Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

À medida que o prazo para o acordo de grãos se aproxima, Putin está novamente relutante em estendê-lo

O presidente Biden chega a Helsinque para uma coletiva de imprensa na quinta-feira.Crédito…Doug Mills/The New York Times

Representando o mundo em um momento crucial da história, o presidente Biden prometeu defender “cada centímetro” do território da aliança durante uma visita à Finlândia na quinta-feira.

O Sr. Biden chegou à Finlândia, o mais novo membro da Otan, recém-saído de uma reunião crucial de líderes da OTAN em Vilnius, Lituânia, onde os líderes trabalharam duro para mostrar unidade em apoio à Ucrânia. Em uma coletiva de imprensa com o presidente finlandês Sauli Niinisto, Biden descreveu o momento atual como “um ponto de inflexão”, onde “as decisões que tomamos agora determinarão o curso da história nas próximas quatro, cinco, seis décadas”.

“Neste momento crítico da história, neste ponto crítico em que o mundo está tenso, faremos o trabalho árduo que importa para criar um futuro melhor? Vamos Ficar Juntos, vamos ficar juntos? Estamos nos mantendo fiéis ao nosso curso?”, disse Biden.

A entrada da Finlândia na OTAN vem como uma dura repreensão ao presidente russo, Vladimir V. Putin, que citou a expansão para o leste da aliança de defesa mútua como a razão para lançar uma invasão em grande escala da Ucrânia.

Biden prometeu ao seu homólogo finlandês: “Como seu aliado, queremos que o povo da Finlândia saiba que os Estados Unidos estão comprometidos com a Finlândia e com a OTAN.”

“Vamos defender cada centímetro do território da OTAN, e isso inclui a Finlândia”, disse ele.

A Ucrânia também pretende se juntar à OTAN. Na Cimeira de Vilnius, os estados membros da OTAN assumiram o seu compromisso mais forte até agora de que a Ucrânia se tornaria membro, mas não deram nenhuma estrutura para quando e como isso aconteceria.

Pela primeira vez, Biden deu alguns conselhos a Yevgeny V. Prigozhin, ex-fornecedor de Putin e chefe das forças de Wagner, que liderou a insurgência contra os militares russos. “Se eu fosse ele, tomaria cuidado com o que ele come”, disse ele.

Quando questionado por um repórter sobre os esforços de seu governo para libertar Evan Gershkovich, o repórter do Wall Street Journal disse que os Estados Unidos o declararam “preso injustamente” e que ele estava falando sério sobre negociar uma troca de prisioneiros.

“Estou falando sério sobre fazer tudo o que pudermos para libertar os americanos que estão detidos ilegalmente na Rússia – ou em qualquer outro lugar”, disse ele. “E esse processo está em andamento.”

Na semana passada, os Estados Unidos confirmaram que estavam em negociações com a Rússia sobre uma possível troca, mas alertaram que as negociações ainda não produziram um “caminho claro para uma solução”. Isso aconteceu depois que o porta-voz do Kremlin, Dmitry S. Peskov, disse que os dois países estavam em contato sobre a possibilidade de uma troca.

Biden conversou com Niinisto antes de participar de uma cúpula com outros líderes nórdicos, incluindo os primeiros-ministros da Noruega, Dinamarca, Islândia e Suécia. Ele deveria retornar a Washington na quinta-feira depois da última coletiva de imprensa com Niinisto.

No início desta semana, a Turquia retirou suas objeções à entrada da Suécia na OTAN, aumentando as esperanças de entrada do país em breve. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, mais tarde deixou claro que a votação necessária no parlamento turco provavelmente não ocorreria antes de outubro. Ele também disse que a Suécia ainda precisa tomar medidas para convencer a maioria dos legisladores e sugeriu que pode haver mais obstáculos antes que o acordo seja concluído.

A Finlândia e a Suécia se candidataram em conjunto para ingressar na aliança militar no ano passado, abandonando as políticas militares não alinhadas de longa data diante da invasão total de Moscou à Ucrânia. No entanto, a Turquia atrasou o processo alegando que a Suécia abrigava militantes curdos e outros que considera terroristas. A Finlândia então buscou sua oferta separadamente e conseguiu ingressar na OTAN em abril.

David E Sanger E Gabriela Sá Pessoa contribuiu com a reportagem.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

À medida que o prazo para o acordo de grãos se aproxima, Putin está novamente relutante em estendê-lo

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×