Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Hivemapper está 1 milhão de quilômetros mais perto de vencer o Google Maps

HivemapperNamea startup que instala câmeras de painel em veículos de granizo e entrega para mapear o mundo está um passo mais perto de seu objetivo de derrubar o império de mapeamento B2B construído pelo Google.

Com apenas 2% das estradas do mundo mapeadas, o Hivemapper ainda é o azarão nesta batalha. Mas Gabe Nelson, diretor de operações da Hivemapper, avalia que a startup está atingindo um ponto crítico que levará a uma escala exponencial.

A Hivemapper disse na quinta-feira que coletou mais de 1 milhão de quilômetros (cerca de 620.000 milhas) de imagens únicas de ruas. Comparado aos 60 milhões de quilômetros do Google, isso é pouca coisa. No entanto, o Hivemapper vem coletando esses Dados nos últimos três meses. Para isso, o Google precisou de 2007 a 2019 coletar 16,1 milhões de quilômetros de dados rodoviários exclusivos.

Agora, a startup quer mapear 10 milhões de quilômetros únicos de estradas até o início do ano que vem.

O Hivemapper depende de colaboradores individuais em todo o mundo para coletar seus dados de visualização de ruas, em vez de gastar milhões de dólares para obter veículos de mapeamento dedicados nas ruas. As câmeras de painel vêm com um gerador de imagens de alta qualidade e GPS preciso e são vendidas por US$ 549. O mapeamento com câmeras dash, diz a empresa, significa que seus dados são continuamente atualizados, enquanto muitas das imagens do Street View do Google, especialmente fora dos centros urbanos, não mais de uma década.

É um modelo semelhante ao aplicativo de GPS Waze, que foi adquirido pelo Google em 2013. O Waze depende de dados voluntários do usuário para monitorar e compartilhar informações de trânsito em tempo real em todo o mundo. Onde os usuários do Waze contribuem ativamente para melhorar o produto ou apenas para o amor das cartasAos contribuidores do Hivemapper é prometido algo que tem o potencial, pelo menos em teoria, de ser financeiramente valioso.

O Hivemapper recompensa motoristas e editores com seu token nativo chamado HONEY. À medida que mais estradas são mapeadas e o mapa se torna mais útil para os usuários finais, a demanda por tokens aumenta. Quando as empresas compram dados de mapas do Hivemapper, esse dinheiro é convertido em tokens no back-end, que o sistema pode usar para recompensar contribuidores novos ou existentes com mais tokens. Ariel Seidman, CEO e cofundador da Hivemapper, disse ao TechCrunch que haverá apenas 10 bilhões de tokens HONEY.

Antes que esses tokens valham alguma coisa, o Hivemapper precisa coletar dados suficientes para poder oferecer um produto viável. A startup tem atualmente mais de 11.000 colaboradores e 418 regiões mapeadas até certo ponto. Por exemplo, o Hivemapper abordou cerca de 30% das ruas de Los Angeles, mas apenas 1,4% das ruas de Gênova, na Itália.

“Essa coisa fica muito grande quando você tem 90% de cobertura em uma região ou país, porque então alguém pode substituir completamente o que está usando hoje por você”, disse Nelson, observando a importância de novos dados de mapa para o treinamento da empresa para veículos autônomos. “No lado dos dados de mapas, estamos conversando com muitos dos maiores clientes de dados de mapas do mundo. Estamos na fase de validação com vários deles.”

Hivemapper dashcam. Crédito da foto: HivemapperName

Como parte de sua estratégia de escala exponencial, a Hivemapper está trabalhando para construir frotas – particularmente frotas de pequeno a médio porte à medida que a empresa constrói uma rede. Muitas frotas já compram câmeras de painel como seguro no caso de seus motoristas se envolverem em acidentes, portanto, é mais provável que sigam as práticas recomendadas para montar os dispositivos e, portanto, coletar imagens de melhor qualidade, diz Hivemapper. As frotas nem sempre seguem as mesmas rotas antigas, o que permite que o Hivemapper obtenha dados fora do caminho comum.

