Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

IEA no centro das discussões dos líderes mundiais sobre energia e clima na cúpula do G7 – Notícias

Falando aos líderes reunidos para a cúpula do G7 neste fim de semana em Hiroshima, Japão, o diretor executivo da IEA, Fatih Birol, enfatizou o rápido progresso global na adoção de energia limpa e a necessidade de agir para garantir que o caminho para emissões líquidas zero seja pavimentado o mais rápido e com a maior segurança possível.

A cúpula foi presidida pelo primeiro-ministro japonês Fumio Kishida como parte da presidência do G7 do Japão em 2023. Estiveram presentes os chefes de estado e de governo dos estados membros do G7 e da Austrália. Brasil; Comores, atual Presidente da União Africana; as Ilhas Cook, atual presidente do Fórum das Ilhas do Pacífico; Coréia; Índia, atual líder do G20; Indonésia, atual presidente da ASEAN; e Vietnã. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, também participou de uma sessão especial no domingo.

Em uma sessão no sábado sobre energia, clima e meio ambiente, o Dr. Birol dirigiu-se a líderes empresariais sobre a mais recente avaliação da AIE sobre os mercados globais de energia, enfatizando que a economia de energia limpa está se desenvolvendo muito mais rápido do que muitas pessoas imaginavam. Ele então discutiu as ações necessárias para garantir que os riscos geopolíticos de segurança energética associados ao petróleo e ao gás, que se tornaram parte do cenário energético global desde a década de 1970, não se repitam na energia limpa.

A IEA foi mencionada em várias áreas-chave nas conversas dos líderes do G7. comunicado e um acompanhante Plano de Ação de Energia Limpa – tanto em relação ao trabalho existente da Agência como para convidá-la a realizar novas análises e atividades – incluindo minerais críticos, fabricação de tecnologia de energia limpa, energia renovável, inovação e redução de emissões nos setores de energia e transporte.

Na véspera da reunião ministerial de Sapporo, em abril, a IEA já havia contribuído com análises para a agenda de energia e clima da presidência do G7 deste ano em muitas áreas importantes e foi destacada em detalhes no comunicado ministerial. Para a Cúpula de Hiroshima, a IEA produziu um novo relatório avaliando os últimos desenvolvimentos nas tecnologias mundiais de produção de energia limpa.

Durante a cimeira, o Dr. Birol manteve conversações bilaterais com muitos dos líderes presentes na cúpula, incluindo o primeiro-ministro Anthony Albanese da Austrália, o presidente Lula da Silva do Brasil, o primeiro-ministro Justin Trudeau do Canadá, o primeiro-ministro Azali Assoumani das Comores, o primeiro-ministro Mark Brown das Ilhas Cook , Presidente Ursula von der Leyen da Comissão Europeia, Presidente Charles Michel do Conselho Europeu, Presidente Emmanuel Macron da França, Chanceler Olaf Scholz da Alemanha, Primeiro Ministro Narendra Modi da Índia, Presidente Joko Widodo da Indonésia, Primeiro Ministro Kishida do Japão, O presidente Yoon Suk Yeol da Coreia, o presidente Rishi Sunak do Reino Unido, o presidente Joe Biden dos Estados Unidos, o primeiro-ministro Phạm Minh Chính do Vietnã e o ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi.

Na manhã de domingo, o dr. Birol participou de uma visita e cerimônia de colocação de coroas de flores no Memorial da Paz de Hiroshima, liderada pelo primeiro-ministro Kishida.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

IEA no centro das discussões dos líderes mundiais sobre energia e clima na cúpula do G7 – Notícias

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×