Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Presidentes da Colômbia e do Brasil prometem trabalhar juntos para proteger a Amazônia

BOGOTÁ (Reuters) – Os presidentes do Brasil e da Colômbia discutiram a coordenação regional para combater o desmatamento e proteger a maior e mais biodiversa floresta tropical do mundo em uma reunião na cidade amazônica colombiana de Leticia no sábado.

“Meu governo pretende acabar com a extração ilegal de madeira até 2030”, disse o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu uma melhor coordenação regional e global. “Este é um compromisso que os países amazônicos podem assumir juntos na próxima Cúpula de Belém”.

O encontro entre Lula e o presidente colombiano Gustavo Petro ocorreu após conversas em Letícia no início desta semana entre ministros do meio ambiente de países amazônicos, incluindo a colombiana Susana Muhamad, a peruana Albina Ruiz Rios e o venezuelano Josué Lorca, entre outros.

Tanto Petro quanto Lula, que assumiram o cargo há menos de um ano, pediram às nações ricas que forneçam fundos para ajudar os países sul-americanos a proteger a Amazônia, que se acredita ser a chave para combater a mudança climática global.

Os encontros em Leticia antecipam uma cúpula de países amazônicos que o Brasil sedia em agosto na cidade de Belém, na foz do Amazonas.

A próxima cúpula é uma tentativa de fazer com que as nações da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica atuem juntas para proteger as florestas e promover o desenvolvimento sustentável em uma região ameaçada por madeireiros ilegais e garimpeiros, contrabandistas de animais e narcotraficantes.

A organização foi fundada em 1978 por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A Guiana Francesa, um território ultramarino da França, é convidada para as reuniões.

(Reportagem de Anna-Catherine Brigida, texto de Anna-Catherine Brigida e Oliver Griffin; edição de Alistair Bell)



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Presidentes da Colômbia e do Brasil prometem trabalhar juntos para proteger a Amazônia

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×