Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Apoiadores de Navalny tentam abafar o discurso de Putin com protestos em massa

MOSCOU (Reuters) – O presidente Vladimir Putin fará um discurso sobre o estado da nação aos russos na quarta-feira, enquanto os partidários de seu mais feroz crítico Alexei Navalny planejam protestos em todo o país contra a deterioração de sua saúde na prisão.

Putin, que tem o cuidado de nunca pronunciar o nome de Navalny, disse que seu discurso em frente aos prédios do parlamento se concentrará em projetos para impulsionar o crescimento econômico atingido por sanções estrangeiras, preços baixos do petróleo e a pandemia do coronavírus.

Mas quando ele começar seu discurso ao meio-dia (9h GMT), os manifestantes no porto de Vladivostok, no Extremo Oriente, tomarão as ruas na primeira onda de protestos em toda a Rússia para apoiar Navalny, de 44 anos. gravemente enfraquecido por uma greve de fome de três semanas.

Ambos os lados estão preparados para o confronto. As manifestações anteriores em apoio a Navalny foram interrompidas violentamente com milhares de prisões, e as autoridades disseram que as reuniões na quarta-feira serão ilegais.

O confronto está sendo observado de perto no exterior, em um momento de profundas crises nas relações da Rússia com o Ocidente sobre o tratamento de Navalny, um grande aumento na fronteira ucraniana e uma série de outros problemas que levaram Washington a impor novas sanções a Moscou no passado semana e o Kremlin para responder na mesma moeda.

Navalny, que sobreviveu a um envenenamento por agente nervoso no ano passado que a Rússia nega ter realizado, foi condenado em fevereiro a dois anos e meio de prisão por violações da liberdade condicional em conexão com um caso de peculato que ele descreveu como de motivação política.

Em 31 de março, ele fez greve de fome porque se recusou a fornecer tratamento adequado às autoridades penitenciárias para dores agudas nas pernas e nas costas. As autoridades dizem que ele recebeu atendimento médico normal, como qualquer outro condenado.

Os apoiadores de Navalny convocaram o que seriam os maiores protestos da história moderna da Rússia. Disseram que sua vida estava por um fio e pediram que recebesse atenção médica adequada.

Na véspera dos protestos, o grupo de monitoramento OVD-Info relatou batidas policiais nos escritórios regionais de Navalny nas cidades de Krasnodar e Kurgan e prisões de ativistas individuais em cerca de uma dúzia de cidades. A equipe Navalny anunciou que protestos acontecerão em mais de 100 cidades.

O local do discurso de Putin, o salão de exposições Manezh próximo ao Kremlin, é na praça escolhida pelos aliados de Navalny para o comício em Moscou na noite de quarta-feira.

(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber; Edição de Mark Trevelyan e Grant McCool)



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Apoiadores de Navalny tentam abafar o discurso de Putin com protestos em massa

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×