Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Enorme “eco-resort” projectado para Portimão

Estudo de impacto ambiental no âmbito de consulta pública

Um enorme desenvolvimento turístico de € 302 milhões está definido para cobrir uma área significativa PortimãoA área de East Riverbank está atualmente aberta para consulta pública.

O chamado “eco-resort”, intitulado Herdade do Arade, está previsto para a zona do Morgado de Arge a norte de Portimão e poderá abrir caminho à construção de hotéis, complexos turísticos, parques temáticos, um centro de desportos náuticos, um parque de campismo , centro hípico, centro desportivo e sete Albufeiras com um total de mais de 3.000 camas turísticas.

O estudo de impacto ambiental (EIA) do empreendimento pode ser consultado online Portal do Participa ou no Site da CCDR Comissão de Desenvolvimento Regional do Algarvee qualquer pessoa com uma opinião sobre os planos pode apresentar seu caso até o prazo final de 11 de agosto.

O desenvolvedor é Gravity Intuition SA, apoiado por Fundo Vegao mesmo fundo de investimento está por detrás de outro Projeto turístico a realizar no balneário Quinta da Rocha, em Alvor.

O projeto Herdade do Arade está em planejamento há muitos anos, anteriormente com o nome de Morgado de Arge.

Em 2009, o ex-presidente da Câmara Municipal de Portimão afirmou que “nunca houve um projeto ambiental desta magnitude no Algarve”, enquanto Joaquim Luiz Gomes, da gestora de património que gere o Fundo Vega, afirmou mais de uma década depois, em 2021, que o objetivo é transformar o desenvolvimento em A versão Barlavento Algarvia da Quinta do Lago.

“O nosso objetivo é transformar o Morgado de Arge para o Barlavento Algarvio naquilo que a Quinta do Lago é para o Sotavento Algarvio”, disse ao site regional de notícias. informação da sulina, e realça que a área do Morgado de Arge é o dobro da Quinta do Lago.

O próximo passo do projeto está agora dado com a abertura da fase de consulta pública para a avaliação ambiental do seu Núcleo de Desenvolvimento Económico (NDE).

“A Herdade do Arade NDE situa-se numa propriedade rural denominada ‘Morgado de Arge’. A área de NDE difere da área deste imóvel por excluir as áreas de não adjacência territorial a poente da EN124 e zona de circunvalação da A22”, refere o relatório.

Também não está incluída na avaliação a área de uma central fotovoltaica, que foi aprovada em projeto autónomo e já se encontra construída, e as sete albufeiras para as quais é exigida uma “autorização de utilização autónoma”.

IMAGEM: FUNDO VEGA

Ou seja, a área está dividida em três áreas: o edifício rural Morgado de Arge com 1.408 hectares; a área de NDE da Herdade do Arade de 1.376 hectares e a área de Estudo de Impacto Ambiental de 1.241 hectares.

No entanto, os promotores afirmam que apenas 111 hectares de terra serão usados ​​para construção.

O NDE prevê a construção de vários empreendimentos turísticos (hotéis, aldeamentos turísticos e um parque de campismo glamping de luxo) num total de 3.238 camas turísticas.

Estão também previstos um complexo residencial (105 habitações para 655 habitantes), estabelecimentos comerciais, restaurantes e bares, bem como parques temáticos e um centro de recreação náutica na margem do rio Arade com 10 atracações para navios até oito metros de comprimento e três berços para navios marítimo-turísticos.

O projeto prevê ainda uma zona agrícola e instalações agrícolas (e.g. centro hípico, adega e produção de mel, licores e aguardente).

Para compensar alguns dos “impactos negativos” identificados no estudo – como a erosão do solo, a alteração dos níveis de ruído, o impacto do projeto na fauna e o impacto visual do projeto – uma área de 675 hectares foi dedicada à natureza conservação (Espaço Natural do Arade).

A Herdade do Arade vai incluir ainda um centro desportivo de um hectare com relvados e campos de futebol, futsal, padel e ténis, bem como um spa e centro de bem-estar.

“O desenvolvimento e modernização do concelho de Portimão exige projetos de elevada qualidade que proporcionem novas competências, quer no turismo quer noutras áreas afins que contribuam para o reconhecimento nacional e internacional da região e do concelho como destino de qualidade. ‘ os desenvolvedores dizem no relatório.

“O conceito do projeto a desenvolver na Herdade do Arade cumpre todos os requisitos que o município de Portimão quer ver reunido nos projetos a realizar no seu território. O turismo de natureza é praticamente inexistente no Algarve, apesar do potencial dos recursos endógenos da região. “Este é o conceito geral do projeto Herdade do Arade”, acrescentam.

A construção do resort deverá gerar 480 empregos, seguidos de aproximadamente 800 empregos após a conclusão do empreendimento (ou 1.800 empregos diretos e indiretos).

O “investimento inicial” necessário é de cerca de € 302 milhões, dizem os desenvolvedores, acrescentando que o resort deve levar 11 anos para ser concluído em cinco fases.

Por Michael Bruxo
[email protected]



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Enorme “eco-resort” projectado para Portimão

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×