Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Brasil ganha Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

Brasil ganha Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

O pavilhão brasileiro intitulado Terra [Earth]com curadoria de Gabriela de Matos e Paulo Tavares, ganhou o Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023. Selecionado por um júri composto pelo arquiteto e curador italiano Ippolito Pestellini Laparelli como Presidente, Nora Akawi, Thelma Golden, Tau Tavengwa e Izabela Wieczorek, intervenção vencedora da 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza.propõe repensar o passado para vislumbrar futuros possíveis, trazendo à tona atores esquecidos pelo cânone arquitetônico, em diálogo com os curadores da edição “Laboratório do Futuro”.

Transmissão ao vivo no Site oficial da BienalA cerimônia, realizada no Ca’Giustinian, sede da Bienal de Veneza, também entregou o Leão de Ouro ao melhor participante da mostra internacional O laboratório do futuro“, Para DAAR (Alessandro Petti + Sandi Hilal)enquanto o Leão de Prata é concedido a um jovem competidor promissor no Salão Internacional O laboratório do futuro frequentou Olalekan Jeyifous. Outros reconhecimentos incluíram uma menção especial Thandi LowensonPara Wolff Arquitetos, Ilze Wolff e Heinrich Wolff, para Twenty Nine Studio / Sammy Baloji, e o Pavilhão Nacional do Reino Unido, intitulado Dancing Before the Moon, com curadoria de Jayden Ali, Joseph Henry, Meneesha Kellay e Sumitra Upham.

+5

A Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, com curadoria de Lesley Lokko, que abre ao público hoje, 20 de maio de 2023 e vai até 26 de novembro de 2023, também premiou o especial Lifetime Achievement Golden Lion, concedido a artistas nigerianos will , designer e arquiteto Demas Nwoko. A decisão foi tomada por recomendação da curadora da mostra, Lesley Lokko, e aprovada pela diretoria da La Biennale, presidida por Roberto Cicutto.


Artigo relacionado

A Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 abre ao público em 20 de maio


Continue lendo para obter mais informações sobre os três vencedores do grande prêmio.

Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional

Pavilhão do Brasil: Terra [Earth]/ Gabriela de Matos e Paulo Tavares

Pavilhão do Brasil: Terra [Earth]/ Gabriela de Matos e Paulo Tavares. Imagem © Matteo de Mayda

“É um convite para refletir sobre a Terra como tecnologia antiga e futura. É um convite a pensar como podemos combinar isso com as tecnologias atuais e construir de forma mais respeitosa com o meio ambiente”, Gabriela de Matos, curadora do Pavilhão Brasil, explica ao ArchDaily.

Terra responde ao tema desta edição propondo uma exposição que parte da terra como motivo básico das imaginações, imaginações e narrativas de formação nacional. Reflete sobre o passado, presente e futuro do Brasil, com ênfase na terra como foco de discussão, tanto como elemento poético quanto como elemento concreto do espaço expositivo. Ao cobrir todo o pavilhão com terra, os visitantes têm contato direto com as tradições indígenas e quilombolas e com a prática religiosa do candomblé. A exposição mostra o que diversas pesquisas científicas já comprovaram: Áreas indígenas e áreas quilombolas são as mais bem preservadas do Brasil. Aponta para um futuro pós-clima em que “descolonização” e “descarbonização” andam de mãos dadas. As suas práticas, tecnologias e costumes relacionados com a gestão e produção do território e outras formas de fazer e compreender a arquitetura assentam-se na terra e transportam consigo os saberes ancestrais para redesignar o presente e vislumbrar outros futuros, não só para as comunidades humanas mas também para não-humanos, rumo a um futuro planetário diferente.

Pavilhão do Brasil: Terra [Earth]/ Gabriela de Matos e Paulo Tavares. Imagem © Matteo de Mayda

Em nosso projeto curatorial buscamos perceber essas áreas de uma forma diferente da narrativa canônica hegemônica e destacar a presença ancestral de quilombolas e indígenas que ocuparam essas áreas muito antes. Contar outras histórias é, portanto, também questionar as narrativas canônicas, por isso voltamos a expor Brasília. Um projeto que já foi longamente apresentado, mas aqui apresentado de uma perspetiva diferente, permitindo-nos olhar para uma mesma história com um olhar que permite diferentes interpretações. — Paulo Tavares, Curador do Pavilhão do Brasil.

