Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

MediaWise do Poynter Institute anuncia expansão internacional do programa de alfabetização em mídia digital para lidar com a interrupção da informação global

ST. PETERSBURG, Flórida (13/12/2021) – Quando o Poynter Institute lançou sua iniciativa de alfabetização de mídia digital Mediawise em 2018, a organização não-partidária sem fins lucrativos estabeleceu para si mesma uma meta ambiciosa. Ensine a 1 milhão de alunos do ensino fundamental e médio como localizar melhor informações enganosas ou imprecisas na Internet. Agora, quase quatro anos depois, o MediaWise alcançou 21 milhões de pessoas de todas as idades nos Estados Unidos e continua a aumentar sua lista de programas educacionais robustos.

Com o suporte da Meta, a MediaWise anuncia uma expansão global de seu treinamento de checagem de fatos online. O projeto desenvolverá uma extensão internacional para combater a interrupção da informação em três países.

MediaWise vai adaptar seu treinamento digital prioritário altamente eficaz para desacelerar a disseminação de desinformação online e para ajudar adultos mais velhos no Brasil, Espanha e Turquia a tomar decisões informadas sobre o conteúdo em que estão participando e nas plataformas de mídia social Share.

O programa incluirá currículos personalizados e um curso de microaprendizagem de 10 dias no WhatsApp para cada país, para ensinar os adultos a identificar conspirações, fraudes, embustes e embustes na internet e nas redes sociais.

“O programa MediaWise tem um histórico comprovado de conectar americanos mais velhos a informações confiáveis ​​e ajudá-los a detectar informações incorretas online. Esperamos construir essa parceria com a Poynter para expandir o programa internacionalmente, de modo que mais pessoas ao redor do mundo tenham habilidades essenciais de alfabetização em mídia digital, para que possam tomar decisões mais informadas sobre o que ler, confiar e ler deseja compartilhar “, disse Delphine Reyre, vice-presidente de campanhas e programas de políticas globais, Meta.

Parceiros de verificação de fatos residentes e instituições de pesquisa ajudarão a localizar recursos educacionais com exemplos do mundo real de desinformação. Celebridades de fontes confiáveis ​​em cada país irão se juntar a uma lista impressionante de embaixadores do MediaWise, incluindo jornalistas renomados como Lester Holt, Joan Lunden e Christiane Amanpour, para guiar os usuários em cada lição, compartilhar experiências e encorajar o compartilhamento de informações baseadas em fatos.

Seguir-se-ão estudos de pesquisa de universidades em cada país para medir a eficácia do programa em melhorar a capacidade dos usuários de reconhecer e consumir mensagens de forma mais responsável, explicar vários tipos de desinformação, praticar técnicas de verificação de fatos e desinformação para discutir com amigos e familiares.

Os participantes irão explorar vários tópicos ao longo da duração do curso de microaprendizagem, tais como:

“A desinformação não é um problema isolado nos Estados Unidos. Na verdade, as democracias ao redor do mundo estão voltando em parte graças às falsidades virais ”, disse Alex Mahadevan, gerente do programa MediaWise. “Com o apoio da Meta, estamos empolgados em levar o que aprendemos ao fornecer alfabetização em mídia digital para famílias em toda a América.”

O projeto piloto terá início no início de 2022. Para mais informações, veja poynter.org/mediawise-international.

Brasil

No Brasil, o programa é liderado pelo Projeto Comprova, uma coalizão de 33 veículos de comunicação desenvolvida pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) para coibir a desinformação. Abraji é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a melhorar a qualidade do jornalismo e a defender a liberdade de expressão no maior país da América do Sul.

“A parceria com o MediaWise da Poynter permitirá que a Abraji alcance um público importante no ano eleitoral de 2022 para combater a desinformação e testar um novo formato de treinamento”, disse Marcelo Träsel, presidente da Abraji.

Boris Casoy e Lillian Witte Fibe, dois dos jornalistas mais confiáveis ​​do Brasil, com carreira na mídia impressa e digital, televisão e rádio, servirão como embaixadores do programa.

Espanha

Na Espanha, a MediaWise trabalhará com a Newtral para localizar o curso do WhatsApp. A Newtral, sediada em Madri, é uma startup de mídia de jornalismo, tecnologia e revisão de dados signatária da Poynter’s Rede internacional para checagem de fatos. A eficácia do programa está a ser avaliada pela Universidad de Navarra, um centro de investigação consolidado com vários projectos nacionais e transnacionais sobre as tendências da comunicação digital e os impactos sociais de temas como jornalismo digital, redes sociais, publicidade interactiva e modelos de negócio nos novos meios de comunicação.

