Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Espanha atingida pela seca está secando, com lagos desaparecendo, colheitas mortas e água transportada em caminhões

A Espanha Atingida Pela Seca Está Secando, Com Lagos Desaparecendo, Colheitas Mortas E água Transportada Em Caminhões

Catalunha, Espanha (CNN) Parado em seu campo de milho raquítico e murcho, Santi Caudevilla está muito preocupado. “Se o O tempo não muda será nulo. Nada é colhido”, Disse.

Caudevilla, que cultiva milho, sorgo e outras culturas em Gimenells, na Catalunha, foi duramente atingida a seca severa que tem afligido esta parte do nordeste da Espanha.

As chuvas são baixas há anos. “Estamos em um deserto. Isto é um deserto hoje”, disse ele.

A escassez de água está começando a parecer uma crise existencial para agricultores como Caudevilla, e ele está preocupado com o futuro de sua profissão. Está ficando cada vez mais difícil sobreviver à medida que as colheitas diminuem – ou não crescem – devido à falta de água.

secas são um fato da vida neste canto da Espanha. “Eles são típicos do clima mediterrâneo da Catalunha”, diz Albert Ruhi, um ecologista de água doce da Universidade da Califórnia, em Berkeley, natural da Catalunha.

Mas uma falta significativa de chuva e neve tornou este muito, muito mais seco, disse ele à CNN.

“Este é o pior momento que passamos nos últimos 100 anos”, disse Samuel Reyes, diretor da Autoridade Catalã de Água, à CNN.

Confira este conteúdo interativo em CNN.com

O problema está se espalhando para além da Catalunha.

A Espanha está em uma seca de longa duração desde o final de 2022, disse Ricardo Torrijo, porta-voz da AEMET, o serviço meteorológico nacional da Espanha.

Em março, o país recebeu apenas 36% da precipitação média mensal, tornando-se o segundo março mais seco deste século. A tendência continuou em abril, que pode acabar sendo o mais seco já registrado, disse Torrijo à CNN.

As condições de seca foram exacerbadas por temperaturas escaldantes mais reminiscentes de meados de julho do que da primavera.

Última quinta, Recordes de abril foram quebradoscom a cidade de Córdoba, no sul da Espanha, atingindo 38,8 graus Celsius (101,8 graus Fahrenheit).

A combinação de seca e calor alimentou temores de que o verão passado poderia estar se repetindo, quando o país experimentou ondas de calor e incêndios florestais que assolaram 306.000 hectares (756.000 acres). Incêndios florestais incomumente precoces nesta primavera já queimaram mais de 10.000 hectares na região oriental de Castellon.

No final de abril, as temperaturas atingiram recordes na cidade de Córdoba, na Andaluzia, na Espanha.

Estas condições apontam para uma nova realidade para partes da Europa, viz Aqueça duas vezes mais rápido como média global. Embora leve tempo para determinar o papel exato da mudança climática, os cientistas estão cientes de que o aquecimento global causado pelo homem está tornando as secas e as ondas de calor mais frequentes e extremas.

“Um desastre agrícola”

A terra rachada e ressequida no reservatório de Sau mostra o forte impacto da falta de chuva nas fontes de água da Catalunha.

Localizado a cerca de 60 quilômetros ao norte de Barcelona, ​​​​o reservatório é uma importante fonte de água potável para a região, mas no final de abril foi apenas em 7% a capacidade.

Seu nível de água é tão baixo que criou uma vila medieval que foi submersa quando o lago foi formado na década de 1960, dando uma presença misteriosa ao leito do lago banhado pelo sol.

As autoridades foram forçadas a drenar a água do reservatório para proteger a qualidade da água e tiveram que remover os peixes nativos evitar que eles engasguem.

Os níveis de água dos reservatórios em toda a Catalunha estão subindo cerca de 25%muito menor do que o normal para esta época do ano.

A falta de água está tendo um impacto desastroso nas fazendas da região. “Não há precedentes”, disse Martí Costal, diretor de água da Young Farmers and Ranchers of Catalonia (JARC).

