Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

WMRA regressa a Portugal

Foto: corsainmontagna.it/Marco Gulberti

A segunda prova Gold Label do Campeonato do Mundo Valsir Mountain Running deste ano terá lugar no próximo dia 2 de julho na Corrida Vertical Montemuro no concelho de Castro Daire, Portugal.

É apenas a terceira edição desta prova e a sua segunda inclusão no Mundial, mas já se revela um clássico.

A nossa primeira visita do Mundial a Castro Daire foi em 2022 e foi também a primeira visita do Mundial a Portugal. A pista e a Corrida não decepcionaram e foi uma dobradinha queniana para Joyce Njeru e Patrick Kipgeno. Infelizmente, Kipngeno não retornará este ano, mas Njeru retornará devido a uma Copa do Mundo de sucesso. Vamos dar uma olhada na corrida e quem podemos esperar ver na linha de largada este ano.

Crédito da foto: Marco Gulberti

Uma região repleta de esportes de montanha

A região de Castro Daire está a desenvolver uma certa notoriedade nos desportos de montanha, tendo trabalhado arduamente nos últimos anos para desenvolver as suas potencialidades para o running e o ciclismo. Existe um circuito local com oito provas de corrida de montanha e a Corrida Vertical de Montemuro acolhe há dois anos o Campeonato de Portugal de Corrida de Montanha.

A Corrida Vertical de Montemuro começa nos 434m em Parada de Ester, logo acima do rio Paiva. O primeiro quilômetro leva os corredores pelas ruas antes de virar à esquerda e correr para o norte em direção ao cume do Montemuro. É aqui que a subida realmente começa, e os atletas descansam pouco ou nenhum, enquanto, após uma subida final terrivelmente íngreme a 1.317m, é mais ou menos ininterrupta até o final.

São 10,2km no total, 980m+ e 106m-, colocando a prova na categoria Classic Mountain. Grande parte do percurso é em bons caminhos e executáveis, com algumas seções em declive onde movimentos cruciais podem ser feitos. O evento do Ano Passado mostrou que este é um percurso onde veremos algumas corridas rápidas.

Atletas de classe mundial no início

Joyce Njeru (KEN) estará de volta como vencedora e depois de seu terceiro lugar na recente corrida clássica no Campeonato Mundial de Hill Climb e Trail Running, ela pode ser difícil de bater. Todo o pódio feminino do ano passado estará de volta este ano, com Susanna Saapunki (FIN) e Camilla Magliano (ITA) também retornando.

Pódio feminino do ano passado: Magliano, Njeru, Saapunki. Crédito da foto: Marco Gulberti

Mas eles enfrentarão ainda mais competição este ano se quiserem voltar ao pódio. Espera-se que o Scout Adkin (GBR), que acabou de terminar em 8º na corrida de subida e 12º na corrida clássica no Campeonato Mundial, esteja lá. Lucy Wambui (KEN) é sempre uma pessoa a observar e vai juntar-se a Charlotte Cotton (BEL) que terminou em 9º aqui no ano passado, bem como a uma série de fortes atletas portugueses, incluindo Joana Soares, que foi a última 6ª colocada do ano, será a vez do detentor do recorde do percurso.

Das alturas nos EUA a caminho do primeiro lugar

Kipgeno pode não estar lá, mas o vice-campeão masculino de 2022 estará. Zak Hanna (IRL) ficou em 4º lugar na Broken Arrow Vertical Race há duas semanas e também será um forte candidato aqui. Mas ele enfrentará a concorrência de um campo muito internacional de homens.

Marek Chrascina (CZE), quarto no ano passado e medalhista de bronze no Campeonato Mundial de 2019, retornará. Raul Criado (ESP) está rapidamente se tornando um nome familiar nas corridas da Copa do Mundo e se juntará a Castro Daire depois de dois 11º lugares em Broken Arrow.

Alex Baldaccini (ITA) é outro grande nome na lista de inscritos, pois foi nosso campeão geral da Copa do Mundo Masculina de 2017. Alexandre Ricard e Remi Leroux do Canadá, Pablo Camescasse (ESP), Alric Petit (FRA), um grupo de jovens atletas britânicos, incluindo Matthew Knowles e vários atletas locais fortes farão uma luta interessante na Copa do Mundo.

Podemos até ver alguns novos talentos empolgantes emergindo de homens e mulheres, assim como fizemos com Broken Arrow.

A corrida feminina começa no domingo às 10h, a corrida masculina segue às 10h10. Estamos ansiosos para trazer a você toda a ação ao vivo por meio de nossos canais de mídia social também as contas WMRA.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

WMRA regressa a Portugal

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×