Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Grupos indígenas exigem justiça enquanto a gigante da mineração BHP enfrenta julgamento pela tragédia da barragem

A gigante da mineração BHP foi acusada de colocar “o lucro acima da vida das pessoas”, enquanto manifestantes indígenas exigiam justiça pelo rompimento de uma barragem que causou um Desastre ambiental e humanitário histórico no Brasil.

A empresa anglo-australiana está argumentando que a mineradora brasileira Vale é co-réu em uma ação do Reino Unido movida por 700.000 demandantes afetados pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015 no leste do Brasil.

Alguns dos demandantes viajaram do Brasil para protestar antes da audiência no Tribunal de Tecnologia e Construção em Londres, onde a BHP está listada, na quarta-feira.

A empresa enfrenta uma multa de £ 36 bilhões por seu papel no desastre de mineração que matou 19 pessoas e inundou uma vasta extensão de terra com lodo tóxico.

Entre os manifestantes estavam integrantes das comunidades indígenas Krenak, Guarani, Tupiniquim e Pataxós, que usavam turbante, cantavam e tocavam maracás.

Eles carregavam cartazes que diziam: “BHP/Vale = Criminosos do Clima” e “Justiça para a BHP Billitons e os crimes da Vale no Rio Doce”.

Dirlene Krenak, 52, começou a chorar ao contar à agência de notícias PA que cantaram uma canção para o rio, que consideram sagrado e que era parte integrante de sua vida cotidiana antes de ser poluído com lama tóxica.

A Sra. Krenak disse: “Costumávamos cantar esta canção para o rio porque era muito rica. Tinha muito peixe e hoje em dia é muito difícil cantar essa música porque não tem mais nada.

“É aqui que conseguimos nossa comida, é aqui que batizamos nossos filhos, é aqui que descansamos e nunca mais teremos isso de volta.”

Ela acrescentou que o processo judicial de Londres foi um “pedido de ajuda a este país para olhar para nós, olhar para nós lá, ver o que aconteceu e como a empresa deve ser responsabilizada”.

“Não nos sentimos confortáveis ​​em ir tão longe e deixar nossas famílias e filhos pedindo ajuda”, disse ela.

Mônica dos Santos, do grupo de resistência Loucos Pelo Bem, disse à AP que as vítimas convivem diariamente com as consequências do desastre.

“Isso nos tocou enormemente. Afetou completamente os animais, as florestas e os povos indígenas. Destruiu nossas vidas, nossos materiais, tudo.

“Já se passaram oito anos desde o crime”, acrescentou.

“Não fomos indenizados no Brasil. Não recebemos nada. Ainda nem recebemos o terreno para o reassentamento.

“Viemos aqui para exigir justiça porque confiamos no sistema de justiça daqui.”

Tom Goodhead, sócio-gerente global da Pogust Goodhead, que representou os queixosos, acusou a BHP de “colocar consistentemente o lucro antes da vida das pessoas”.

Ele disse: “Esta é mais uma tentativa desesperada da BHP de adiar o tratamento das consequências da dor e da devastação que eles causaram”.

“As vítimas do pior desastre ambiental do Brasil ficarão horrorizadas ao ver as duas maiores mineradoras do mundo lutarem uma contra a outra no tribunal, em vez de fazer reparações plenas e justas”.

“Além de um completo fracasso em fornecer às vítimas uma compensação justa e completa, a BHP também expôs seus investidores a um risco excepcional relacionado ao projeto de lei de compensação sem precedentes que estão enfrentando agora”.

Felipe Hotta, sócio da Pogust Goodhead que está trabalhando no caso, disse que as vítimas no Brasil receberam muito pouca compensação.

Ele disse: “Nossos clientes estão cansados, eles só querem continuar com suas vidas. Para a maioria deles, nem se trata do dinheiro em si, eles só querem acabar com isso e seguir em frente.”

Durante as audiências desta semana, a Vale contestará a alegação da BHP de que as duas empresas devem dividir as multas se forem consideradas culpadas em um julgamento marcado para outubro de 2024.

A Vale também está sendo processada no Brasil por seu papel no desastre.

Ambas as empresas criaram a Fundação Renova para pagar indenizações às vítimas do desastre, com a BHP destinando quase £ 3 bilhões.

No entanto, os advogados dos queixosos dizem que esta quantia está longe de ser suficiente para cobrir a extensão dos danos e perdas sofridos pelas vítimas.

PA entrou em contato com a BHP para comentar.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Grupos indígenas exigem justiça enquanto a gigante da mineração BHP enfrenta julgamento pela tragédia da barragem

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×