Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Eleições na Nigéria 2023: primeiros resultados esperados

  • Por Nduka Orjinmo
  • BBC News, Abuja

descrição da imagem,

Algumas pessoas esperaram do lado de fora de suas seções eleitorais a noite toda para que os Resultados fossem anunciados

Os primeiros resultados são esperados mais tarde nas eleições mais apertadas da Nigéria desde o fim do regime militar em 1999.

No entanto, após atrasos generalizados e alguns ataques a seções eleitorais no sábado, a votação foi adiada para domingo em algumas partes do país.

Em outros lugares, a votação continuou noite adentro.

A participação eleitoral parece ser alta, principalmente entre os jovens, que representam cerca de um terço dos 87 milhões de eleitores elegíveis.

Isso o torna o maior exercício democrático na África.

A eleição apresentou um desafio sem precedentes ao sistema bipartidário que governa a Nigéria há 24 anos.

Peter Obi do relativamente desconhecido Partido Trabalhista, Bola Tinubu do governante All Progressives Congress (APC) e Atiku Abubakar do principal Partido Democrático do Povo (PDP) da oposição são potenciais vencedores. Há outros 15 candidatos presidenciais.

A votação de sábado foi prejudicada por longos atrasos nas seções eleitorais, bem como relatos isolados de roubos de urnas e ataques de homens armados.

dr Nkem Okoli estava prestes a votar no distrito de Lekki da maior cidade, Lagos, quando homens mascarados atacaram o posto de votação.

“Havia um caos. Garrafas voavam por toda parte”, disse ela à BBC. “Eles quebraram [the ballot box]. Eles roubaram os telefones dos policiais. Não podemos votar agora.”

legenda de vídeo,

Sentimento eleitoral nigeriano em 60 segundos

Em pelo menos cinco estados, a votação só começou por volta das 18h, horário local, em alguns lugares – três horas e meia após o fechamento das seções eleitorais.

uma mulher no Twitter disse que usou os faróis de seu carro para iluminar o processo de votação e contagem.

Há tensão em partes dos estados de Rivers e Lagos, onde alguns partidos políticos pediram a seus membros que fossem aos centros de coleta de votos para evitar adulterações.

Também houve reclamações sobre o uso do sistema de votação eletrônica recentemente introduzido, com muitos eleitores acusando os oficiais de votação de se recusarem a enviar os resultados para as assembleias de voto como pretendido.

No entanto, em áreas onde a votação decorreu sem problemas, os resultados são afixados fora das assembleias de voto individuais.

Esses resultados de dezenas de milhares de assembleias de voto em todo o país são então somados. Um funcionário do órgão eleitoral em cada um dos 36 estados da Nigéria viajará então para a capital, Abuja, onde os resultados estado a estado serão anunciados, com os primeiros anúncios esperados ainda no domingo.

Os resultados finais não são esperados até segunda-feira, no mínimo, possivelmente até quarta-feira.

Em uma coletiva de imprensa no sábado, o chefe eleitoral Mahmood Yakubu pediu desculpas pelo atraso na votação.

Yakubu também disse que homens armados atacaram alguns postos de votação no sul do estado do Delta e no norte do estado de Katsina, onde equipamentos de verificação de cartões de eleitor foram levados.

Eles foram então substituídos e a segurança aumentada para permitir a votação, acrescentou.

No estado de Borno, no nordeste, Yakubu disse que militantes islâmicos abriram fogo contra autoridades eleitorais do topo de uma montanha na região de Gwoza, ferindo várias autoridades.

descrição da imagem,

Cada cédula é cuidadosamente verificada

A corrida para a eleição foi prejudicada por uma escassez de dinheiro causada por uma tentativa frustrada de reequilibrar a moeda, levando a um caos generalizado em bancos e caixas eletrônicos, pois pessoas desesperadas buscavam acesso ao seu dinheiro.

As novas notas foram introduzidas para combater a inflação e a compra de votos. Na véspera da eleição, um membro da Câmara dos Deputados foi preso com quase US$ 500.000 (£ 419.000) em dinheiro e uma lista de pessoas a quem entregar, diz a polícia.

Quem vencer deve lidar com uma economia em colapso, alto desemprego juvenil e insegurança generalizada que matou 10.000 pessoas no ano passado.

Os eleitores também votaram em 109 senadores federais e 360 ​​membros da Câmara dos Deputados, com outra votação para governadores estaduais em março.

Quem são os principais candidatos?

Obi, 61 anos, conta com forte apoio de alguns setores da juventude nigeriana, principalmente no sul.

Embora tenha estado anteriormente no PDP, ele é considerado um rosto relativamente novo. O rico empresário foi governador do estado de Anambra, no sudeste do país, de 2006 a 2014. Seus partidários, conhecidos como “OBIdients”, dizem que ele é o único candidato com integridade, mas seus críticos argumentam que um voto nele é desperdiçado porque um dos dois partidos tradicionais tem mais chances de vencer.

Em vez disso, o PDP, que governou até 2015, quer que os nigerianos votem em Abubakar, 76 – o único candidato importante do norte do país, de maioria muçulmana.

Concorreu cinco vezes à presidência e perdeu tudo. Ele tem sido perseguido por acusações de corrupção e primos, que ele nega.

Ele passou a maior parte de sua carreira nos corredores do poder, tendo trabalhado como funcionário público sênior, vice-presidente e empresário proeminente.

A maioria das pessoas vê a eleição como um referendo sobre o APC, enfrentando um período de dificuldades econômicas e crescente incerteza.

Seu indicado, Tinubu, 70, é creditado com a construção do centro comercial da Nigéria, Lagos, durante seus dois mandatos como governador até 2007.

Ele é conhecido como um padrinho político na região sudoeste, onde exerce grande influência, mas, como Abubakar, também foi perseguido por acusações de corrupção ao longo dos anos e problemas de saúde, ambos os quais ele nega.

Um candidato deve ter o maior número de votos e 25% das cédulas depositadas em dois terços dos 36 estados da Nigéria para ser declarado vencedor.

Caso contrário, haverá um segundo turno em 21 dias – o primeiro na história da Nigéria.

Cobertura adicional das equipes da BBC em todo o país.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Eleições na Nigéria 2023: primeiros resultados esperados

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×