Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Imagens cerebrais revelam vários subtipos de transtorno depressivo maior

Resumo: Um estudo recente usou imagens cerebrais para identificar vários subtipos de Transtorno Depressivo Maior (MDD). O estudo, que analisou a conectividade funcional no cérebro, envolveu mais de 2.000 participantes.

Os resultados revelam dois subtipos distintos de MDD, cada um caracterizado por padrões distintos de conectividade cerebral, apontando para a complexidade subjacente da depressão. O trabalho pode ajudar a desenvolver estratégias precisas de diagnóstico e tratamento para cada subtipo neurofisiológico específico de depressão.

Fatos importantes:

  1. O estudo identificou dois subtipos distintos de transtorno depressivo maior, cada um caracterizado por diferentes padrões de conectividade cerebral.
  2. Um subtipo apresentou desvios positivos graves na rede de modo padrão, áreas límbicas e subcorticais e desvios negativos nos domínios sensório-motor e de atenção.
  3. Essas descobertas podem abrir caminho para o desenvolvimento de candidatos a biomarcadores de imagem que possam orientar estratégias precisas de diagnóstico e tratamento adaptadas ao subtipo neurofisiológico específico de cada paciente.

Fonte: De outra forma

O transtorno depressivo maior (MDD) não é apenas uma das doenças mentais mais comuns, afetando mais de 8% dos americanos, mas também varia muito de pessoa para pessoa.

Os pesquisadores começaram recentemente a avançar na compreensão da neurofisiologia subjacente a diferentes subtipos de depressão, o que poderia acelerar o desenvolvimento de melhores tratamentos, mas ainda há muito a ser descoberto.

Agora um novo estudo em Psiquiatria Biológica identifica vários subtipos de MDD usando imagens do cérebro.

Um subtipo de pacientes apresentou anormalidades positivas graves – sugerindo conectividade cerebral aumentada – na rede de modo padrão, áreas límbicas e subcorticais e anormalidades negativas nos domínios sensório-motor e de atenção. Crédito da foto: Neuroscience News

John Krystal, MD, Editor do Psiquiatria Biológica, disse sobre o trabalho: “Sabemos há muito tempo que distúrbios como a depressão maior são muito heterogêneos. Este estudo de uma grande amostra de pacientes deprimidos fornece pistas que podem ser seguidas na subtipagem da depressão com base em testes de ressonância magnética funcional (fMRI), que medem o grau de coordenação entre regiões do cérebro, também conhecido como “conectividade funcional”.

Os pesquisadores usaram fMRI em estado de repouso coletados em vários locais clínicos de uma grande coorte de mais de 1.000 pacientes com MDD e mais de 1.000 controles saudáveis ​​(HC). O estudo utilizou o chamado modelo normativo, que utiliza dados de uma grande população de referência para quantificar os desvios individuais, de forma semelhante às tabelas de crescimento utilizadas pelos pediatras.

Os pesquisadores examinaram a conectividade funcional entre regiões do cérebro e mapearam anormalidades funcionais individuais em pacientes com MDD em comparação com essa previsão normativa ao longo da vida.

Autor principal Mingrui

Um subtipo de pacientes apresentou anormalidades positivas graves – sugerindo conectividade cerebral aumentada – na rede de modo padrão, áreas límbicas e subcorticais e anormalidades negativas nos domínios sensório-motor e de atenção.

O segundo subtipo de pacientes apresentou um padrão de desvio mais leve e oposto, destacando a heterogeneidade da depressão no nível neurofisiológico.

Os autores especulam que a atividade alterada pode estar relacionada à ruminação em pessoas com TDM.

O trabalho é particularmente empolgante porque muda o campo para a busca de biomarcadores, ou marcadores biológicos, de depressão que atualmente dependem de sintomas clínicos relatados pelo paciente para diagnóstico, tratamento e prognóstico. Os biomarcadores podem oferecer uma oportunidade para melhorar todos esses aspectos do tratamento do MDD.

dr

“As implicações desta pesquisa são abrangentes e fornecem informações valiosas sobre o desenvolvimento de candidatos a biomarcadores de imagem.

“Esses biomarcadores têm o potencial de orientar futuras estratégias precisas de diagnóstico e tratamento adaptadas ao subtipo neurofisiológico específico de cada paciente”.

dr

“Esta abordagem abre novos caminhos para a medicina de precisão e promete melhorar as intervenções terapêuticas na depressão”.

Sobre esta notícia da pesquisa sobre depressão

Autor: Eileen Leahy
Fonte: De outra forma
Contato: Eileen Leahy-Elsevier
Foto: A imagem é do Neuroscience News

Pesquisa original: Acesso fechado.
“Mapeamento de subtipos neurofisiológicos de transtorno depressivo maior usando modelos normativos do conectoma funcional” por Mingrui Xia et al. Psiquiatria Biológica


Abstrato

Mapeamento de subtipos neurofisiológicos de transtorno depressivo maior usando modelos normativos do conectoma funcional

fundo

O transtorno depressivo maior (TDM) é um transtorno extremamente heterogêneo que se apresenta tipicamente na adolescência e pode ocorrer durante a vida adulta. Ainda há uma falta de descoberta quantitativa da heterogeneidade de anormalidades de conexão funcional individual em MDD e identificação de subtipos de MDD neurofisiológicos reprodutivelmente distintos ao longo da vida, o que poderia fornecer informações promissoras para diagnóstico preciso e previsão de tratamento.

métodos

Usando dados de ressonância magnética funcional em estado de repouso de 1.148 pacientes com MDD e 1.079 controles saudáveis ​​(com idades entre 11 e 93 anos), realizamos a maior análise multisítio de subtipagem neurofisiológica de MDD até o momento. Primeiro, caracterizamos trajetórias típicas de conectividade funcional ao longo da vida usando o modelo normativo e mapeamos quantitativamente os desvios individuais heterogêneos em pacientes com TDM. Em seguida, identificamos subtipos neurobiológicos de MDD usando um algoritmo de agrupamento não supervisionado e avaliamos a reprodutibilidade entre os locais. Por fim, validamos as diferenças de subtipos nas variáveis ​​clínicas basais e na capacidade prognóstica para o tratamento longitudinal.

Resultados

Nossos resultados indicam uma grande heterogeneidade intersujeito na distribuição espacial e gravidade das anormalidades funcionais do conectoma em pacientes com TDM, levando à identificação de dois subtipos neurofisiológicos reprodutíveis. O subtipo 1 apresentou aberrações severas com aberrações positivas no modo padrão, áreas límbicas e subcorticais e aberrações negativas nos domínios sensório-motor e de atenção. Em contraste, o subtipo 2 mostrou um padrão de desvio moderado, mas inverso. Mais importante, as diferenças de subtipo foram observadas nas pontuações dos itens deprimidos e na capacidade de prever o viés da linha de base para os resultados do tratamento com antidepressivos.

Conclusões

Esses resultados esclarecem nossa compreensão dos vários mecanismos neurobiológicos subjacentes à heterogeneidade clínica do TDM e são essenciais para o desenvolvimento de tratamentos personalizados para esse distúrbio.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Imagens cerebrais revelam vários subtipos de transtorno depressivo maior

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×