Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Israel concorda em lidar com ilhas do Mar Vermelho, abrindo caminho para medidas de normalização sauditas

O governo israelense aprovou na quinta-feira os parâmetros de um Acordo em torno de duas ilhas estratégicas no Mar Vermelho que abriria caminho para a Arábia Saudita tomar medidas para Normalização das relações com Israel.

Por que isso importa: O acordo que os EUA silenciosamente fizeram meses de negociações, seria uma conquista de política externa significativa para o governo Biden no Oriente Médio.

  • O acordo também permitirá um acordo separado com a Arábia Saudita, permitindo que as companhias aéreas israelenses usem seu espaço aéreo para voos no sentido leste para a Índia e a China, bem como voos fretados diretos de Israel para a Arábia Saudita para peregrinos muçulmanos que visitam as cidades sagradas de Meca e Medina. , como Axios antes relatado.
  • Autoridades israelenses disseram que essas medidas devem ser anunciadas durante a visita do presidente Biden à Arábia Saudita no fim de semana.

Conduzindo a notícia: Autoridades israelenses disseram que Israel deu na quinta-feira luz verde aos EUA para o acordo com as ilhas do Mar Vermelho. Os parâmetros do acordo nas ilhas de Tiran e Sanafir foram aprovados pelo Gabinete do Primeiro Ministro de Israel, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa, disseram autoridades israelenses.

  • O acordo inclui a transferência de forças de observadores multilaterais atualmente baseadas em Tiran e Sanafir para novas posições na Península do Sinai, no Egito, bem como a instalação de câmeras para monitorar as atividades nas ilhas e no Estreito de Tiran, disseram autoridades.
  • Como parte do acordo, a Arábia Saudita se comprometerá com os EUA a honrar os compromissos assumidos no Acordo de Paz Israel-Egito de 1979, principalmente mantendo a liberdade de navegação no Estreito de Tiran para navios israelenses, como Axios fez anteriormente relatado.
  • Os EUA darão a Israel garantias de segurança sobre a liberdade de navegação com base nos compromissos sauditas.

O que você diz: O presidente Biden disse na quinta-feira durante uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro israelense Yair Lapid em Jerusalém que estava “otimista” sobre possíveis medidas para normalizar as relações Arábia Saudita-Israel.

  • O gabinete do primeiro-ministro israelense se recusou a comentar.

Diagrama: Axios Visuals

Acelere rápido: Apesar dos protestos públicos no Egito, os egípcios Parlamento em junho de 2017 e a Supremo Tribunal do país aprovou um acordo em março de 2018 para transferir a soberania das ilhas de volta para a Arábia Saudita.

  • Mas o acordo exigia a aprovação de Israel por causa do tratado de paz israelo-egípcio de 1979, que estipulava que Tiran e Sanafir deveriam ser uma zona desmilitarizada e ter a presença de uma força de observadores multinacionais liderados pelos EUA.
  • Israel deu seu acordo geral transferir as ilhas de volta à Arábia Saudita, aguardando um acordo entre Cairo e Riad sobre o trabalho das forças multinacionais e a liberdade de navegação no estreito.
  • Mas o acordo nunca foi concluído, em grande parte porque a Arábia Saudita queria que observadores internacionais deixassem as ilhas. Isso criou a necessidade de um novo acordo entre Israel, Arábia Saudita e Egito.
  • O governo Biden tem mediado discretamente entre Arábia Saudita, Israel e Egito há meses. No entanto, como a Arábia Saudita e Israel não têm relações diplomáticas e não podem assinar acordos bilaterais oficiais diretamente, os países envolvidos tiveram que usar soluções jurídicas e diplomáticas criativas para tentar concluir um acordo indiretamente.


This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Israel concorda em lidar com ilhas do Mar Vermelho, abrindo caminho para medidas de normalização sauditas

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×