Os gerentes de frota podem acessar o painel do Hivemapper, que fornece informações sobre rotas de alto rendimento, destinos dos motoristas e tokens ganhos. Você pode redirecionar ou dividir tokens para uma carteira específica para recompensar os motoristas.

A startup também incentiva os motoristas a coletar dados em regiões específicas para escalar mais rapidamente e fornecer dados mais atualizados em áreas de alta demanda ou em áreas onde os contribuidores estão sendo adotados rapidamente. Na semana passada, a Hivemapper disse que ofereceria recompensas maiores na Coreia do Sul, Holanda, Portugal, Londres, Paris, Madri e Tóquio, de acordo com Nelson.

Davi contra Golias

Desde o lançamento em novembro de 2022, o Hivemapper mapeou mais de 1 milhão de quilômetros únicos de estradas. Crédito da foto: HivemapperName

“A sala do mapa precisa urgentemente de uma interrupção”, disse Nelson ao TechCrunch. “O Google Maps é essencialmente um monopólio de mapas B2B… Eles têm cerca de 5 milhões de clientes empresariais e governamentais. E porque eles têm tanto domínio neste espaço, eles exploraram sua posição. Eles aumentaram seus preços em 1800% desde 2018. Os clientes agora limitam impiedosamente a frequência com que usam as APIs do Google Maps para economizar custos.”

O Google não confirmou quantos clientes tem, nem se a empresa aumentou seus preços em 1800%, uma porcentagem que a Hivemapper levantou a partir de estimativas internas. O Google disse que não mudou sua estrutura de preços desde 2018. No entanto, muitas empresas fizeram isso ao longo dos anos reclamou em volta APIs de mapa são proibitivamente carasresultando em clientes realmente deixando de usar.

Essas empresas estão procurando alternativas mais baratas. Empresas como a Mapbox capturaram alguns fugitivos, mas a Hivemapper diz que se diferencia da nova concorrência porque coleta e processa seus próprios dados em vez de depender de terceiros. Por exemplo, o Mapbox usa dados do OpenStreetMap (OSM), um banco de dados geográfico aberto e gratuito que também é atualizado por uma comunidade de voluntários.

“Eu diria que estamos fazendo a pilha completa, e isso é muito importante, porque se alguém vem ao Mapbox e pede um mapa melhor da Índia, então eles têm que ir para a comunidade OSM e pedir que trabalhem mais. Você realmente não tem controle dos dados”, disse Seidman.

No final das contas, o Hivemapper está apostando em duas coisas: primeiro, que a quantidade de dinheiro que o Google gasta coletando dados do Street View será seu calcanhar de Aquiles. E em segundo lugar, será capaz de construir uma base grande o suficiente de contribuidores que acreditam no valor futuro dos tokens HONEY.

Seidman não é “religioso quanto à criptografia”. Ele o vê apenas como uma peça de tecnologia, uma ferramenta que pode dar aos passageiros ações da empresa por meio de tokens e incentivá-los a melhorar a plataforma de maneiras que vão além da razão pela qual os mais de 30.000 voluntários do Waze fazem isso.

“Nos primeiros dias do Waze, quando todas essas pessoas contribuíam dirigindo ou editando o mapa e fazendo um trabalho meticuloso de garantia de qualidade, eles gamificaram o sistema”, disse Seidman. “Essas pessoas ganharam esses docinhos para fazer as tarefas. E quando o Waze finalmente monetizou todos esses dados vendendo-os para o Google por US$ 1,3 bilhão, todos eles tinham seus doces virtuais, mas não valiam nada. Hivemapper é diferente. O Hivemapper também monetiza os dados, mas honestamente, porque o contribuidor fez esse trabalho, eles estão economicamente mais conectados a pessoas como eu.”



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Hivemapper está 1 milhão de quilômetros mais perto de vencer o Google Maps

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×