Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Atenas em alerta enquanto a Turquia inclui jatos F-16 nas negociações suecas da OTAN – EURACTIV.com

O governo grego está acompanhando de perto o debate sobre a posição da Turquia sobre a adesão da Suécia à OTAN, suspeitando que o pedido de Ancara a Washington para atualizar sua frota de caças F-16 poderia fazer parte do “bazar”.

A suspensão do veto da Turquia à adesão da Suécia à OTAN será o foco da cúpula da Aliança do Atlântico Norte desta semana em Vilnius.

Durante uma conversa telefônica entre o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan e seu homólogo americano no domingo, o primeiro disse que Estocolmo havia tomado medidas na direção certa para permitir que Ancara ratificasse sua candidatura, citando um tratado antiterrorista aprovado pela Suécia.

No entanto, ele acrescentou que as medidas não estavam ajudando, pois os apoiadores do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) continuaram a realizar manifestações na Suécia.

De acordo com a Turquia, os dois líderes concordaram em se encontrar à margem da cúpula da OTAN em Vilnius e discutir as relações bilaterais Turquia-EUA e “questões regionais”.

Sobre essas questões regionais, Atenas teme que a Turquia queira enfatizar seu apelo de longa data para que os EUA modernizem sua frota de caças F-16.

“A Turquia pretende modernizar sua aeronave F-16. E [Greek Prime Minister Kyriakos] Mitsotakis na Grécia também está procurando ajuda”, disse Biden CNN em entrevista.

“E o que estou tentando fazer aqui, francamente, é algo como um consórcio onde fortalecemos a OTAN em termos de capacidade militar grega e turca e permitimos a entrada da Suécia. Mas é isso.” no jogo. Ainda não acabou.”

Em Atenas, a declaração de Biden foi interpretada como o pedido do F-16 da Turquia como parte do “bazar” mais amplo para admitir a Suécia na OTAN.

Em particular, a Grécia está exigindo garantias de que esses jatos F-16 não serão usados ​​contra Atenas como parte de uma disputa naval em andamento no Mar Egeu, com sobrevoos diários sobre ilhas que desafiam a soberania grega.

Seis legisladores dos EUA enviaram uma carta ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, pedindo um mecanismo de monitoramento para garantir que a Turquia não use os novos caças F-16 para violar a soberania grega no mar Egeu.

Eles observaram que, se um acordo para vender F-16 e equipamentos de modernização para a Turquia for considerado, “exigimos que qualquer acordo final inclua mecanismos para parar, atrasar ou retirar a transferência de tais armas, se a Turquia implementar ações que ameacem ou prejudiquem”. “Os interesses de segurança nacional dos EUA e a unidade da aliança da OTAN”, diz a carta.

Erdoğan e Mitsotakis devem se encontrar à margem da cúpula da OTAN, no que ambos os lados veem como uma “janela de oportunidade” para remodelar seus laços bilaterais, especialmente depois que os dois líderes triunfaram nas últimas eleições.

Segundo fontes do governo grego, o bom momento após os terremotos devastadores – durante os quais a Grécia mostrou sua solidariedade – e a reeleição de dois novos governos com um novo mandato popular abre “uma janela para a retomada das relações greco-turcas”.

Analistas suspeitam que a oposição em ambos os países desmoronou após as eleições, dando a Atenas e Ancara amplo espaço para discutir questões intocáveis.

Uma postagem no Facebook do ex-ministro das Relações Exteriores Nikos Kotzias chamou a atenção da mídia local na semana passada, quando ele disse: “O governo da Nova Democracia está preparando importantes negociações de saída sobre questões nacionais”.

(Sarantis Michalopoulos | EURACTIV.com)

Leia mais com EURACTIV



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Atenas em alerta enquanto a Turquia inclui jatos F-16 nas negociações suecas da OTAN – EURACTIV.com

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×