Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

No Brasil, peregrinos católicos desafiam COVID para celebrar o santo

APARECIDA, Brasil (AP) – Dezenas de milhares de devotos enfrentaram a pandemia para fazer uma peregrinação de Aparecida à gigante Basílica de Aparecida, no interior do estado de São Paulo.

Em um ano normal, a catedral pode receber até 35.000 pessoas. Mas com a pandemia ainda matando uma média de mais de 400 brasileiros por dia, os serviços tiveram que ser reduzidos pelo segundo ano consecutivo.

“É difícil, sabe. Você tem que confiar que tudo vai dar certo ”, disse Daiane Santos Barbosa, que ainda estava sem fôlego depois de mais de 60 quilômetros. “A recompensa é chegar aqui”, acrescentou ela, voltando-se para a grande catedral atrás dela.

Barbosa, que viera do vizinho Rio de Janeiro, esperava entrar para uma das feiras do dia. Para proteger a saúde dos participantes, foram realizados diversos atendimentos, cada um atendendo a 2.500 pessoas, ante apenas 1.000 no ano passado.

A celebração de Nossa Senhora Aparecida é um dos dias mais importantes para os cristãos católicos romanos no Brasil e um feriado no Brasil. Não é por acaso que há 90 anos autoridades cariocas escolheram o dia para inaugurar a estátua do Cristo Redentor, o monumento icônico sobranceiro à cidade.

Outra peregrina do Rio de Janeiro disse que ela e muitos outros vieram orar apesar do coronavírus, após muitos meses de pandemia e agravamento da crise econômica.

“Embora a pandemia ainda esteja em curso, as pessoas estão colocando essa questão da doença de lado para experimentar um pouco de paz”, disse Joice do Carmo. “Perdemos muitas pessoas. Acabei de perder uma tia por causa disso, mas outros da minha família ainda estão aqui e esta é uma forma de agradecer. “

Quase 45% da população do Brasil está totalmente vacinada, e uma porcentagem maior de brasileiros está parcialmente vacinada do que nos Estados Unidos ou Alemanha, de acordo com o site de pesquisa online Our World in Data.

O presidente Jair Bolsonaro participou das comemorações na terça-feira em uma visita surpresa. Sua aparição fez alguns gritos e vaias enquanto o guia brasileiro caminhava no meio da multidão. Muitos culpam ele e sua administração por alguns dos 600.000 mortos que o vírus causou no Brasil desde o início da pandemia.

Bolsonaro lutou durante meses contra prefeitos e governadores que impuseram bloqueios ou outras restrições à economia, semeando dúvidas sobre a eficácia das vacinas. Ele próprio permanece não vacinado, embora goze de alguma proteção após contrair COVID-19.

Em seu serviço matinal, o arcebispo de Aparecida Orlando Brandes criticou o governo Bolsonaro, citando suas repetidas tentativas de flexibilizar as restrições às armas.

“Hoje é o Dia das Crianças. Vamos abraçar nossos pobres e nossas autoridades para que juntos possamos construir um país amado no Brasil. E para ser uma casa amada, não pode ser uma casa armada ”, disse o arcebispo.

___

A vídeo-jornalista da Associated Press, Tatiana Pollastri, fez a cobertura da história em Aparecida e a redatora Diane Jeantet da AP, do Rio de Janeiro.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

No Brasil, peregrinos católicos desafiam COVID para celebrar o santo

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×