Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Encontrados 13 casos Omicron em equipa de futebol portuguesa

As autoridades de saúde portuguesas anunciaram esta segunda-feira que identificaram 13 casos da Variante Omicron do coronavírus – que se acredita ser mais contagiosa – em membros de uma equipa profissional de futebol.

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge Disse que uma das pessoas que testou positivo do Belenenses, sediado em Lisboa, viajou recentemente para a África do Sul, onde a variante Omicron foi identificada pela primeira vez.

No entanto, os outros não viajaram para a África do Sul, sugerindo que este pode ser um dos primeiros casos de transmissão local do vírus fora da África Austral.

Aqueles que estiveram em contato com os casos positivos foram instruídos a se isolarem, independentemente de seu estado vacinal ou exposição a um possível contágio, e são testados regularmente para o vírus, disse o instituto.

À medida que os casos da nova variante de coronavírus foram confirmados em todo o mundo, o Japão anunciou na segunda-feira que suspenderia a entrada de todos os visitantes estrangeiros, juntando-se a um número crescente de países que apertam suas fronteiras à medida que o medo aumenta antes que a pandemia se espalhe ainda mais.

O Japão, que ainda não detectou nenhum caso da variante Omicron, restabeleceu os controles de fronteira que relaxou no início deste mês para viajantes de negócios de curto prazo, estudantes estrangeiros e trabalhadores.

Apesar da preocupação global, no entanto, os cientistas alertam que ainda não está claro se o Omicron é mais perigoso do que outras versões do coronavírus, que já matou mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Alguns países continuam com os planos anteriores para aliviar as restrições, com sinais de reabertura na Malásia, Cingapura e Nova Zelândia.

“Estamos tomando esta medida como precaução de emergência para evitar o pior cenário no Japão”, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida. Ele disse que a medida entrará em vigor na terça-feira.

A decisão significa que o Japão retomará os controles de fronteira para viajantes de negócios de curto prazo, estudantes estrangeiros e trabalhadores, que foram relaxados no início deste mês.

Kishida pediu que as pessoas continuem usando máscaras e outras medidas básicas de antivírus até que mais detalhes da nova variante Omicron sejam conhecidos.

A variante foi identificada dias atrás por pesquisadores na África do Sul, e ainda se desconhece muito sobre ela, inclusive se é mais contagiosa, mais propensa a causar doenças graves ou mais capaz de escapar da proteção das vacinas. Mas muitos países se apressaram a agir, refletindo o medo de qualquer coisa que pudesse prolongar a pandemia.

Israel decidiu proibir a entrada de estrangeiros no país, e o Marrocos disse que suspenderia todos os voos de entrada por duas semanas a partir de segunda-feira – uma das mais drásticas de uma série crescente de restrições de viagem impostas por nações ao redor do mundo enquanto lutam para reduzir para retardar a propagação da variante. Cientistas em vários lugares – de Hong Kong à Europa e América do Norte – confirmaram sua presença.

Na segunda-feira, a Escócia anunciou a detecção de seis casos ômícrons, elevando o total do Reino Unido para nove. O governo escocês instou as autoridades de saúde a aumentar o rastreamento de contatos em todos os casos.

“Permanecem dúvidas sobre sua gravidade, transmissibilidade e resposta a tratamentos ou vacinas, e os cientistas estão trabalhando para fornecer informações adicionais”, disse o ministro da Saúde escocês, Humza Yousaf.

A Holanda relatou 13 casos de ômícrons no domingo, e Canadá e Austrália encontraram dois cada.

Observando que a variante já foi detectada em muitos países e o fechamento de fronteiras geralmente tem efeitos limitados, a Organização Mundial da Saúde pediu que as fronteiras permaneçam abertas.

dr Enquanto isso, Francis Collins, diretor dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, enfatizou que ainda não há dados sugerindo que a nova variante cause doenças mais graves do que as variantes anteriores do coronavírus.

“Acho que é mais contagioso, dada a rapidez com que está se espalhando em vários distritos da África do Sul. Portanto, é particularmente provável que se espalhe de uma pessoa para outra. … O que não sabemos é se ela pode competir com a Delta”, disse Collins no “State of the Union” da CNN.

