Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cotec lança programa para proteger propriedade intelectual de PME

A Cotec Portugal, em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), anuncia o lançamento do IP Management Clinic, um programa pioneiro em Portugal e na Europa que visa apoiar PME, smallcaps e start-ups na gestão e proteção dos seus ativos intangíveis e direitos de propriedade intelectual e industrial.

Apoio a empresas em crescimento internacional

O programa, com a duração de quatro meses, oferece às Empresas participantes:

  • Sessões de mentoria individual com especialistas, que auxiliarão no desenvolvimento e alinhamento da estratégia de propriedade intelectual com a estratégia de crescimento da empresa.
  • Acesso a ferramentas e recursos práticos, como workshops, práticas, eventos públicos e internacionais, oportunidades de networking e ferramentas de apoio para a definição e implementação da estratégia de propriedade industrial.

Um programa com experiência global

O IP Management Clinic já está presente em mais de 30 países em todo o mundo desde 2021, tendo apoiado centenas de empresas. A iniciativa chega agora à Europa pela primeira vez através da parceria entre a COTEC Portugal e a OMPI.

Falta ainda fazer um longo caminho para dar a devida importância à gestão dos ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial. O balanço incorpóreo é cada vez mais objeto de atenção na valorização das empresas, pelos investidores e pela banca. A internacionalização pelo incorpóreo e pelos intangíveis será cada vez mais relevante no desempenho competitivo das empresas. Assim, é fundamental consciencializar os líderes empresariais, e também urgente preparar o tecido exportador cada vez mais internacional para uma proteção e gestão ativa dos seus principais ativos intangíveis. Estamos muito satisfeitos pelo WIPO ter reconhecido na COTEC Portugal o parceiro certo para trazer esta iniciativa pela primeira vez à na Europa. Queremos apoiar as empresas de base nacional a prepararem-se para um contexto competitivo internacional muito exigente em termos de cópia legal ou ilegal dos seus intangíveis mais valiosos e para a possibilidade de real de litigância, tenham ou não direitos de Propriedade Industrial no seu balanço, bem como para reduzir a assimetria de informação entre investidores, financiadores e as empresas

Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal

Capacitação das empresas para o mercado global

O programa visa colmatar uma lacuna existente no mercado português, proporcionando às empresas as ferramentas e o conhecimento necessário para protegerem seus ativos mais valiosos em um contexto competitivo internacional cada vez mais exigente.

Seleção de empresas e estrutura do programa

Serão selecionadas entre 15 e 20 empresas, de acordo com seu perfil, estratégia de crescimento e importância da Propriedade Industrial na sua competitividade.

O programa terá a seguinte estrutura:

  1. Exame aos principais ativos intangíveis e situação de proteção.
  2. Elaboração de um plano de gestão e proteção dos ativos intangíveis mais relevantes.
  3. Criação de uma base de conhecimento e de casos de estudo assentes na experiência e resultados obtidos pelas empresas participantes.

Alinhamento com as prioridades da COTEC Portugal

O IP Management Clinic está em linha com as principais prioridades da COTEC Portugal para 2024, que incluem:

  • Aumentar a capacitação das empresas para retirarem maior partido da inovação tecnológica em contextos de crescimento internacional.
  • Valorizar e proteger o balanço intangível.
  • Reforçar o papel do território na competitividade empresarial.

Candidaturas e mais informações

As candidaturas para o IP Management Clinic estão abertas a partir de hoje. As empresas interessadas em participar podem encontrar mais informações e o formulário de candidatura no site da COTEC Portugal.

Sobre a COTEC Portugal
A COTEC Portugal, fundada em 1986, é uma associação empresarial sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para o crescimento e aumento de competitividade do ecossistema de empresas localizadas em Portugal.
Sobre a OMPI
A OMPI é uma organização intergovernamental fundada em 1967 que promove a proteção da propriedade intelectual em todo o mundo.

Outros artigos interessantes:

  • InnoTech quer contratar 100 colaboradores até final de 2024
  • Brasil sobe para 4º lugar no ranking de visitas ao ChatGPT em 2024


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Cotec lança programa para proteger propriedade intelectual de PME

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×