Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cientistas encontram buraco de gravidade assustador no fundo do oceano

Por Sckylar Gibby-Brown | Atualizada

Aviso: este artigo pode aumentar sua talassofobia (medo do mar). Como todos sabemos, o Oceano guarda muitas coisas assustadoras e desconhecidas. Também inclui muitas coisas assustadoras e familiares, como o horrível “Gravity Hole” que se estende por mais de um milhão de milhas quadradas nas profundezas do Oceano Índico.

Este “buraco de gravidade” não é tecnicamente um buraco no oceano, mas uma área onde os geofísicos descobriram que a gravidade da Terra é muito menor do que no resto do mundo.

De acordo futurismoNas profundezas da vasta extensão do Oceano Índico, encontra-se um fenômeno desconcertante que fascina os cientistas há décadas – um gigante “buraco gravitacional”. Tudo o que aprendemos sobre a gravidade desde que a maçã caiu na cabeça de Newton se perde aqui.

Este “buraco de gravidade” não é tecnicamente um buraco no oceano, mas uma área onde os geofísicos descobriram que a gravidade da Terra é muito menor do que no resto do mundo.

O Gravity Hole é uma depressão enigmática na crosta terrestre que desafia a compreensão convencional da gravidade e oferece uma visão fascinante da antiga evolução geológica do planeta.

Como a Terra não é uma esfera perfeita, a atração gravitacional varia dependendo da localização. A superfície do planeta tem altos e baixos erráticos, e esses baixos incluem o “buraco” no fundo do Oceano Índico, descoberto em 1948.

Em um novo estudo publicado na Geophysical Research Letters, Attreyee Ghosh e Debanjan Pal, do Indian Institute of Science, examinaram detalhadamente o Geoid Low do Oceano Índico (IOGL) e descobriram que o nível do mar é cerca de 350 pés mais baixo neste buraco de gravidade particular do que o média global.

A superfície do planeta tem altos e baixos erráticos, e esses baixos incluem o “buraco” no fundo do Oceano Índico, descoberto em 1948.

Para descobrir por que esse fenômeno ocorreu, Ghosh e Pal realizaram mais pesquisas e desenvolveram uma teoria convincente de como o IOGL se originou.

A causa do buraco gravitacional

Os pesquisadores acreditam que o buraco gravitacional IOGL foi formado como resultado do “African Blob”, uma massa gigante a mais de 600 milhas abaixo da superfície da África que foi empurrada para baixo do Oceano Índico.

Acredita-se que essa “bolha” venha de restos do fundo do mar do antigo oceano Tethys, que existia entre os supercontinentes Laurásia e Gondwana há mais de 200 milhões de anos.

Cerca de 120 milhões de anos atrás, quando o subcontinente indiano se moveu para o norte, o Oceano Índico formou-se na região anteriormente ocupada pelo Oceano Tétis. O estudo de Ghosh e Pal sugere que cerca de 20 milhões de anos atrás, nuvens de magma quentes e de baixa densidade ao redor da área interagiram com placas de subsidência do que restou do Oceano Tethys no manto da Terra.

Essa interação provavelmente levou à forma atual do IOGL, ampliou a anomalia gravitacional do Oceano Índico e criou esse enorme buraco gravitacional.

Embora o estudo de Ghosh e Pal forneça informações valiosas sobre a formação do IOGL, inúmeras questões permanecem sem resposta porque, mesmo por meio de simulações de alta tecnologia, nunca podemos saber totalmente o que levou à formação desse buraco gravitacional.

O estudo de Ghosh e Pal é uma teoria convincente, mas outros fatores também podem ter contribuído para a existência do IOGL. No entanto, quanto mais estudamos as anomalias da Terra, mais podemos começar a juntar as peças do passado do nosso planeta e descobrir como e por que coisas estranhas como buracos gravitacionais existem na superfície da Terra.




This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Cientistas encontram buraco de gravidade assustador no fundo do oceano

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×