Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A missão Juno da NASA mostra os primeiros close-ups da maior lua de Júpiter em uma geração

A missão Juno da Nasa capturou as imagens durante um voo rasante a 1.038 quilômetros da superfície de Ganimedes, o mais próximo da lua desde que a espaçonave Galileo se aproximou em maio de 2000.

“Esta é a próxima espaçonave que se aproximou desta lua gigantesca em uma geração”, disse o investigador principal da Juno, Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio, Texas.

“Vamos tomar nosso tempo antes de tirar qualquer conclusão científica, mas até então podemos nos maravilhar com este milagre celestial.”

Com um diâmetro de 5.262,4 quilômetros, esta lua gigante é maior que o planeta Mercúrio.

As fotos – capturadas por duas das três câmeras da espaçonave – mostram a superfície em detalhes incríveis, com crateras, terreno claro e escuro e longas características estruturais que, segundo a NASA, podem estar relacionadas a falhas tectônicas.

A sonda espacial tem observado Júpiter e suas luas desde julho de 2016.

A lua tem o nome de um copeiro dos deuses gregos antigos. Ganimedes não é apenas o maior satélite natural de nosso sistema solar, mas também a única lua com campo magnético. Como resultado, as luzes do norte brilham em torno dos pólos norte e sul da lua.

Ganimedes possui um núcleo de ferro que é coberto por uma camada de rocha que é coroada por uma espessa casca de gelo. É possível que haja um oceano subterrâneo e os astrônomos usaram o Telescópio Espacial Hubble em 1996 para descobrir evidências de uma fina atmosfera de oxigênio na lua. Esta atmosfera é muito tênue para suportar vida.

O lado negro de Ganimedes

Com seu filtro verde, o gerador de imagens de luz visível JunoCam da espaçonave capturou quase um lado inteiro da lua incrustado de gelo de água, disse a NASA.

A NASA disse que espera fornecer um “retrato colorido” mais tarde, quando versões da mesma imagem forem tiradas com os filtros vermelho e azul da câmera.

Além disso, a Unidade de Referência Estelar de Juno, uma câmera de navegação que mantém a espaçonave em curso, tirou uma imagem em preto e branco do lado escuro de Ganimedes (o lado oposto ao sol).

“As condições sob as quais capturamos a imagem do lado escuro de Ganimedes eram ideais para uma câmera de pouca luz como nossa Unidade de Referência Estelar”, disse Heidi Becker, diretora de monitoramento de radiação do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. “Portanto, esta é uma parte diferente da superfície do que a JunoCam vê sob a luz direta do sol.

A espaçonave enviará mais imagens de seu sobrevôo a Ganimedes nos próximos dias. A NASA disse que as imagens brutas seriam disponibilizadas em seu site.

O encontro da espaçonave movida a energia solar com a lua deve fornecer informações sobre sua composição, seu campo magnético e sua casca de gelo.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

A missão Juno da NASA mostra os primeiros close-ups da maior lua de Júpiter em uma geração

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×