Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Jeff Sessions, testemunhando no tribunal contra um artista de hip-hop, descreve discussões de deportação de alto nível

Os promotores alegam que Michel – que alcançou a fama na década de 1990 como membro do trio Fugees – esteve envolvido na intriga internacional por trás das acusações depois que ficou sem dinheiro com sua música. Eles dizem que ele recebeu US$ 88 milhões entre 2012 e 2017 de Jho Low, um empresário malaio suspeito de saquear o fundo soberano do país 1MDB.

A equipe de defesa de Michel argumentou que ele não estava agindo como um agente de Low ou da China em seus esforços para organizar a troca, mas agia por motivos humanitários para ajudar cidadãos e residentes americanos necessitados.

Questionado pelo advogado de Michel, David Kenner, Sessions contou aos jurados sobre duas reuniões de alto nível em que as autoridades discutiram a possível deportação de Guo, que acabou se tornando um associado próximo do conselheiro de Trump, Steve Bannon.

“Lembro-me de uma reunião no Departamento de Estado. Acredito que a Segurança Interna e o Departamento de Justiça estavam lá – em sua sala de conferências”, Disse o ex-procurador-geral.

As sessões também detalharam os esforços do vice-ministro chinês de Segurança Pública, Sun Lijun, para marcar uma reunião com ele para discutir a possibilidade da deportação de Guo. Os promotores alegaram que Sun é o contato de Michel no governo chinês e a pessoa que instou Michel a tentar negociar um acordo.

“Eu sei que recebemos um pedido deles [Chinese] Embaixador para conhecer… ao qual estou me juntando e me reunindo com o Sr. Sun”, Disse Sessions.

No entanto, Sessions disse que acabou se recusando a se encontrar com o oficial de segurança chinês. Ele também disse que a proposta de deportar Guo nunca foi realizada sob sua supervisão. Guo não foi deportado, mas foi acusado e preso no mês passado sob a acusação de administrar um esquema de fraude multibilionário. Ele se declarou inocente.

O ex-procurador-geral e senador de 76 anos, que passou mais de 12 anos como procurador dos Estados Unidos no Alabama e concorreu sem sucesso ao Federal Bank durante o governo Reagan, não conseguiu lançar muita luz sobre as atividades de Michel.

“Não me lembro de tê-lo conhecido”, disse Sessions depois que Michel se levantou e removeu a máscara facial.

Os promotores argumentaram que Michel usou vários intermediários, incluindo um advogado do Departamento de Justiça chamado George Higginbotham e o arrecadador de fundos republicano Elliott Broidy, para tentar avançar na troca e desistir da investigação do Departamento de Justiça sobre o papel de Low no 1MDB.

O ponto-chave que Kenner pareceu colher durante a breve visita de terça-feira ao estande de Sessions foi a observação do ex-procurador-geral de que não havia nada patentemente impróprio em ir ao gabinete do procurador-geral ou ao Departamento de Justiça para solicitar a deportação de uma pessoa procurada em um país estrangeiro.

“Acho que é uma medida apropriada, embora o Departamento de Estado tenha um papel importante a desempenhar neste e em outros, talvez na Segurança Interna, porque esse número era importante para a China”, disse Sessions.

Sessions também testemunhou que estava ciente dos esforços para tirar alguns cidadãos americanos da China, incluindo uma mulher grávida que teve o visto de saída negado. “Sentimos que ela foi detida indevidamente”, disse ele.

Os promotores perderam a chance de interrogar seu ex-chefe. “Sem perguntas”, disse o promotor Sean Mulryne.

O julgamento de Michel, 50, está em sua quarta semana. A defesa abriu seu caso na segunda-feira com uma declaração inicial que foi adiada desde o início do julgamento. Kenner detalhou ao júri a história de Michel como um artista de sucesso, enfatizou que qualquer lobby de seu cliente era legal e insistiu que não sabia que poderia precisar ser registrado como agente estrangeiro. Reportagens da NBC News.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Jeff Sessions, testemunhando no tribunal contra um artista de hip-hop, descreve discussões de deportação de alto nível

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×