Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cientistas usam tecnologia a laser para mudar a direção dos raios

Pesquisadores na Suíça conseguiram mudar o curso de um flash com lasersdemonstrando a tecnologia em um ambiente real pela primeira vez.

Aurélien Houard, físico do Institut Polytechnique de Paris em Palaiseau, e uma equipe de colegas instalaram um poderoso Laser no topo montanha de Santi no norte da Suíça e direcionou raios para a estrutura.

Suas descobertas foram publicadas na última edição da fotônica da natureza, publicada em 16 de janeiro. Esse método já foi feito em laboratórios, mas é a primeira vez que os cientistas mudam a direção dos raios em tempestades reais.

“Postes de metal são usados ​​em quase todos os lugares para proteção contra raios, mas a área que eles podem proteger é limitada a alguns metros ou dezenas de metros”, disse. Tesouro explicado.

“A esperança é Estenda esta proteção para algumas centenas de metros se tivermos energia suficiente no laser.”

Como os cientistas dobraram o raio?

Para entender como eles conseguiram esse feito notável, primeiro é importante entender o que é um raio. Os raios são essencialmente grandes descargas elétricas criadas pela eletricidade estática na atmosfera.

Um único parafuso pode abranger até três milhas e a carga elétrica que carrega é tão poderosa que pode atingir temperaturas superiores a 50.000°F.

A equipe de Houard colocou um Poderoso Laser próximo a uma torre de telecomunicações de 120 metros de altura, que é atingida por raios cerca de 100 vezes por ano. Eles esperavam mostrar que a presença do laser e a enorme carga elétrica que ele cria formariam um caminho elétrico pelo céu e atrairiam raios nessa direção.

Quando nuvens de tempestade se aproximaram do local no verão passado, os pesquisadores dispararam pulsos de laser de alta velocidade para desviar qualquer raio. Os registradores indicaram que quatro descargas foram desviadas do curso por seus esforços.

Uma vez que a tempestade aconteceu em um momento em que as condições para o fenômeno eram suficientemente claras gravado com câmeras de alta velocidade. A filmagem capturada mostra que por cerca de 160 pés O flash desviou de seu curso para seguir o caminho do laser. A partir disso concluíram que foi a presença dos lasers que mudou a direção do flash.

Atualmente, há poucas chances de uso generalizado desse tipo de tecnologia. Não só é incrivelmente caro, muito mais caro do que os pára-raios comumente usados ​​hoje, mas também é inseguro de usar em muitas situações. O poderoso laser seria um perigo para o tráfego aéreo e poderia danificar seriamente o olho do piloto.

Mas o professor Manu Haddad, diretor do Morgan-Botti Lightning Laboratory da Cardiff University, continua otimista sobre possíveis aplicações futuras. Ele disse: “Os lasers podem ser uma maneira mais confiável de direcionar a descarga do raio e isso pode ser importante para a proteção contra raios de instalações e equipamentos críticos de aterramento”.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Cientistas usam tecnologia a laser para mudar a direção dos raios

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×