Pavilhão do Brasil: Terra [Earth]/ Gabriela de Matos e Paulo Tavares. Imagem © Matteo de Mayda

Leão de Ouro para o melhor participante O laboratório do futuro

DAAR (Alessandro Petti + Sandi Hilal)

Leão de Ouro – DAAR (Alessandro Petti + Sandi Hilal). Imagem © Andrea Avezzù

A contribuição do DAAR para o Laboratório do Futuro examina as possibilidades de reapropriação crítica, reutilização e subversão da arquitetura colonial fascista e seu legado modernista. A obra é uma tentativa de profanar o assentamento rural de Borgo rizza (Siracusa, Sicília), construído em 1940 pela Ente di Colonizzazione del Latifondo Siciliano (ECLS, Entidade para a Colonização dos Latifúndios Sicilianos). A sua função era reconquistar, modernizar e repovoar a Sicília, que o regime fascista considerava atrasada, subdesenvolvida e “vazia”. Um projeto arquitetônico semelhante foi adotado pelo planejamento urbano colonial fascista na Líbia, Somália, Eritreia e Etiópia na mesma época. A instalação é uma reprodução em escala da fachada do edifício principal da vila, que os artistas dissecaram em quinze módulos polivalentes que dialogam com diferentes locais (Mostra d’Oltremare em Nápoles, Hansaviertel em Berlim e La Loge) desde maio de 2022. Museu de Bruxelas).

Leão de Prata para um jovem participante promissor O laboratório do futuro

Olalekan Jeyifous

Leão de Prata – Olalekan Jeyifous. Imagem © Marco Zorzanello

Para reparar os danos causados ​​às ecorregiões do continente africano pelas antigas potências coloniais, o African Conservation Effort (ACE) usou sistemas de conhecimento indígenas para desenvolver redes avançadas que sintetizaram energia renovável e tecnologias verdes. O mais importante deles foi o All-Africa Protoport (AAP). A AAP é agora uma rede de complexos de viagem extensos, ecológicos e com emissão zero nas costas dos principais portos do mundo. Até recentemente havia doze AAPs nas seguintes cidades: Lagos, Mombasa, Port Said, Dar es Salaam, Durban, Salvador da Bahia, Nova York, Los Angeles, Port-au-Prince, Barranquilla, Havana e Montego Bay. Um novo complexo AAP, concluído em 1972, está embutido de forma controversa na planície de inundação de Barotse, na província ocidental da Zâmbia, ao contrário de suas contrapartes costeiras. O imaginário AAP Lounge das Barotse Flood Plains é ACE/AAP apresentado no Laboratório do Futuro.

Menção Especial – Wolff Architects. Imagem © Marco Zorzanello
Menção Especial – Pavilhão Britânico. Imagem © Marco Zorzanello
Menção Especial – Twenty Nine Studio / Sammy Baloji. Imagem © Andrea Avezzù
Menção Especial – Thandi Loewenson. Imagem © Matteo de Mayda

Na última edição da Bienal de 2021, os Emirados Árabes Unidos receberam o Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional com Wetland, com curadoria de Wael Al Awar e Kenichi Teramoto, uma entrada explorando a geografia local dos Emirados Árabes Unidos Encontrando alternativas ao cimento, um dos principais emissores globais de dióxido de carbono. O Leão de Ouro para o melhor participante da exposição internacional “How will we live together?” foi atribuído RAUMLABORBERLIN – instâncias da prática urbana enquanto o Leão de Prata para um jovem promissor participante da exposição internacional Como vamos viver juntos? frequentou Ecologias de Fronteira e Faixa de Gaza – Foundation for Achieving Seamless Territory (FAST). Outros reconhecimentos incluíram uma menção especial pela participação nacional das Filipinas e da Rússia, e ao Cave_bureau pela Museu do Antropoceno: Exposição 3.0 Obsidian Rain.

Informações sobre la Bienal de Arquitetura 2023.

Convidamos você a acompanhar a cobertura abrangente do ArchDaily Bienal de Arquitetura de Veneza 2023: O laboratório do futuro.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Brasil ganha Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×