Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Luta pela igualdade: times de futebol feminino devem seguir o exemplo do Canadá e usar pulseiras roxas

As braçadeiras roxas usadas pela seleção feminina de futebol do Canadá durante a SheBelieves Cup para simbolizar sua luta pela igualdade serão exibidas em todo o mundo durante a janela internacional da FIFA em abril.

O FIFPro, sindicato que representa os futebolistas profissionais, diz que as jogadoras da seleção feminina usarão as braçadeiras roxas “para mostrar solidariedade coletiva e desejo de mudança positiva”.

O sindicato observa que as mulheres canadenses iniciaram a tendência de divulgar sua disputa trabalhista com o Canada Soccer, simbolizando a igualdade. Antes dos jogos da SheBelieves Cup em fevereiro nos Estados Unidos, os canadenses também usavam camisetas roxas com os dizeres “Enough is Enough”.

As outras equipes do torneio também usaram as fitas roxas, assim como o técnico do Canadá, Bev Priestman.

“Muitas vezes as jogadoras de futebol têm que sacrificar ou arriscar partes de suas carreiras para realizar as mudanças necessárias – mesmo que essas mudanças se concentrem em direitos fundamentais como tratamento justo, respeito e igualdade”, Disse a FIFPro em comunicado nesta quinta-feira.

O sindicato disse que o progresso foi feito recentemente “no nível mais alto” e a Fifa disse que busca a igualdade total para a Copa do Mundo Feminina de 2027.

“Com este compromisso pronto para ser consagrado, a FIFPro e suas afiliadas continuarão a pressionar e apoiar o progresso em direção a condições mais justas em nível nacional para jogadores de todo o mundo”, disse a FIFPro.

RELÓGIO | Jogadores de futebol canadenses falam sobre desigualdade salarial:

Jogadores de futebol canadenses falam sobre desigualdade salarial

Os deputados ficaram “espantados” com a declaração da selecção nacional feminina de futebol, que detalhou a falta de financiamento, transparência e igualdade que recebem em comparação com as selecções masculinas, diz uma ex-jogadora da selecção feminina.

“Nunca fui tão insultado”

Em março, as jogadoras canadenses disseram a um comitê parlamentar de Ottawa que a seleção feminina do Canadá era essencialmente tratada como uma questão secundária em comparação com a seleção masculina.

Entre as jogadoras, que fizeram um total de 732 partidas pela seleção principal do Canadá, estavam os testemunhos da capitã Christine Sinclair e das companheiras de equipe Janine Beckie, Sophie Schmidt e Quinn, que são conhecidas por um nome.

Sinclair disse ao comitê que levantou as preocupações do time com o ex-presidente da Canada Soccer, Nick Bontis, no ano passado, mas foi amplamente ignorada.

“Pessoalmente, nunca fui tão insultado quanto fui pelo presidente da Canada Soccer, Nick Bontis, no ano passado, quando nos encontramos com ele para discutir nossas preocupações”, disse Sinclair em 9 de março. “Fui incumbido de delinear nosso pedido de indenização em nome da seleção feminina. O presidente do Canada Soccer ouviu o que eu tinha a dizer e depois se referiu a isso mais tarde na sessão: “O que Christine estava reclamando?”.

“Para mim, isso falou muito sobre a falta de respeito que o Canada Soccer tem pela seleção feminina.”

Onze dias depois, Bontis disse à comissão parlamentar que havia se desculpado com Sinclair, que disse ter ficado ofendida com sua linguagem durante as negociações de trabalho.

Bontis disse, embora não se lembrasse de usar essa linguagem: “Não discuto e minha escolha precisa de palavras não é o ponto. O que importa é que ela sentiu que eu desrespeitei suas preocupações”, acrescentou.

Preparar amistosos

Os sextos colocados canadenses estão atualmente na França se preparando para um amistoso contra o No. 5 France em Le Mans em 11 de abril.

Marie-Yasmine Alidou substitui o ferido Quinn. O Canada Soccer disse que Quinn, um meio-campista com nome, estava lidando com uma lesão anterior e não compareceu ao acampamento.

Alidou, um meio-campista de 27 anos de Saint-Hubert, Que., joga pelo Famalicão em Portugal. Ela tem uma internacionalização sênior, desde uma derrota por 1 a 0 para a Espanha em fevereiro de 2022.

O jogo contra a França é o único jogo do Canadá na janela internacional de abril. Priestman está preparando sua lista de vencedores olímpicos para o Campeonato Mundial, que começa em 20 de julho na Austrália e na Nova Zelândia.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Luta pela igualdade: times de futebol feminino devem seguir o exemplo do Canadá e usar pulseiras roxas

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×