Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Matadouro do DESTE em Hydra explora o impacto da tecnologia na imaginação humana

DESTE apresenta a exposição Dream Machines em Hydra, Grécia

De 20 de junho a 30 de outubro de 2023, o Matadouro da Fundação DESTE em Hydra, Grécia apresenta Dream Machines, com curadoria de Daniel Birnbaum e Massimiliano Gioni. O Exibição explora o impacto da tecnologia na imaginação humana, apresentando uma gama diversificada de obras, desde a reinterpretação de Ulf Linde do moedor de café de Marcel Duchamp (1911), descrito por André Breton como uma máquina infernal, até uma seleção de experimentos recentes que exploram o império virtual.

Instalada dentro e ao redor do espaço cavernoso, a exposição combina empréstimos da coleção Dakis Joannou com obras recém-encomendadas. A exposição apresenta personalidades históricas como Duchamp e Wilhelm Reich, importantes artistas contemporâneos e artistas consagrados como jeff koons, Pipilotti Riste Pamela Rosenkranz, bem como uma série de desajustados autodidatas.

Outro evento significativo também ocorreu durante a abertura da exposição – a cerimônia oficial de entrega do Apollo Wind Spinner de Jeff Koons (2020-22) para a comunidade Hydra. A obra foi instalada pela primeira vez para a exposição de 2022 no Matadouro Jeff Koons Apolloe ficará permanentemente instalado na ilha, tornando-se um dos seus novos marcos.


Deste sobre tecno-otimismo e tecno-ceticismo

Com o nome da influente máquina dos sonhos de Brion Gysin dos anos 1960, que figuras notáveis ​​como William S. Burroughs, Kurt Cobain, Allen Ginsberg, Brian Jones e Paul McCartney acreditavam ter o potencial de revolucionar a consciência humana, a exposição trata de momentos esperançosos e preocupantes em história.

A exposição reflete que, embora os artistas sempre tenham abraçado as novas tecnologias, a atitude predominante do mundo da arte em relação à tecnologia moderna nem sempre foi de entusiasmo desenfreado. Apesar das explosões ocasionais de tecno-otimismo em movimentos como o Futurismo Italiano, o Construtivismo Russo e o EAT (Experimentações em Arte e Tecnologia) na década de 1960, importantes filósofos e teóricos críticos, incluindo os expoentes obstinados da Escola de Frankfurt, como Walter Benjamin e Theodor Adorno, adotou uma atitude cética em relação à tecnologia. Esse ceticismo considerava qualquer forma de afirmação lúdica ou entusiasmo pela tecnologia como ingênua, na melhor das hipóteses. De acordo com essa visão, a razão técnica incorpora o controle hegemônico e a subjugação exploradora da natureza. Seu efeito alienante é visto como uma contradição a formas mais autênticas de experiência, como o encontro com a grande arte.

“Num momento em que não podemos mais imaginar um mundo sem tecnologia, é importante perguntar como nós (os habitantes deste planeta) imaginamos o mundo e suas máquinas.” partilha a equipa da Fundação DESTE (mais informações podem ser encontradas aqui). Aqui). “Fotografia, cinema, rádio, televisão, vídeo, computadores, realidade virtual, tecnologia blockchain: a introdução de novas máquinas está continuamente mudando as possibilidades de expressão artística.”


Urs Fischer, giz e queijo, 2022 © Urs Fischer; Cortesia do artista e Sadie Coles HQ, Londres, vista da instalação, Dream Machines Deste Foundation Project Space, Slaughterhouse, Hydra (20 de junho a 30 de outubro de 2023) | Imagem de Pinelopi Gerasimou

Como compartilha DESTE, Walter Benjamin foi quem viu uma qualidade profética em certas obras que sugeriam tecnologias ainda a serem desenvolvidas. Exemplos de tal previsão podem ser encontrados em romances do século 19 que pareciam antecipar o cinema, como o Morro dos Ventos Uivantes, de Jane Brontë, que parece um roteiro. Da mesma forma, as narrativas ramificadas de Jorge Luis Borges sugeriram aspectos da ficção hipertextual. “A noiva despida nua por seus solteiros, pares (o vidro grande)” de Duchamp é considerado um precursor do espaço virtual. Em 1967, John Cage explorou como a mídia eletrônica estende a mente humana além do indivíduo, conectando-nos a um ambiente virtual compartilhado.

A cultura e arte popular de hoje estão repletas de fantasias de mundos simulados e reinos virtuais. A vanguarda tecnológica apresenta dispositivos óticos que prometem sonhos elétricos futuristas. Ray Kurzweil, um proeminente tecno-otimista, prevê um futuro próximo em que a realidade virtual se tornará totalmente realista e imersiva e ocupará a maior parte do nosso tempo. Kurzweil prevê que o rápido avanço da tecnologia levará à Singularidade, uma era de crescimento exponencial e mudança transformadora onde as máquinas podem superar a inteligência humana e se tornar seres sencientes. Essa visão representa um momento disruptivo em nosso desenvolvimento.


Judith Hopf, Phone User 5, 2021 – 2022, cortesia do artista Kaufmann Repetto Milão/Nova York e Deborah Schamoni Vista da instalação, Dream Machines DESTE Foundation Project Space, Slaughterhouse, Hydra (20 de junho a 30 de outubro de 2023) | Imagem de George Skordaras

Os críticos do capitalismo cognitivo levantam preocupações sobre a expectativa de que todo o planeta possa evoluir para uma máquina inteligente, que as tecnologias digitais possam permitir uma economia de vigilância e potencialmente pôr em perigo os direitos humanos essenciais. “Novas zonas de fricção criativa serão criadas?” No futuro, os artistas devem celebrar as novas tecnologias ou devem fazer parte de uma nova resistência? DESTE pergunta através da exposição Dream Machines.

“É claro que a tecnologia em si não oferece solução. A IA aberta do ChatGPT responde a essa pergunta de uma maneira caracteristicamente sem sentido: em última análise, cabe a cada artista decidir se celebra ou resiste às novas tecnologias. Ambas as abordagens podem ser válidas e resultar em arte interessante e instigante.”



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Matadouro do DESTE em Hydra explora o impacto da tecnologia na imaginação humana

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×