Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O acesso à tecnologia digital continua a ser um grande desafio em África: novo relatório

O Acesso à tecnologia digital continua a ser um grande desafio em África: novo relatório

A maioria dos cidadãos africanos, particularmente pessoas com deficiência e comunidades carentes, ainda não tem acesso à tecnologia digital, mostra um novo relatório que destaca o estado dos direitos digitais e da inclusão no continente.

O Relatório de Direitos Digitais e Inclusão de 2022, chamado Londa, é publicado pela Paradigm Initiative, uma organização pan-africana que conecta jovens africanos carentes a oportunidades digitais e garante que seus direitos sejam protegidos.

De acordo com o relatório, o acesso de mulheres e meninas a oportunidades digitais, incluindo educação em tecnologia da informação e comunicação (TIC), precisa ser melhorado. O relatório indica que, embora os governos continuem a intensificar os esforços para eliminar a exclusão digital e construir economias digitais, os homens continuam superando as mulheres em vários índices, desde a adoção e uso de ferramentas de TIC até oportunidades de emprego

“Apesar dos avanços na redução dessa lacuna, os homens continuam superando as mulheres em vários índices, desde a adoção e uso de ferramentas de TIC até oportunidades de emprego. A introdução de taxas e impostos proibitivos, que emergiu como um tema comum durante o período, dificultou ainda mais o acesso geral, como visto em Gana, Malawi e Uganda, entre outros”, disse o relatório.

Após o lançamento do Londa, a autora do relatório queniano, Sra. Jackie Okello, destacou que não existe uma lei específica no Quênia que regule o acesso à internet. No entanto, ela disse que o país tem uma estratégia de banda larga que define os planos do governo para facilitar o acesso à banda larga em áreas não cobertas pela internet.

O relatório também denuncia a imposição de taxas e impostos proibitivos, que emergiram como um problema comum durante o período e dificultaram ainda mais o acesso universal, como visto em Gana, Malawi e Uganda.

Em relação ao Fundo de Serviço Universal (USF), o relatório menciona que o fundo existe em 22 dos 24 países relatados em Zimbábue, Zâmbia, Tunísia, Uganda, Togo, Gâmbia, Tanzânia, Sudão, Ruanda, Nigéria, Malawi, Quênia e Etiópia, República Centro-Africana, Benin, Sudão do Sul, Namíbia e Botswana. No entanto, as informações sobre o número de fundos arrecadados, transparência e impacto variam muito entre os 22 países.

O relatório de Londa também discute as questões relacionadas à privacidade e governança, bem como a falta de mecanismos de responsabilidade e supervisão para esquemas de identificação digital. Em particular, a Nigéria tomou medidas para uma melhor estrutura de proteção de dados, lançando um projeto de lei de proteção de dados que melhora a regulamentação de proteção de dados da Nigéria.

Por outro lado, as preocupações com a privacidade estão afetando o recém-lançado cartão de Gana e a conta de pedágio eletrônico, assim como seus equivalentes continentais. Dos 24 países relatados, apenas 17 têm leis de proteção de dados, e alguns têm leis de proteção de dados com diferentes graus de progresso na implementação.

Enquanto a República Centro-Africana não possui leis específicas sobre dados e se baseia em provisões de projetos de legislação existentes, o Sudão do Sul não possui leis ou estrutura de dados. Durante o período do relatório, de acordo com a Media Foundation for West Africa (MFWA), Gana foi o país mais repressivo da África Ocidental no primeiro trimestre de 2022, com 11 violações registradas da liberdade de imprensa, seguido pela Nigéria com cinco violações; um desenvolvimento preocupante para Gana com um relatório um tanto exemplar em Londa 2021.

Durante o período, o governo nigeriano também bloqueou conteúdo online e plataformas de mídia social, ordenou que grupos de mídia parassem de usar o Twitter e ameaçou processar nigerianos que acessaram o serviço por meio de técnicas de evasão.

Da mesma forma, Angola tem lutado com a liberdade da internet, pois o acesso à internet continua caro. Os desafios da rede tornaram difícil para os usuários ter acesso ininterrupto à Internet, especialmente em áreas rurais – um erro comum em todo o continente.

Por outro lado, Botswana adotou uma postura pró-liberdade na internet sem relatos confiáveis ​​de interrupção da internet, interferência do governo ou uso de tecnologias digitais para repressão política ou controle social, enquanto Malawi descriminalizou a sedição e crimes relacionados.

As recomendações de Londa abrangem uma série de partes interessadas, incluindo o setor privado, a sociedade civil, o governo, a mídia e a academia. Ao implementar estas recomendações e trabalhar em conjunto, as partes interessadas podem construir um ambiente digital forte e sustentável em África, onde todos podem exercer os seus direitos online.

O relatório também observa que, à medida que as tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), se tornam mais prevalentes, a conscientização e a adoção estão aumentando em todo o continente. “Desenvolvimentos recentes usando ferramentas de IA mostram o potencial da tecnologia não apenas para acelerar o crescimento socioeconômico, mas também para exacerbar as desigualdades existentes”.

Isso, acrescenta o relatório, ressalta a necessidade de estruturas de IA que respeitem os direitos em todos os setores. “Para um continente onde os regulamentos podem ser uma reflexão tardia e as leis muitas vezes são uma reação instintiva, ele precisa parar de se atualizar. As condições e estratégias estruturais devem ser bem-intencionadas, proteger adequadamente os direitos humanos, levar em consideração tendências e problemas emergentes e ser implementadas de forma transparente.

Este fórum vem em meio a sugestões de que as contas de internet continuam altas e inacessíveis em muitos lares africanos, com muitos países não considerando isso uma prioridade.

Por exemplo, o Quênia ficou em 106º lugar entre 117 países em termos de velocidade, qualidade e crescimento da Internet, de acordo com o relatório World Digital Quality of Life Index 2022 do ano passado.

Em comparação com a África do Sul, a internet móvel no Quênia é duas vezes mais lenta, enquanto a banda larga é três vezes mais lenta.

Agora, especialistas acreditam que um adiamento é essencial.

“Expandir a infraestrutura é difícil e muito caro. Introduzimos os termos de licenciamento e investimentos do governo. Havia uma certa vontade política. Isso inclui o Fundo de Serviço Universal. Também temos um dos meios de comunicação mais liberais do continente”, disse Grace Githaiga, diretora executiva (CEO) e organizadora da KICTANet.

GAROW ONLINE



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

O acesso à tecnologia digital continua a ser um grande desafio em África: novo relatório

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×