Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Muitos muçulmanos Rohingya de Mianmar mortos por ciclone – residentes, grupo de ajuda

16 Mai (Reuters) – Um grande número de muçulmanos rohingya foi morto em Mianmar quando o ciclone Mocha atingiu o país no fim de semana, disseram moradores locais, um grupo de ajuda e um meio de comunicação nesta terça-feira. Danos significativos foram relatados e muitas áreas ficaram inacessíveis.

O estado de Rakhine, devastado pelo conflito em Mianmar, sofreu o impacto da tempestade de domingo, que desencadeou ventos de até 210 km/h (130 mph), arrancando telhados de casas e provocando uma tempestade que inundou a capital do estado, Sittwe.

A organização de ajuda não-governamental Partners disse no Twitter que houve muitos mortos e feridos, citando suas fontes locais. Um vídeo foi postado mostrando os danos.

A Reuters não pôde verificar de forma independente o número de mortos. A mídia estatal de Mianmar informou na segunda-feira que três pessoas foram mortas.

“Estamos intensificando nossos esforços de resposta para fornecer suprimentos essenciais, como arroz e lonas, às comunidades rohingya afetadas pelo ciclone Mocha, dentro de nossa capacidade”, disse a Partners em outro post no Twitter.

Centenas de milhares de rohingya vivem na região ocidental de Mianmar, uma minoria perseguida que não foi reconhecida por vários governos. Mais de um milhão estão vivendo em campos extensos no vizinho Bangladesh depois de fugir de ataques militares nos últimos anos.

O portal de notícias Myanmar Now, citando moradores locais, informou que 22 rohingyas foram mortos.

A mídia estatal de Mianmar não mencionou nenhuma vítima na terça-feira, mas disse que o chefe da junta, Min Aung Hlaing, visitou Sittwe para avaliar os danos, doar dinheiro e direcionar a resposta.

Cerca de 400.000 pessoas foram evacuadas em Mianmar e Bangladesh antes que a tempestade atingisse a costa no domingo.

O Escritório de Ajuda Humanitária da ONU (OCHA) disse que cerca de 6 milhões de pessoas na região já precisavam de assistência humanitária antes da tempestade, incluindo 1,2 milhão de pessoas deslocadas internamente devido a conflitos étnicos.

Um morador da área, que não quis ser identificado por temer por sua segurança, disse à Reuters que mais de 100 rohingyas foram mortos, com base em estimativas de vários vilarejos que ele disse ter visitado depois.

“Também há muitos desaparecidos da tempestade”, disse ele. “Até agora não recebemos nenhuma ajuda.”

Dois outros moradores contatados pela Reuters também disseram que um grande número de pessoas foi morto, assim como uma fonte diplomática ciente da situação, que não deu detalhes.

A tempestade foi uma das piores desde que o ciclone Nargis varreu partes do sul de Mianmar em 2008, matando quase 140 mil pessoas.

relatórios da equipe da Reuters; escrita de Martin Petty; Editado por Christopher Cushing

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Muitos muçulmanos Rohingya de Mianmar mortos por ciclone – residentes, grupo de ajuda

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×