Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

iMessage no Android? Departamento de Justiça trava Apple

A Apple voltou a mostrar a sua faceta mais competitiva ao bloquear o funcionamento da aplicação Beeper nos dispositivos iPhone. A app da Beeper chegou mesmo a permitir, por um período limitado, a utilização do famoso iMessage por utilizadores Android. A história desta batalha entre os dois gigantes tecnológicos foi recordada recentemente pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, numa queixa contra a Apple.

A luta entre as duas poderosas empresas vem destacar as diferentes abordagens de cada uma no que diz respeito à experiência de utilização dos seus diferentes serviços e funcionalidades. A queixa do Departamento de Justiça visa defender os interesses dos consumidores.

Beeper prometia unir iPhone e Android

A Beeper, fundada por Eric Migicovsky, o “pai” do smartwatch Pebble, conseguiu uma façanha notável: através de engenharia reversa, “desvendou” o protocolo de comunicação da app de mensagens da Apple, permitindo aos donos de smartphones Android usufruírem do iMessage nos seus dispositivos. Mais ainda, com recurso à encriptação end-to-end, as mensagens eram trocadas entre os utilizadores de forma segura.

A app da Beeper disponibilizava todas as funcionalidades nativas do iMessage, como a possibilidade de participar em conversas de grupo, enviar reações às mensagens, e muitas mais. A Apple não tardou a responder e, rapidamente, entrou numa espécie de “jogo do gato e do rato” com a Beeper, bloqueando a cada passo as alterações técnicas que a equipa da Beeper introduzia para manter a app funcional.

Departamento de Justiça critica comportamento da Apple

A queixa do Departamento de Justiça norte-americano classifica este tipo de ação da Apple como uma atitude anticoncorrencial. Ao bloquear o funcionamento da Beeper no seu ecossistema, a Apple protege o monopólio que detém sobre as apps de mensagens compatíveis com iOS, o que prejudica os consumidores. A queixa argumenta ainda que a Apple degrada a qualidade do serviço e compromete a privacidade dos seus utilizadores para se proteger de possíveis alternativas ao iMessage.

Para além deste episódio com a Beeper, o Departamento de Justiça recorda na sua queixa que a Apple já limitou as possibilidades de utilização de outros smartwatches para além do seu Apple Watch. A quebra de compatibilidades torna mais complexo usufruir de funcionalidades importantes para muitos utilizadores, tais como responder a notificações através do seu smartwatch.

A ação do Departamento de Justiça é apenas o início deste conflito, que promete ainda muitos episódios nos próximos tempos. Até onde irá a Apple para manter intacto o seu domínio do mercado de dispositivos móveis?

Outros artigos interessantes:

  • Google anuncia medidas para combater a desinformação nas eleições europeias
  • Cadeiras e Mesas RGB:Trust eleva a experiência de gaming
  • Lenovo lança a sua nova geração de portáteis empresariais


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

iMessage no Android? Departamento de Justiça trava Apple

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×