Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Luzes apagadas no Paquistão quando medidas de economia de energia saem pela culatra

ISLAMABAD (AP) – A maior parte do Paquistão ficou sem Energia na segunda-feira, quando uma medida governamental de economia de energia saiu pela culatra. A interrupção espalhou o pânico e levantou questões sobre como o governo está lidando com a crise econômica do país.

Tudo começou quando a energia foi desligada durante a noite fora do horário de pico para economizar combustível em todo o país, disseram autoridades, para que os técnicos não pudessem inicializar o sistema de uma só vez após o amanhecer. A interrupção foi uma reminiscência de uma grande queda de energia em janeiro de 2021, que foi então atribuída a uma falha técnica no sistema de geração e distribuição de energia do Paquistão.

Muitas cidades importantes, incluindo a capital Islamabad, e vilas e aldeias remotas em todo o Paquistão Ficaram Sem Energia por mais de 12 horas. Como o blecaute durou até a noite de segunda-feira, as autoridades enviaram policiais adicionais aos mercados de todo o país para garantir a segurança.

As autoridades anunciaram na segunda-feira que a energia foi restaurada em muitas cidades 15 horas após o apagão.

Anteriormente, o apagão nacional havia deixado muitos neste país de cerca de 220 milhões de pessoas sem água potável porque as bombas elétricas não funcionavam. Escolas, hospitais, fábricas e empresas ficaram sem energia em meio ao rigoroso inverno.

O ministro da Energia, Khurram Dastgir, disse à mídia local que os engenheiros estavam trabalhando para restaurar a energia em todo o país e estavam tentando assegurar à nação que a energia seria totalmente restaurada nas próximas 12 horas.

Segundo o ministro, o consumo de energia normalmente cai durante a noite no inverno – em contraste com os meses de verão, quando os paquistaneses recorrem ao ar-condicionado para se recuperar do calor.

“Como medida econômica, desligamos temporariamente nossos sistemas de geração de energia”, disse Dastgir na noite de domingo. Enquanto os engenheiros tentavam religar os sistemas, foi observada uma “onda de tensão”, que “obrigou os engenheiros a desligar a rede elétrica”, uma estação por vez.

Dastgir insistiu que a interrupção não representava uma grande crise e que a energia seria restaurada em fases. Geradores de backup ativados em muitos lugares e em empresas e instituições importantes, incluindo hospitais, instalações militares e governamentais.

No final da tarde de segunda-feira, Dastgir disse a repórteres em outra entrevista coletiva que o primeiro-ministro Shahbaz Sharif havia ordenado uma investigação sobre o blecaute.

“Esperamos que a energia seja totalmente restaurada esta noite”, disse ele.

Antes da meia-noite, a energia foi restabelecida em Karachi, a maior cidade e centro econômico do país, e em muitas outras grandes cidades, incluindo Rawalpindi, Quetta, Peshawar e Lahore, capital da província oriental de Punjab.

Em Lahore, um aviso de fechamento foi afixado nas estações de metrô Orange Line, com trabalhadores ferroviários guardando os locais e trens estacionados nos trilhos. Não se sabia quando o sistema de metrô seria restaurado.

Imran Rana, porta-voz da empresa de energia de Karachi, disse que a prioridade do governo é abastecer instalações estratégicas como hospitais e aeroportos primeiro.

O grupo de defesa do acesso à Internet NetBlocks.org disse que os dados da rede mostraram uma queda significativa no acesso à Internet no Paquistão atribuída à queda de energia. As métricas mostraram que a conectividade estava em 60% dos níveis normais, já que muitos usuários lutaram para ficar online na segunda-feira.

O Paquistão obtém pelo menos 60% de sua eletricidade a partir de combustíveis fósseis, enquanto quase 27% de sua eletricidade é gerada por energia hidrelétrica. A contribuição da energia nuclear e solar para a rede elétrica do país é de cerca de 10%.

Com as reservas cambiais diminuindo, o Paquistão está enfrentando uma das piores crises econômicas do país nos últimos anos. Isso obrigou o governo a fechar shoppings e mercados até as 20h30 para economizar energia.

Estão em andamento negociações com o Fundo Monetário Internacional para facilitar alguns termos do pacote de resgate de US$ 6 bilhões do Paquistão, que o governo acredita que provocará novos aumentos da inflação. Em agosto, o FMI liberou a última parcela importante de US$ 1,1 bilhão para Islamabad.

Desde então, as negociações entre as duas partes oscilaram devido à relutância do Paquistão em introduzir novas medidas fiscais.

___

O escritor da Associated Press, Jon Gambrell, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, contribuiu para este relatório.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Luzes apagadas no Paquistão quando medidas de economia de energia saem pela culatra

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×