Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

3 Grandes tendências de IA para 2024, segundo a Microsoft

2023 foi um ano marcante para a Inteligência Artificial (IA) generativa, com a tecnologia a migrar dos laboratórios para o mundo real, permitindo que milhões de pessoas explorassem um “novo mundo” através de ferramentas como o ChatGPT ou o Microsoft Copilot.

A evolução contínua da IA aponta para 2024 como o ano da sua consagração, com a tecnologia a tornar-se cada vez mais acessível, diferenciada e integrada, prometendo ajudar a dar resposta a alguns dos maiores desafios da sociedade atual.

A Microsoft decidiu partilhar aquelas que, na sua opinião, são as três grandes tendências de IA para os meses que ainda faltam em 2024

As 3 tendências de IA para 2024

1 – Pequenos modelos de linguagem: democratizar a IA

Embora os grandes Modelos de linguagem (LLMs) já sejam bastante conhecidos, com o Microsoft Copilot a ser um exemplo da sua utilidade, 2024 será o ano em que os pequenos modelos de linguagem (SLMs) ganharão destaque. Estes modelos, como o Phi e o Orca, desenvolvidos pela Microsoft, oferecem um desempenho comparável ou superior aos LLMs em algumas áreas, exigindo menos recursos computacionais.

Sebastien Bubeck, líder da equipe Machine Learning Foundations na Microsoft Research, afirma: “Os SLMs podem tornar a IA mais acessível devido ao seu tamanho e facilidade de uso. Estamos constantemente a descobrir novas formas de torná-los tão poderosos quanto os grandes modelos de linguagem, o que nos entusiasma bastante.”

2 – IA multimodal: experiências mais ricas e intuitivas

Ao contrário dos LLMs, que se limitam ao processamento de texto, os modelos multimodais podem compreender diferentes formatos de dados, como texto, imagem, áudio e vídeo. Essa capacidade está a enriquecer e tornar mais precisas diversas tecnologias, desde ferramentas de pesquisa até aplicações criativas.

A IA multimodal é a base do Microsoft Designer, que gera imagens a partir de descrições textuais, e permite personalizar vozes neurais para leitores de texto e ferramentas para pessoas com deficiências na fala.

Jennifer Marsman, do Office of the Chief Technology Officer da Microsoft, Kevin Scott, afirma: “A multimodalidade tem o poder de criar experiências mais humanas que aproveitam os diversos sentidos humanos, como visão, fala e audição.”

3 – IA na ciência: impulsionar descobertas para um futuro melhor

A IA está a revolucionar a ciência, com ferramentas que aceleram descobertas para solucionar problemas globais como as alterações climáticas, crises energéticas e doenças.

Para combater as alterações climáticas, os investigadores da Microsoft estão a usar IA para criar melhores previsões meteorológicas, estimativas de carbono e ferramentas para agricultura sustentável. Um chatbot desenvolvido pela empresa processa fotos de ervas daninhas, fornecendo informações aos agricultores.

Na área da saúde, os investigadores estão a desenvolver o maior modelo de IA baseado em imagens do mundo para combater o cancro, e a usar IA avançada para encontrar novos medicamentos para doenças infeciosas e novas moléculas para medicamentos inovadores. A tecnologia analisa testes e erros científicos em semanas ou meses, o que antes levaria anos.

A IA também está a transformar a ciência dos materiais, acelerando a pesquisa por materiais para baterias menos tóxicas.

Conclusão

As três tendências de IA para 2024 – Pequenos Modelos de linguagem, IA multimodal e IA na ciência – prometem democratizar a IA, criar experiências mais ricas e intuitivas e acelerar descobertas científicas para um futuro melhor.

A Microsoft está na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento de IA, e estas tendências demonstram o compromisso da empresa em utilizar a tecnologia para resolver os maiores desafios do mundo.

Mais informações sobre o que está para vir em Understanding AI na Microsoft

Outros artigos interessantes:

  • Recolha de dados da íris pela Worldcoin suspensa em Portugal por 90 dias
  • TV OLED da Samsung premiada com o iF GOLD AWARD 2024
  • ASUS conquista 37 prémios no iF Design Awards 2024


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

3 Grandes tendências de IA para 2024, segundo a Microsoft

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×