Índia conta com caças franceses há quatro décadas. Antes de comprar o Rafale da Dassault Aviation, a Índia comprou jatos Mirage na década de 1980, que ainda incluem dois esquadrões da Força Aérea.

A frota envelhecida de aeronaves indianas de fabricação russa, a incapacidade de Moscou de realizar manutenção e atrasos nos cronogramas de produção doméstica da Índia levaram a dois novos acordos de defesa.

Mais tarde na sexta-feira, Macron Modi será recebido no Palácio do Eliseu para conversas antes de um banquete de estado no Museu do Louvre.

Mas a visita de Modi também foi criticada por organizações de direitos humanos preocupadas com a percepção da natureza cada vez mais autoritária do partido nacionalista hindu de Modi, Bharatiya Janata, e alegações de discriminação contra minorias.

“Hoje Emmanuel Macron está estendendo o tapete vermelho para Narendra Modi”, disse o grupo francês de direitos humanos Ligue des Droits de l’Homme (LDH) no Twitter. “Preocupada com a virada autoritária da Índia, a LDH declina este convite, o que envia um sinal desastroso e nega nossos valores democráticos.”

Para a França, a parceria estratégica com a Índia é crucial, pois o país busca consolidar sua rede de alianças na região do Indo-Pacífico depois que a Austrália sofreu um revés quando Canberra decidiu abandonar um importante contrato de submarino francês e ingressar na aliança AUKUS com a Grã-Bretanha e os EUA. para formar os Estados Unidos.

Tanto a Índia quanto a França têm grandes interesses no Oceano Índico por meio de seus territórios insulares e estão preocupados com a crescente influência da China na região.

Macron convidou apenas alguns líderes mundiais para o desfile militar do Dia da Bastilha.

Ele convidou Donald Trump para as comemorações de 2017, e o então presidente dos EUA ficou tão impressionado com o desfile francês que pediu aos funcionários do Pentágono que tentassem um desfile semelhante para celebrar as tropas americanas.

Reportagem de Michel Rose, editado por Frances Kerry e Nick Macfie

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

França homenageia Modi da Índia nas comemorações do Dia da Bastilha

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×