Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dominic Raab: PM britânico Rishi Sunak sacode a renúncia de seu principal aliado por acusações de bullying

Dominic Raab: PM Britânico Rishi Sunak Sacode A Renúncia De Seu Principal Aliado Por Acusações De Bullying

(CNN) Primeiro-ministro britânico Rishi Sunak sofreu um grande golpe em sua posição como primeiro-ministro na sexta-feira, quando um de seus aliados mais próximos renunciou em meio a alegações de que ele havia intimidado funcionários.

Em uma carta de demissão publicada no Twitter na sexta-feira, Dominic disse Raab disse que decidiu deixar o cargo de vice-primeiro-ministro e ministro da Justiça depois que uma investigação oficial concluiu que algumas das acusações feitas contra ele eram justificadas. Sunak disse que aceitou a renúncia de Raab com “grande tristeza”.

A revisão de Raab, conduzida pelo investigador independente Adam Tolley, seguiu-se a oito reclamações formais sobre sua conduta como secretário de Relações Exteriores, secretário do Brexit e secretário de Justiça.

“Eu solicitei a investigação e me comprometi a renunciar se o bullying for encontrado. Eu acho que é importante manter minha palavra”, disse ele.

Ele acrescentou que a investigação sobre a alegação “rejeitou todas, exceto duas das acusações feitas contra mim” e “concluiu que nem uma vez em quatro anos e meio eu abusei verbalmente ou gritei com alguém, muito menos joguei algo ou me intimidei fisicamente. “nem tentei intencionalmente menosprezar ninguém.”

O relatório, divulgado na íntegra após a renúncia de Raab na sexta-feira, conclui que “ele agiu de maneira intimidadora, incluindo comportamento agressivo inapropriado e contínuo em uma reunião de trabalho. Foi também sobre abuso ou abuso de poder de uma forma que prejudicou ou humilhou.”

Continuou dizendo que a “conduta de Raab foi percebida pelo indivíduo em questão como prejudicial ou humilhante, o que era inevitável [Raab] estava ciente de que este seria o efeito de sua conduta; pelo menos ele deveria saber.”

Raab também disse acreditar que o relatório estabelece um “precedente perigoso ao estabelecer um limite tão baixo para o bullying” e disse que suas conclusões eram “falhadas”.

Raab ocupou vários cargos de destaque desde que ingressou no governo como ministro júnior em 2015. Além de servir como vice-primeiro-ministro, ele também foi ministro da Justiça e Lorde Chanceler no governo do primeiro-ministro Rishi Sunak.

Ele foi secretário de Relações Exteriores durante a era de Boris Johnson, mas foi afastado depois de ser duramente criticado após a retirada britânica do Afeganistão. Ele estava de férias na Grécia quando o Talibã assumiu o controle do Afeganistão.

Ele enfrentou pedidos de renúncia depois que foi revelado que, pouco antes da queda de Cabul, ele pediu a um deputado que atendesse uma ligação urgente para o ministro das Relações Exteriores afegão sobre a evacuação de intérpretes que trabalhavam com as forças britânicas. A ligação nunca aconteceu.

Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista de oposição, criticou Sunak por deixar Raab renunciar em vez de demiti-lo. Falando à BBC na sexta-feira, Starmer disse que a decisão mostrava a “fraqueza do governo de cima a baixo”. “Há uma dupla fraqueza aqui. Ele nunca deveria tê-lo nomeado e então não o demitiu”, acrescentou.

A renúncia de Raab é uma dor de cabeça para Rishi Sunak que, embora ele próprio venha do Partido Conservador de direita, foi retratado como mais brando do que seus predecessores Liz Truss e Boris Johnson.

Renúncia pode prejudicar Sunak

A renúncia de Raab é um golpe para Sunak que, apesar de vir do próprio Partido Conservador de direita, foi retratado como mais brando do que seus predecessores Liz Truss e Johnson.

A comparação com Johnson é particularmente relevante, já que Sunak atuou como seu chanceler do Tesouro durante a pandemia de Covid, apenas para oferecer sua renúncia quando os escândalos envolveram o então primeiro-ministro. Os aliados de Johnson acreditam que a renúncia de Sunak acabou significando o fim de seu mandato e não o perdoaram.

Raab, que lembrou a Sunak em sua carta de renúncia que tem sido leal desde a fracassada candidatura de Sunak à liderança no verão passado, é visto como um firme defensor do Brexit e a pedra angular da direita do partido. Ele chamou a atenção do movimento eurocético em 2014, quando liderou uma rebelião de 81 parlamentares contra o então primeiro-ministro e ardente eurófilo David Cameron.

Raab reforçou as credenciais de extrema-direita de Sunak e ajudou a aprovar políticas que exigiam levar esse setor do partido com ele. E embora Raab tenha jurado lealdade a Sunak, ex-ministros podem causar problemas nas bancadas se assim o desejarem.

A questão agora é se Raab quer isso ou não. Ele é genuinamente leal a Sunak e entende que Sunak é realmente um aliado político à direita do partido. No entanto, sua carta de demissão dá a entender que Raab ficou muito infeliz por ter que deixar o governo.

Até que ponto Raab foi empurrado ou saltado será revelado nos próximos dias. Se for o primeiro, ele pode ter motivos para dificultar a vida de Sunak mais tarde, quando ele lutar com os aliados de Johnson à direita do partido.

Raab é o segundo aliado de Sunak a renunciar em menos de seis meses devido a acusações de bullying. O secretário de gabinete Gavin Williamson renunciou em novembro devido às acusações que negou.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Dominic Raab: PM britânico Rishi Sunak sacode a renúncia de seu principal aliado por acusações de bullying

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×