Collins ecoou vários especialistas que disseram que a notícia deve fazer com que todos redobrem seus esforços para aproveitar as ferramentas que o mundo já possui, incluindo vacinas, doses de reforço e medidas como o uso de máscaras.

“Eu sei, América, você está realmente cansado de ouvir essas coisas, mas não estamos cansados ​​do vírus”, disse Collins.

A autoridade de saúde holandesa confirmou que até agora 13 pessoas que entraram na África do Sul na sexta-feira testaram positivo para Omicron. Eles estavam entre as 61 pessoas que testaram positivo para o vírus depois de chegarem nos dois últimos voos para o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, antes da proibição de voos ser imposta. Eles foram imediatamente isolados, a maioria em um hotel próximo.

O ministro da Saúde do Canadá diz que os dois primeiros casos de omicron do país foram encontrados em Ontário, depois que duas pessoas que chegaram recentemente da Nigéria deram positivo.

Autoridades na Austrália disseram que dois viajantes que chegam a Sydney vindos da África foram os primeiros no país a testar positivo para a nova variante. As chegadas de nove países africanos agora são obrigadas a ficar em quarentena na chegada a um hotel. Dois estados federais relataram um total de três casos entre os viajantes que retornaram no fim de semana.

Israel decidiu proibir a entrada de estrangeiros e ordenar uma quarentena para todos os israelenses que chegam do exterior.

O Ministério das Relações Exteriores marroquino twittou no domingo que todas as viagens aéreas para o país do norte da África seriam suspensas para “preservar as conquistas de Marrocos no combate à pandemia e proteger a saúde dos cidadãos”. Marrocos tem sido líder em imunizações na África, mantendo suas fronteiras fechadas por meses em 2020 por causa da pandemia.

Os EUA planejam proibir viagens da África do Sul e de outros sete países sul-africanos a partir de segunda-feira. “Isso nos dará tempo para melhorar nossa preparação”, disse o principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, Dr. Anthony Fauci, na ABC’s This Week.

Muitos países estão introduzindo tais proibições apesar de ir contra o conselho da OMS, que alertou contra a reação exagerada antes que a variante fosse completamente investigada.

Fauci diz que levará cerca de duas semanas até que informações mais definitivas estejam disponíveis sobre a transmissibilidade, gravidade e outras características do Omicron, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

O governo sul-africano reagiu com raiva às proibições de viagens, que diz serem “uma punição pelo sequenciamento avançado do genoma da África do Sul e capacidade de detectar novas variantes mais rapidamente”.

A OMS enviou um comunicado dizendo que “apóia as nações africanas”, observando que as restrições de viagem “desempenham um papel na redução modesta da disseminação do COVID-19, mas um forte dreno de vidas e meios de subsistência”. Se houver restrições, elas devem ser baseadas na ciência e não intrusivas.

Na Europa, muitos dos quais já estão enfrentando aumentos acentuados nos casos nos últimos tempos, as autoridades estão em alerta.

O Reino Unido reforçou as regras sobre o uso de máscaras e testes de chegadas internacionais no sábado depois de encontrar dois casos de Omicron, mas o secretário de Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, disse que o governo não está nem perto de interromper o trabalho em casa ou retomar medidas mais rígidas de distanciamento social.

“Agora sabemos que esses tipos de ações têm um custo muito alto, tanto econômico quanto social, em termos de resultados de saúde não relacionados à COVID, como o impacto na saúde mental”, disse ele à Sky News.

A Espanha anunciou que não permitirá mais visitantes britânicos não vacinados a partir de quarta-feira. A Itália passou por listas de passageiros que chegaram nas últimas duas semanas. A França continua a pressionar por vacinas e reforços.

David Hui, especialista em medicina respiratória e conselheiro do governo sobre a pandemia em Hong Kong, concordou com essa estratégia.

Ele disse que as duas pessoas que testaram positivo para a variante Omicron receberam a vacina da Pfizer e apresentaram sintomas muito leves, incluindo dor de garganta.

“As vacinas devem funcionar, mas a eficácia cairia um pouco”, disse ele.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Encontrados 13 casos Omicron em equipa de futebol portuguesa

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×