Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Google anuncia medidas para combater a desinformação nas eleições europeias

A Google anunciou, na cimeira “Fighting Misinformation Online” em Bruxelas, medidas para combater a desinformação e apoiar a literacia mediática nas eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam em junho de 2024.

Novas iniciativas:

  • Elections24Check: coligação de mais de 40 organizações de notícias e de verificação de factos para verificar informações sobre as eleições, com base de dados de desinformação e acesso a novas funcionalidades no Fact Check Explorer.
  • Recursos da AFP para jornalistas: série de vídeos e curso online sobre como combater a desinformação, com o apoio da Google News Initiative.
  • Capacitação de jovens eleitores: donativo de US$ 1 milhão do Google.org ao ThinkYoung para financiar hackathons liderados por jovens em toda a Europa.
  • Google Trends Elections Hub: plataforma com gráficos em tempo real sobre partidos, candidatos e tópicos políticos, com base nos dados do Google Trends.
  • Newsletter Google Trends Elections: análises das tendências de pesquisa em toda a UE, com foco nos principais países.

Combater a desinformação: do debunking ao prebunking

A Google reconhece a importância do trabalho dos verificadores de factos e anuncia uma contribuição de 1,5 milhões de euros para a Rede Europeia de Normas de Verificação de Fatos (EFCSN) para o lançamento do Elections24Check. Esta coligação irá trabalhar em conjunto para verificar informações sobre as eleições e criar uma base de dados abrangente de desinformação.

A Google também está a investir em campanhas de “prebunking” para ensinar o público a identificar técnicas comuns de manipulação e reconhecer a desinformação online. Uma campanha com pequenos anúncios em vídeo será lançada na primavera em cinco países europeus, com tradução para todas as línguas da UE, árabe, russo e turco.

Capacitar jovens eleitores e fornecer insights

Com a redução da idade mínima para votar em alguns países europeus, a Google.org está a doar US$ 1 milhão ao ThinkYoung para financiar hackathons liderados por jovens e desenvolver soluções para combater a desinformação.

O Google Trends Elections Hub e a newsletter Google Trends Elections fornecerão informações sobre as questões e os tópicos que mais interessam aos eleitores, com base nos dados do Google Trends.

Compromisso com a informação fiável

A Google está empenhada em reduzir a ameaça da desinformação e promover informação fiável nas eleições europeias e no futuro. A empresa espera colaborar com governos, indústria e sociedade civil para atingir este objetivo.

Para mais informações leia o Blogpost publicado no blog da Google Portugal e assinado por Annette Kroeber-Riel Vice President, Government Affairs and Public Policy for Europe

Outros artigos interessantes:

  • Máquina de café De’Longhi Magnifica S: Espresso perfeito a um preço de sonho!
  • Smart TV Philips Ambilight 4K de 50″ polegadas a metade do preço!
  • Bose Earbuds Ultra Open chegam a Portugal


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Google anuncia medidas para combater a desinformação nas eleições europeias

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×