“Para combater a desinformação, precisamos entender mais profundamente como os cidadãos se comportam quando confrontados com informações questionáveis ​​em aplicativos de mensagens”, disse Ramón Salaverría, professor titular de jornalismo da Universidad de Navarra. “Esta investigação nos permitirá saber o quanto o treinamento em alfabetização midiática pode ajudá-lo a desenvolver habilidades para detectar conteúdo falso.”

Os embaixadores espanhóis serão a jornalista e cientista política Lucía Mendez e a jornalista de rádio Ana Pastor.

“O jornalismo sempre foi uma questão de fornecer notícias verificadas, de alto contraste e confiáveis. A revolução tecnológica permitiu que a desinformação e as mentiras se infiltrassem pela porta dos fundos do jornalismo. E disfarçado de jornalismo ”, disse Lucía Mendez, editora-chefe do EL MUNDO e colunista. “Os cidadãos devem ser capazes de diferenciar e discriminar. Nós, os jornalistas, temos a responsabilidade de ajudá-los a distinguir o jornalismo verdadeiro do jornalismo mentiroso. “

Turquia

A Universidade Bilgi de Istambul supervisionará os esforços de verificação de fatos e o estudo de pesquisa na Turquia. A universidade foi fundada em 1996 com o princípio de “aprender não para a escola, mas para a vida”. Com mais de 150 programas para associados, alunos de graduação e pós-graduação, a universidade trabalha para educar as pessoas, especialmente segmentos vulneráveis ​​da população, sobre como distinguir a verdade da falsidade.

“Em um mundo em rápida mudança, é muito importante fazer parte da mudança. A educação é provavelmente a melhor, senão a única maneira comprovada de estar na página certa ”, disse o Professor Halil Nalçaoğlu, Reitor e Faculdade de Comunicação da Universidade Istanbul Bilgi.

O jornalista, moderador e autor turco İsmail Küçükkaya atuará como um embaixador do programa para aumentar a conscientização e apoiar as habilidades em mídia digital.

Saiba mais em poynter.org/mediawise-international.

Sobre o Instituto Poynter

O Poynter Institute for Media Studies é um líder mundial em educação em jornalismo e um centro de estratégia que se destaca pela excelência intransigente em jornalismo, mídia e discurso público no século 21. O corpo docente de Poynter realiza seminários e workshops no Instituto em St. Petersburg, Flórida, bem como em redações, conferências e organizações em todo o mundo. Sua divisão de e-learning, a News University, oferece o maior currículo de jornalismo online do mundo, com centenas de cursos interativos e dezenas de milhares de usuários internacionais registrados. O site do instituto oferece cobertura 24 horas sobre mídia, ética, tecnologia e notícias de negócios. Poynter abriga o Centro Craig Newmark para Ética e Liderança, o ganhador do Prêmio Pulitzer PolitiFact, a Rede Internacional de Verificação de Fatos e o MediaWise, um projeto de alfabetização em informação digital para jovens, eleitores pela primeira vez e idosos. Os principais jornalistas e inovadores de mídia do mundo confiam no Poynter para aprender e ensinar novas gerações de repórteres, contadores de histórias, inventores de mídia, designers, jornalistas visuais, documentários e locutores. Este trabalho cria consciência pública sobre o jornalismo, a mídia, a Primeira Emenda e discursos que servem à democracia e ao bem público. Saiba mais em poynter.org.

Sobre MediaWise

MediaWise é uma iniciativa de alfabetização de mídia digital não partidária e sem fins lucrativos liderada pelo Poynter Institute: sua missão é ensinar americanos de todas as idades como distinguir o fato da ficção online. O conteúdo do MediaWise foi visto mais de 57 milhões de vezes desde o início do projeto em 2018. O programa MediaWise educa as pessoas por meio de eventos de treinamento presenciais e virtuais, vídeos de instrução online, conteúdo de verificação de fatos relatado pela MediaWise Teen Fact-Checking Network e seu Programa Embaixador MediaWise – um grupo de jornalistas proeminentes e influenciadores que ajudam a avançar o MediaWise missão. Em 2020, Poynter iniciou o Projeto Eleitor MediaWise (# MVP2020) para ensinar aos eleitores iniciantes como encontrar informações confiáveis ​​online sobre a eleição presidencial dos Estados Unidos, uma nova iniciativa patrocinada pelo Facebook. O MediaWise for Seniors foi anunciado em junho de 2020 para levar dicas do MediaWise para a população com mais de 50 anos antes das eleições gerais. MediaWise for Seniors tem um programa de entrega de recursos financiado pela AARP para seus membros e um programa financiado pelo Facebook que oferece treinamento virtual e uma campanha de conscientização em mídia social para os idosos. A base do MediaWise foi criada com o apoio do Google.org como parte da Iniciativa Google News. Saiba mais em poynter.org/mediawise.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

MediaWise do Poynter Institute anuncia expansão internacional do programa de alfabetização em mídia digital para lidar com a interrupção da informação global

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×