Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Brasil perdeu área florestal do tamanho de dois campos de futebol por minuto no ano passado

Em 2020, outro ano devastador para um recurso considerado crítico para a mitigação das mudanças climáticas, o desmatamento destruiu mais de Dois campos de futebol por minuto na Amazônia brasileira, de acordo com dados do governo divulgados sexta-feira.

Usando seu software de rastreamento DETER, que analisa imagens de satélite para rastrear a destruição mensal, a agência espacial brasileira INPE identificou 8.426 quilômetros quadrados de floresta amazônica que foram perdidos pelo desmatamento em 2020.

AP

Este foi o segundo ano mais devastador para a parcela do Brasil na maior floresta tropical do mundo desde o início do programa em 2015.

A quantidade de floresta destruída só foi maior em 2019, quando o número era de 9.178 quilômetros quadrados.

Leia também: Grupo indígena vence processo por extração ilegal de árvores

Twitter

Outro programa de monitoramento por satélite chamado PRODES, que analisa o desmatamento mais de perto uma vez por ano, também é realizado pela agência espacial brasileira.

Ambientalistas enfatizaram que estes também foram os primeiros dois anos no cargo do presidente extremista de direita Jair Bolsonaro, que restringiu o apoio às iniciativas de conservação da natureza e pediu ao agronegócio e à mineração para desenvolver áreas protegidas na Amazônia.

“Os dois anos do governo Bolsonaro foram os piores dois anos (desmatamento) registrados no programa DETER. Isso não é por acaso. É o resultado da atual política de degradação ambiental do governo. AFP citou Marcio Astrini, do Observatório Brasileiro do Clima, uma coalizão de grupos ambientalistas.

Reuters

No Brasil, maior exportador mundial de carne bovina e soja, a devastação é causada principalmente por fazendeiros, fazendeiros e especuladores que saqueiam e queimam árvores para dar lugar a plantações e pastagens. Também alimentou incêndios florestais catastróficos.

Na região amazônica brasileira, o número de incêndios aumentou 16% no Ano Passado, para um total de mais de 103.000.

As áreas úmidas do Pantanal no sul também foram destruídas por um incêndio, um paraíso da biodiversidade que foi estimado em um quarto de sua área em chamas no ano passado.

(com entradas da AFP)



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Brasil perdeu área florestal do tamanho de dois campos de futebol por minuto no ano passado

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×