Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Algarve recebe a primeira Gala Michelin só para Portugal

Portugal ganha finalmente o seu próprio guia Michelin!

O Algarve foi escolhido como anfitrião primeira Gala Michelin totalmente portuguesa.

o evento acontece NAU Palácio dos Salgados e Centro de Congressos na Guia, Albufeira 27 de fevereiro de 2024 e marca o início da primeiro guia Michelin dedicado exclusivamente a restaurantes portugueses.

Cerca de 500 convidados são esperados no evento de gala, disse Nuno Ferreira, representante do Guia Português Michelin, em conferência de imprensa esta sexta-feira (2 de junho) na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.

chef algarvio Rui Silvestrequem tem uma estrela Michelin pelo seu trabalho no Vistas em Vila Nova de Cacela e Duas estrelas Michelin chef Dieter Koschina, do restaurante Vila Joya, em Albufeira, foram confirmados como “coordenadores gastronómicos” do evento.

“Você vai supervisionar o jantar, preparado por um leque alargado de chefs do Guia Michelin no Algarve. Esta seleção será feita pelo grupo de inspetores do Guia e será comunicada alguns meses antes da cerimónia num evento dedicado para o efeito”, adiantou Nuno Ferreira.

“Cada chef vai usar as suas próprias influências, técnicas, inspirações e personalidades para trabalhar com os produtos que esta região lhes oferece e criar pratos que trazem alegria a quem os prova”, acrescentou.

Esta é a primeira vez que o guia Michelin publica uma edição própria para Portugal. Desde 2009, cada edição é apresentada numa cerimónia ibérica. geralmente realizada em uma cidade espanhola, exceto em 2018, quando Lisboa sediou o evento. Em 2022, Toledo na Espanha foi escolhida como a cidade.

“Acreditamos no potencial de desenvolvimento atual da gastronomia portuguesa e queremos ajudar a posicionar Portugal internacionalmente, dedicando-nos e apostando na identidade gastronómica de Portugal”, explicou Ferreira.

As autoridades nacionais e regionais de turismo apoiaram a ideia desde o início, disse o representante, acrescentando que acreditam nela O Guia Michelin pode atuar como “parceiro” na promoção da gastronomia e vinhos nacionais e regionais.

Esta região é conhecida por seu clima, praias e belezas naturais. Mas a gastronomia também é um excelente cartão de visita“, disse, destacando-se em particular os famosos peixes e mariscos algarvios.

“Vamos trabalhar arduamente para fazer desta cerimónia um evento muito especial e relevante para a região e para o país”, disse Ferreira, acrescentando que a “junção das valências desta região” com o “reconhecimento internacional do guia Michelin” um sucesso é “receita que reforça o posicionamento da identidade gastronómica do Algarve enquanto destino turístico e gerador de valor económico”.

O chefe Rui Silvestre também elogiou a iniciativa e disse esperar que ela conduza a mais eventos gastronómicos no Algarve, “não só no verão mas durante todo o ano para dinamizar a economia regional”.

Entretanto, o chefe do Turismo do Algarve, João Fernandes, disse que o Algarve é um… “escolha justa” para acolher a primeira gala exclusiva da Michelin em Portugalgraças à sua cozinha tradicional para jantares finos e restaurantes com estrelas Michelin.

“É também uma oportunidade para promover um destino que já tem muita exposição”, disse Fernandes, destacando que o evento vai atrair cerca de 150 chefs e vários críticos gastronômicos, entusiastas da culinária e representantes da mídia.

Fernandes sublinhou ainda que a Associação de Turismo do Algarve (RTA) está desde há muito envolvida no desenvolvimento de guias gastronómicos, guias regionais de vinhos e iniciativas de capacitação.

A Direção organiza ainda programas como o Algarve Cooking Vacations e o atual projeto Algarve Craft & Food, que alia o artesanato à gastronomia e à dieta mediterrânica – reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O responsável do turismo referiu ainda alguns dos mais importantes eventos gastronómicos do Algarve, como a Festa da Sardinha em Portimão, a Festa do Marisco em Olhão, a Caldeirada e Festa do Mar em Armação de Pêra, a Feira da Laranja em Silves e a Rota Regional das Tapas (Rota). do Petisco).

Fernandes também elogiou o trabalho desenvolvido nas escolas de hotelaria e turismo do Algarve.

Não é por acaso que temos oito dos 38 restaurantes com estrelas Michelin em Portugaleu, com dois dos sete restaurantes de duas estrelas do Algarve. “É um esforço de longo prazo que inclui uma série de investimentos que contribuem para a excelência da região”, disse o chefe da RTA.

“Realmente fizemos um trabalho significativo que nos colocou em uma posição vencedora hoje”, acrescentou.

Luís Araújo, presidente da agência nacional de turismo Turismo de Portugal, destacou também os progressos de Portugal, que justificam a introdução de um guia turístico exclusivamente português.

“A gastronomia e o vinho foram incluídos na estratégia 2027 em 2017 como um dos dez principais ativos para fortalecer Portugal como destino turístico. Os turistas que nos visitam referem frequentemente que a simpatia das pessoas e a gastronomia foram os que mais os surpreenderam”, disse.

Como resultado, O volume de pesquisas sobre gastronomia portuguesa aumentou 26%ele explicou.

“É hora de deixarmos de ser conhecidos apenas depois da visita (pela nossa gastronomia) e de sermos o motivo da escolha da viagem. E esta parceria com a Michelin vai ajudar-nos a posicionar a nossa gastronomia tradicional e inovadora num patamar superior e noutra dimensão”, afirmou Araújo.

Abordou ainda a possibilidade de acolher a gala no Algarve, explicando que é e vai funcionar como “uma das regiões mais importantes do país”. “Reconhecimento do papel que os chefs algarvios têm desempenhado na promoção da nossa gastronomia.

“Hoje é só o começo. Temos uma série de eventos planejados até fevereiro. Preparámos uma campanha para promover a nossa gastronomia, sobretudo a nível internacional”, referiu.

Araújo acrescentou que o Turismo de Portugal destinou um orçamento de 700 mil euros exclusivamente para investimentos no setor da restauração no período 2023-24.

Portugal recebeu 45 estrelas Michelin nas edições espanhola e portuguesa do Guia Michelin 2023, Todos os novos restaurantes com estrelas Michelin estão localizados em Lisboa (Encanto, Kabuki Lisboa e Kanazawa) e Porto (Euskalduna Studio e Le Monument).

No Algarve, Ocean (Porches) e Vila Joya (Albufeira) mantiveram as duas estrelas, enquanto Vistas (Vila Nova de Cacela), Vista (Portimão), Bon Bon (Carvoeiro), Gusto by Heinz Beck (Almancil), Al Sud Palmares (Lagos) e A Ver Tavira (Tavira) mantiveram uma estrela.

Por Michael Bruxo

[email protected]


This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Algarve recebe a primeira Gala Michelin só para Portugal

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×