Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Perspectivas da Índia como prioridade estratégica para o Brasil

dr Aprajita Kashyap

A Índia e o Brasil completariam 75 anos de relações diplomáticas em 2023, fortalecidas por uma parceria estratégica em 2006 com o objetivo de aprofundar o relacionamento que os dois países construíram com base em uma visão global compartilhada, compromisso com o desenvolvimento sustentável e valores democráticos compartilhados. em cúpulas, visitas de alto nível e intercâmbios, os dois países têm cooperado em diversos fóruns internacionais, incluindo plataformas como BRICS, IBAS, G4, G20, BASIC, além das Nações Unidas no contexto multilateral mais amplo.

A viabilidade e sustentabilidade desses vínculos, apesar dos imperativos políticos e econômicos, tanto no plano internacional quanto no nacional, demonstram inequivocamente a conexão integral entre si e o maior compromisso com a cooperação Sul-Sul.

O Brasil evoluiu devido a uma economia relativamente estável, tecnologias verdes emergentes que podem ajudar a impulsionar a transição energética global, recursos naturais críticos e uma vasta extensão de Amazonas Floresta tropical, que é crucial para combater as mudanças climáticas.

Durante seu regime, Bolsonaro e Lula tiveram uma visão ampla para as relações do Brasil com as grandes potências asiáticas, particularmente China e Índia, o que é considerado um indicador da abordagem da política externa brasileira. Mesmo que os documentos oficiais do programa de Bolsonaro ou Lula na campanha eleitoral de 2022 não mencionem seus planos para futuras relações com as duas potências asiáticas, o fortalecimento de parcerias com a China e a Índia permitiria poder de barganha adequado para garantir os interesses estratégicos do Brasil nos assuntos asiáticos . Dada a sua importância na política internacional atual, espera-se que a Índia seja uma prioridade estratégica para o Brasil e uma alternativa viável à China no futuro próximo. Mas até que ponto o Brasil, com seu novo presidente Lula, pode ter um relacionamento equilibrado tanto com a China quanto com a Índia, resta saber à medida que sua presidência avança.

Durante a visita de Jair Bolsanaro à Índia em 2020, foram destacadas as áreas potenciais para intensificação cooperação bilateral foram identificados em relação à energia limpa, particularmente o etanol, que pode ajudar a Índia a se tornar uma economia de baixo carbono; investimentos no setor agrícola; eletrificação rápida da rede ferroviária; e projetos de infraestrutura. no arena multilateral, o PTA assinado em 2004 com o MERCOSUL, bloco comercial na região sul-americana que inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, continuaria significativo. O Mercosul, que tem o potencial de fornecer uma plataforma para a integração efetiva da região da ALC no mundo, pode ser um bom presságio para facilitar a negociação de acordos comerciais equilibrados necessários para os objetivos estratégicos de desenvolvimento desejados pela Índia. e Comunidade do Caribe), que fornecem à Índia uma plataforma de interação direta com 33 países soberanos dessa região, têm a capacidade de revigorar o diálogo e a cooperação.

Moeda comum: Brasil e Argentina

O anúncio de que Brasil e Argentina trabalhariam para uma Moeda Comum, um movimento que criaria o segundo maior bloco monetário do mundo, impactará as relações da Índia com toda a região da ALC. Lula da Silva e o líder argentino Alberto Fernandez concordam que a criação dessas moedas traria imensos benefícios para o comércio dentro do bloco e amenizaria os desafios enfrentados pelo Sul Global na compra de dólares. O desenvolvimento de uma moeda comum para os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) também está sob escrutínio. A diminuição dos detalhes relacionados ao câmbio pode impulsionar os fluxos de comércio e investimento da Índia para outras economias latino-americanas. A presidência do G-20 entregue à Índia, que seria entregue ao Brasil, oferece um cenário global adequado para que ambos busquem objetivos comuns.

O autor é da Faculdade de Estudos Latino-Americanos, CCUS&LAS, SIS, JNU, Nova Delhi. E-mail: [email protected]; [email protected]

Isenção de responsabilidade: as opiniões expressas são pessoais e não refletem a posição oficial ou as políticas do Financial Express Online. É proibida a reprodução deste conteúdo sem permissão.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Perspectivas da Índia como prioridade estratégica para o Brasil

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×