A maior parte da colheita de trigo e cevada em terras chuvosas será perdida e em terras irrigadas será reduzida à metade, disse Costal à CNN. “Se não chover em maio, será um desastre”, disse ele.

O reservatório de Sau, na Espanha, caiu para 7% de sua capacidade em abril.

É uma história que percorre o centro agrícola do país.

Seca atinge 60% do interior da Espanha e destrói plantações em 3,5 milhões de hectares (8,6 milhões de acres), de acordo com o Coordenador das Organizações de Agricultores e Pecuaristas (COAG). É uma área maior que o estado de Maryland.

A pecuária está em risco, pois os agricultores precisam de pastagens para alimentar seus rebanhos. Sem eles, eles são forçados a comprar mantimentos. Também são esperadas perdas para pomares, vinhedos, produção de azeite e horticultura, disse Serge Zaka, agrometeorologista, à CNN.

“Essas condições agroclimáticas estão levando a um desastre agrícola”, disse ele.

A falta de vegetação também impede que as abelhas produzam mel. Segundo o COAG, os apicultores enfrentam uma terceira temporada consecutiva sem colheita devido à escassez de água.

Em abril, a Espanha solicitou ajuda emergencial à União Europeia para ajudar os agricultores a lidar com os efeitos da seca.

‘Não há água’

A escassez de água afeta não apenas os agricultores, mas também a água potável.

A vila de Castellcir, cerca de 30 milhas ao norte de Barcelona, ​​​​é uma das muitas na Catalunha que dependem da água trazida por caminhão.

As pessoas foram instadas a economizar água tomando banhos rápidos, tendo cuidado ao lavar a louça e não enchendo a piscina.

A situação dura mais de um ano, disse Juan Cogdony, morador do vilarejo. “Estamos muito preocupados”, disse ele à CNN.

Simplesmente não vai chover, disse Cogdony, olhando para o céu. “Não há água. Cerveja sim, mas sem água”, brincou.

O rio Ter seco e quase vazio pode ser visto no reservatório de Sau. A Espanha entrou em um período de seca crônica.

À medida que o verão se aproxima e as esperanças de chuvas torrenciais de primavera desaparecem, muitos estão soando o alarme sobre o que pode estar reservado para a Espanha.

“Estamos em uma situação muito dramática agora”, disse Joan Girona Gomis, cientista do Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar, uma organização de pesquisa do governo catalão.

Sem chuva significativa, “teremos uma seca forte neste verão”, disse ele à CNN.

Gomis tem trabalhado em experimentos para aumentar a eficiência dos sistemas de irrigação usados ​​pelos agricultores, inclusive usando tecnologias como sensores para determinar as necessidades exatas das plantas aquáticas.

Se a Catalunha pode continuar sendo uma das regiões agrícolas mais importantes da Europa é “a grande questão”, disse Gomis. Tudo depende de “se somos capazes de nos adaptar”.

Isso significará grandes mudanças, disse Costal, incluindo pesquisas sobre cultivos resistentes à seca, investimentos em infraestrutura urbana e agrícola e melhorias na eficiência hídrica.

Ele espera que o que está acontecendo na Espanha e em outras partes da Europa lembre as pessoas de onde vem a comida. “A fruta é produzida no campo, não nas prateleiras do supermercado”, disse.

Em Gimenells, Caudevilla está profundamente preocupado com o que acontecerá com o campo catalão se, como esperado, as secas e as ondas de calor se tornarem mais frequentes e intensas.

“Esta área está enfrentando um desafio”, disse ele. Os agricultores estão envelhecendo, acrescentou, “em 10 anos ninguém vai querer trabalhar nesta terra”.

Fred Pleitgen e Claudia Otto relataram da Espanha, Laura Paddison de Londres



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

A Espanha atingida pela seca está secando, com lagos desaparecendo, colheitas mortas e água transportada em caminhões

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×